A Origem do Nome “FAVELA”

O carnaval carioca tinha, na Praça Onze, a sua melhor vibração popular. Os freqüentadores da Praça Onze eram, sem dúvida, além de outros, os que desciam dos barracos do Morro da Providência, chamado “FAVELA”, nessa sua crista superpovoada, por influência da campanha de Canudos.

Ao regressarem das expedições contra Antônio Conselheiro, no fim do século 19, receberam os soldados do Coronel Moreira Cesar e do General Artur Oscar, alguns recursos para instalar-se em casa própria no Rio.

Foi ali, nas abas da Providência, que eles o fizeram, e logo disseram que ela era a sua “favela” carioca, numa alusão ao morro do sertão baiano de onde a artilharia legalista bombardeava o reduto daqueles jagunços místicos.

E o nome, popularizando-se, ficou sendo também dos nossos demais conglomerados humanos semelhantes para, afinal, figurar depois no dicionário como um novo brasileirismo, bem típico dos tempos modernos, nas nossas atravancadas metrópoles.

 

About these ads

2 comments so far

  1. Paulo César Trevisol Bittencourt on

    Apreciei saber a origem da palavra favela. Genuinamente brasileira, ela tem sido popularizada no idioma inglês com o mesmo significado nacional. Aliás, importamos um vasto besteirol daquela língua e nos vingamos exportando a belíssima favela. Porém, o que realmente gostaria de dizer é que a expressão contida no texto…. “daqueles jagunços místicos”, poderia ser modificada. Ela está impregnada de preconceito e não me parece apropriada para definir os brasileiros que foram aniquilados naquele local. Desculpe-me, mas este é o meu sentimento. Abraço cordial e cumprimentos pelo conteúdo. Paulo.

  2. Nicolau Júnior on

    Ótimo tópico, estava precisando desta definição para falar na aula de GEOGRAFIA DA escola CEFET-RN. VLWS


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 211 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: