Origem do Nome “brasil”

Ilha do Brasil.

A Ilha do Brasil, ou mais comummente a Ilha do Brazil, é uma das ilhas míticas do Oceano Atlântico ligadas à tradição brendaniana das terras afortunadas sitas a oeste do continente europeu. A cartografia medieval europeia inclui com grande constância a Ilha do Brazil, a par da Antília, da Ilha de São Brandão, das Sete Cidades e das Ilhas Afortunadas, entre as ilhas que existiriam no mar oceano. A posição e as dimensões da ilha variam de carta para carta, mas a partir de meados do século XIV a ilha começa consistentemente a ser colocada no Atlântico Norte centro-ocidental.

A presença desta ilha mítica na cartografia fixa o topónimo em data muito anterior a 1500, a data da descoberta “oficial” das Terras de Santa Cruz, o atual Brasil, e invalida de todo a teoria de que o nome estaria ligado ao vermelho do pau-brasil. Na realidade, àquela data, o Brasil como lugar mítico já estava presente no vocabulário dos povos do ocidente europeu há muitos séculos.

A procura da Ilha do Brazil foi uma constante nas navegações renascentistas do Atlântico. Desde o oeste da Irlanda, seu lugar inicial, a posição da suposta ilha migrou para oeste, primeiro para os Açores, onde a atual Ilha Terceira aparece por vezes com esta designação e onde, muito antes de 1500, já a península fronteira à cidade de Angra ostentava o nome de Monte Brasil, que ainda hoje mantém. Dos Açores deslocou-se para sudoeste, primeiro para as Caraíbas, para depois se fixar no litoral do actual Brasil.

Origem do Vocábulo Brasil.

Quanto à origem, o vocábulo Brasil parece ter resultado do nome dado na Irlanda ao cinábrio, o nome comercial do sulfureto de mercúrio, um mineral de cor vermelho brilhante utilizado desde a antiguidade como base para corantes e para o vermelhão usado em pintura corporal. O vocábulo português cinábrio tem origem no grego kínnabar, latinizado como cinnabar. A palavra gaélica irlandesa equivalente é breazáil, ou simplesmente brazil, que depois aparece em castelhano como barcino ou bracino e em português como varzino ou brazino como designação dada à cor dos bovinos avermelhados. Todos estes vocábulos têm o significado geral de vermelho e confirmam a ocorrência das grafias celta e ítalo-celta. Contudo é no gaélico irlandês, onde permaneceu mais vivo o substrato céltico, que se documenta melhor a ocorrência do barcino, brakino e breazil. A palavra sobreviveu até ao século XVIII, como o documenta o título de O’Brasil dado a um poema do poeta irlandês Moore, sendo a palavra também referida pelo folclorista O’Flaherty.

A ligação entre o cinábrio e uma ilha mítica sita para além do horizonte irlandês parece resultar dos contactos comerciais estabelecidos entre fenícios, gregos e celtas a partir do séc. VI a.C., através dos quais os celtas importavam brazil, ou seja o vermelhão de cinábrio, provavelmente de origem ibérica, através de mercadores que vinham por mar desde terras distantes. Por essa época, o celtismo brakino e o ítalo-celta verzino suplantaram respectivamente o grego kínnabar e o germânico zinnober, todos com sentido afim, como nome daquele mineral.

A origem da palavra gaélica O’Brazil é o celta Hy Breasil, que significa descendentes do vermelho, ou os do vermelho, onde o s é igual ao z (de onde Hy Breazil), do celta breasil, breazil para vermelho. Ressalte-se que o s do celta breasil só foi transliterado pelo s latino por manifesto erro de interpretação gráfica.

Neste contexto o vocábulo O’Brazil, os do vermelho, passou a constituir uma referência aos gregos e fenícios, os quais ao deixarem de comerciar o cinábrio com os celtas como que desapareceram nas brumas do Atlântico, tornando-se um povo mítico e afortunado, que nunca voltou à Irlanda, porque vivia feliz na misteriosa e paradisíaca ilha do Brazil. Esta ilha do Brazil foi depois incorporada no contexto mais vasto das ilhas míticas, ligando-se à grande tradição atlântica das ilhas de São Brandão.

fonte: Wikipédia

About these ads

7 comments so far

  1. matheuss on

    ou pq o brasil se chama republica federativa do brasil

  2. alvaro dos santos dormundo on

    oi eu gostei muito desa notisia mais manda um beijo para quem escreveu

  3. by: virginia on

    amei tudo!! e iso e legal pra karamba…adorei!!!….

  4. Ludimila Alves Magalhães on

    Eu gostaria de saber por que nosso país foi denomina ”Brasil”

  5. Nátila on

    gostaria de saber o significado do meu nome pois nun encontro em lugar algum

  6. nelson cerqueira on

    \

    quanto a razao porque o país se chama brasil, sugiro consultar a primeira fonte historica formal, i.e., o livro de Frei Vicente Salvador escrito entre 1624-1630 que possui um subcapitulo, só sobre o nome Brasil.
    em breves linhas, ele diz: (fl.4v.)O dia,que o capitao-mor Pedro Alvarez cabral levantou a Cruz …. pós o nome à terra, que havia descoberto, de sancta Cruz e por esse nome foi conhecida muitos anos.
    Porem como o Demonio com i sinal da Cruz perdeu todo o Dominio que tinha sobre os homens,receando perder tambem o muito que tinha em os desta terra, trabalhou para quue se esquecesse este primeiro nome e lhe ficasse o de BRASIL por causa de um pau assim chamado, de cor abrazada, e vermelha, com que tingem os panos, do qual há muitos nesta terra….

    Assim fica a razão do nome Brasil, apontada por Frei Vicente Salvador, primeiro historiador e autoridade sobre nossa historia.

  7. isabella on

    Amei tirei 10 na prova com esse texto


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 219 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: