Funções da Linguagem

Funções da Linguagem

O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo, ou demonstrar seus sentimentos, ou convencer alguém a fazer algo, entre outros; conseqüentemente, a linguagem passa a ter uma função, que são as seguintes:

  • Função Referencial
  • Função Conativa
  • Função Emotiva
  • Função Metalingüística
  • Função Fática
  • Função Poética

Obs.: Em um mesmo contexto, duas ou mais funções podem ocorrer simultaneamente: uma poesia em que o autor discorra sobre o que ele sente ao escrever poesias tem as linguagens poética, emotiva e metalingüística ao mesmo tempo.

Função Referencial

Quando o objetivo do emissor é informar, ocorre a função referencial, também chamada de denotativa ou de informativa. São exemplos de função denotativa a linguagem jornalística e a científica.

Ex.: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, duas laranjas, dois limões, uma maçã verde, uma maçã vermelha e uma pêra.

O texto acima tem por objetivo informar o que contém a cesta, portanto sua função é referencial.

Função Conativa

Ocorre a função conativa, ou apelativa, quando o emissor tenta convencer o receptor a praticar determinada ação. É comum o uso do verbo no Imperativo, como “Compre aqui e concorra a este lindo carro”.

“Compre aqui…” é a tentativa do emissor de convencer o receptor a praticar a ação de comprar ali.

Função Emotiva

Quando o emissor demonstra seus sentimentos ou emite suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa, acontece a função emotiva, também chamada de expressiva.

Ex.: Nós o amamos muito, Romário!!

Função Metalingüística

É a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra.

Ex.: Escrevo porque gosto de escrever. Ao passar as idéias para o papel, sinto-me realizada…

Função Fática

A função fática ocorre, quando o emissor testa o canal de comunicação, a fim de observar se o receptor o entendeu. São perguntas como “não é mesmo?”, “você está entendendo?”, “cê tá ligado?”, “ouviram?”, ou frases como “alô!”, “oi”.

Ex.: Alô Houston! A missão foi cumprida, ok? Devo voltar à nave? Alguém me ouve? Alô!!

Função Poética

É a linguagem das obras literárias, principalmente das poesias, em que as palavras são escolhidas e dispostas de maneira que se tornem singulares.

Ex.:  CLÍMAX

No peito a mata

aperta o pranto

do olhar do louco

pra meia-lua.

O clímax da noite,

escorrendo orvalho como estrelas,

refletindo nas águas

da cachoeira gelada.

Cabeça caída, cabelos escorridos,

pêlos eriçados pela emoção nativista.

Segurem as florestas, mãos fortes,

decididas!

Ficar o vazio é não ter a noite

é não ter o clímax.

O clímax da vida!

40 comments so far

  1. Jorge Wagner on

    preciso voltar aqui com mais calma.
    adoro esse assunto e precisava mesmo ler um pouco sobre isso!

    até mais tarde.
    abs

  2. valew,,,,esse site e dez…. me ajudou muito,,,,,valew,,,

  3. acho que devia ser um pouco mais especificado mas valew,,,,,

  4. Kássia Nunes on

    Obrigado!!! Foi o site que consegui exemplos de funções da linguagem com mais clareza que esta no nosso cotidiano.

    Valeu!!!

  5. Giovanna on

    Valeu! Este site ajudou-me muito!

  6. Lícya on

    Nossa, amei! este assunto está perfeito, já procurei em vários sites e nada, mas quando entrei aqui e fui lendo observei que era um assunto totalmente qualificado…
    Obrigada, mesmo!!!

  7. Rose Ferreira on

    Acertou na mosca.
    Explicação no ponto.
    Nem mais, nem menos.
    Abraços,

  8. Thaíse on

    D+…. eu tava a um tempão procurando algo do tipo e quando me deparei com esse foi perfeito, para q eu copreende-se melhor o assunto…..tava dificil achar um ex. das funções da linguagem…. valeuuuuuuuuuuuuuu

  9. jacilde on

    Amei! sou professora e preparei minha aula bem mais rápida e prática! Os exemplos sao claros, bem menos complexo do que em certas gramáticas!

  10. plycia on

    parabéns, o site contem todas as informações que eu estava procurando feito uma desesperada e não conseguia encontrar em nunhum outro site. obrigada!! gostaria so de mais algumas informações sobre os elementos da comunicação. por favor, é urgente. um abraço!!

  11. tj on

    este site é o melhor que tem encontrei tudo que queria sobre funções de linguagem.

  12. daniela on

    nossa!! adorei o site…..
    e muito bom e me ajudou bastante.

  13. nina on

    maravilhoso esse site!!!

    me ajudou 100%

    i tirou tds as minhas duvudas!

    valeu!

  14. john on

    muito bom…
    mais eu achei o conteudo muito pequeno deverian colocar explos e teorias da funçao poetica

  15. Juliana de Souza Lima on

    quero maior quantidade de exemplos de funções emotivas.

  16. Jackson Willian on

    poW..
    muito obrigado pelas informações..
    esse site m ajudou pra k..
    consegui fazer meu trabalho e aprender muito atravez dele..

    grande abraçO..

  17. evelyn on

    valeu
    adorei o site
    me ajudou muito

    bjO

  18. Lucas on

    valew ai o site ajudou msm!!

    continuem assim

  19. debora on

    nossa me ajudo muito

  20. gean on

    nAUM eNTENDI nADA fIQUEI mAIS cONFUSO aINDA
    mELHOR cOLOCAR oUTROS Exemplos

  21. joão on

    valeu, brow!

    aki pelo menos achei com exemplos (Y)

  22. anderson on

    PELOMENOS AXEI COM EXEMPLOS.
    MASSA.

  23. diana on

    tenho uma duvida.
    quando um bom dia é dado,porém não correspondido,configura-se com função fática???

  24. kracruel on

    muito legal!!!aprovado!!!

  25. Graziela on

    Muito bom esse site, encontrei tudo o q precisava…

  26. herbert on

    nooosaa muitooo bom essse site!!!
    encontrei tudo ki eu queria!!!
    so não entendi muito foi metalinguistica
    mas vo pedir ajuda ao meu professor!!!
    muito obrigado por esse site,me ajudou
    bastante!!!vlws.

  27. rosangela on

    A matéria me foi de muita ajuda, valeu bjos

  28. Roberto on

    Muito bom entendi td um texto bem claro…

    valeu

  29. Alyssa Lopes on

    muito bacana…naum entendi nada mais pelo menos tirei 10 no trabalho…rsrsrsrrs add meu msn; alyssa_paiva@hotmail.com bjs…..

  30. Alessandro on

    Muito bom essa explicação sobre as funções da linguagem.

  31. Zé preguiça on

    Muito obrigado, salvou meu trabalho de português! Te amo :p!

  32. joyce fernanda on

    amei este exemplos de linguagem é muito bom :D

  33. linny on

    nosssa , maravilhosoo , beem explicado ‘
    vai me ajudar muito na prova de amanhã
    parebens ‘
    ;**

  34. Marcel Lima on

    muito obrigado esse site me ajudou muito tirei todas minhas duvidas. está tudo bem explicado e com exemplos.

    vlw de coração!

  35. Guilherme on

    Gente, muito obrigado.
    Vocês me ajudaram a fazer um trabalho de Português e agradesso à vocês.
    Obrigado. Guilherme Barbosa de Sousa

  36. jaqueline on

    muito bom me ajudou muito pena que não é possível imprimir!!!!!!!!!:)

  37. Hellenzinháá on

    Adorei as informações,
    Vão me ajudar bastante em minha prova de amanhã,
    obrigada pelos exemplos,
    páginas como essa deveriam aparecer frequentemente na web.
    Obrigada!!Hellen :)

  38. italo on

    poxa,beleza encontrei o q queria
    obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  39. marco tulio on

    muito bom mais deveria ter mais exemplos

  40. Caíque on

    Eu estava louco procurando o assunto até que o encontrei ai e tirei muitas dúvidas.

    Só que eu concordo com o meu amigo marco ácima pq deveria ter mais exemplos!!!

    Mas VvvaaalllleeeUUuu!!!!!!!


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 190 outros seguidores

