Pequeno Dicionário de Gírias II

 

M

Mano – Diminutivo de “irmano” que do espanhol significa irmão, o que denota uma fraternidade entre amigos, uma irmandade.

Mina – Garota; diminutivo de menina, usado entre os manos.

Marombeiro – Cara que maromba, que faz musculação e outros exercícios físicos; ser típico de praia.

Meigo – Que faz algo meigo ou efeminado; ingênuo, inocente.

Mermão – Junção de “meu irmão”; ver mano.

Meu – Ver cara.

Molhar a mão – Pagar alguém por algo ilícito; subornar.

Molhar o biscoito – Transar, fazer sexo; ver afogar o ganso.

Morô? - Entendeu?; está claro?

N

Na moral – Na boa, sem problemas; denota cumplicidade; usado em saídas estratégicas.

Nerd – Idiota, bitolado, babaca, besta.

P

Paraíba – termo carioca igual ao baiano paulista; ver baiano.

Passar lotado - Passar muito rápido, correndo, com pressa.

Patty – Diminutivo de Patrícia; garota que anda na moda, rica; armada de celular ou no mínimo um pager. Termo próximo utizado pelas mesmas: garotas fashion.

Pau – Pênis; Meter o pau: Bater em alguém, depreciar a imagem de alguém; Cair no pau: entrar em briga.

Piranha – Termo feminino para garota de programa; Ver galinha.

Pistoleira – Mulher interesseira, que casa por dinheiro; Usurpadora, mulher baixa.

Possuído – possesso; dominado pela raiva, pelo ódio; pessoa que age de maneira estranha, age pela raiva.

Português – Pessoa que age de maneira redundante; pessoa que faz as coisas da maneira mais difícil; pessoa que não entende as coisas, lesa.

Q

Quadrado – Ver careta.

Qualé – Diminutivo de “Qual é”, usado em questões. Exemplo: “Qualé a sua?” significado “O que você quer/ está querendo?”

Quebrar – Ficar sem dinheiro; estar duro, liso; Quebrar as pernas: ser muito difícil ou ruim. Ex: “Essa prova quebrou minhas pernas!”; ver também queimar.

Queimar – Revide de provocações com sucesso do queimador. Ex: “Vixe, o fulano levou uma queimada!”

Queimar a rosca - transar, fazer sexo; ver molhar o biscoito, afogar o ganso.

R

Rapá – Diminutivo de rapaz; ver cara.

Rato – Pessoa astuta, que conhece os macetes das cosas, pessoa maliciosa; rato de biblioteca: aquele que vive lendo; Rato de praia: aquele que vive na praia.

Redondo – Pesoa gorda; moeda.

Rolê - Passeio, volta; Dar rolê de vassoura: Ir passiar e não encher o saco.

S

Sacô? – Ver Morô?.

Secar – Olhar fixamente, a exalstão com a idéia de termino rápido ou de querer; Secar alguém: fletar com alguém, olhar fixamente para alguém. Exemplos: “Ela tá ti secando faz tempo cara!” sig. “Ela está de olho em você faz tempo amigo!”; “Pára de secar o meu sanduiche?” sig. “Pare de olhar fixamente como que querendo meu sanduiche?”.

Sinistro – Sem explicação, que aconteceu e ninguém sabe como; pessoa obscura, não conhecida. Exemplo: “Esse cara é sinistro”; “Ih, não gostei disso, ele desapareceu e nem deu notícias, sinistro!”; muito legal. Ex: “Meu, que sinistra essa roupa!”

T

Tá ligado – Sabe, está sabendo, entende, está entendendo.

Tenebroso – Ver sinistro.

Tirar água do joelho – Mijar, urinar.

Trabuco – arma; mulher feia, baranga.

Traçar – Transar, fazer sexo; Ver afogar ganso, molhar biscoito.

Trampo – Trabalho.

Troço – Negócio, bagulho, coisa idefinida.

Tutu – Dinheiro; Ver arame.

U

Urubu – Cara que fica em cima das “minas”; cera que pegas os restos, ou no caso as ex-garotas regeitadas dos amigos mais bem dotados; cara feio.

V

Verdinha – Dólar, dinheiro; ver tutu.

Viajar – Estar no mundo da lua, alienado das coisas, não estar presente mentalmente.Viajar na maionese: o mesmo que boiar.

Virar Casaca – trocar de lado, trocar de sexo, trocar de time etc.

X

Xonado – Apaixonado.

29 comments so far

  1. jordana on

    Otimo suas girias,sinistra.

  2. socorro alves on

    qual a giria da frase:irritar causar estresse? com 9 letras?
    turma? com 5 letras?
    acontecer ? com 5 letras?

  3. lohana on

    suas gírias me ajudou muito a fazer um trabalho de portugues!!
    valeu!!!!

  4. afonso souza on

    achei maravilhoso esta pagina vcs são 10

  5. thalita on

    Suas girias me ajudaram muito num trabalho de português!

  6. Bruna on

    OI gostei do seu site, mas acho que poderia ser melhor, deveriam pesquisar mais girias, mas esta legal, organizado…

    Gostaria de 2 favores:

    *Acharem para mim o significado da palavra: Piriguete( acho que se escreve assim)

    * Por favor me de uma resposta

    *****************************************

    Obrigada.

  7. Bruna on

    oi sou eu de novo a que queria o significado da palavra: piriguete

    meu e-mail é : brunynhagirlmisscat@hotmail.com

    Me de uma resposta obrigada

  8. Nadia on

    obrigado!!!

  9. Nadia on

    tank’s

  10. bruna on

    queria saber o significado da palavra:oi

  11. henrique on

    kra as suas girias me ajudaram a fazer um trabalho de portugues vlw mano

  12. cachorro loko on

    massa essa pagina
    mas as girias, girias nao dialetos, variam de acordo com as regioes.
    mas mermo assim ficou loko.
    um abraço

  13. nick on

    nUss…suas girias me ajudaram bastante fazer um trabalhoO de português!
    vlw..

  14. valeria on

    É são boas suas girias só q eu estava querendo de todos os estados.
    obrigada.

  15. tancredo on

    Aonde eu posso encontrar a origem de frases como “Dar com os burros na agua” ” cair do cavalo” meo mail tancredo35@gmail.com

  16. sa on

    piriguete significa, em base mulher galinha,
    vem da musica piriguete, é como uma menina que como é dito na musica ‘usa blusinha curtinha, sainha, tem piercing, sai com todos os homens, se oferece’ uma menina meio interesseira também, que fica com os homens que tem dinheiro, que tem carro.. mais ou menos isso
    entendeu? :D

  17. resposta para bruna on

    OI VC BRUNA Q POSTOU ISO:
    ===========
    Bruna on 28 Outubro, 2007
    OI gostei do seu site, mas acho que poderia ser melhor, deveriam pesquisar mais girias, mas esta legal, organizado…

    Gostaria de 2 favores:

    *Acharem para mim o significado da palavra: Piriguete( acho que se escreve assim)

    * Por favor me de uma resposta

    *****************************************

    Obrigada.

    Bruna on 28 Outubro, 2007
    oi sou eu de novo a que queria o significado da palavra: piriguete

    meu e-mail é : brunynhagirlmisscat@hotmail.com

    Me de uma resposta obrigada

    ===========
    VISITE AKI::

    http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?

    palavra=piriguete
    MAIS SIGNIFICADOS QISO IMPOSSIVEL
    RSRS :)

  18. edilene on

    obrigadão sua ajuda me valeu muito pra trabalho escolar vcs estão parabens…

  19. edilene on

    oi valeu mesmome serviu muitoajudou pra caramba!!!!

  20. Felipe on

    Gostei muito das suas girias elas me ajudaram muito no trabalho de portugues muito obrigado mesmo

    GOOD BYE MY FRIEND!!!!!!!!!!!!!

    TANK YOU!!!!!!!!!!!!!!

  21. matheus on

    essas gírias me ajudaram a fazer o trabalho de português, valeu!!!

  22. Marcella on

    Noossa essas girias me ajudaram a fazer um trabalhO dee utima hora!! valeu.

  23. estefani on

    valeu suas girias me ajudaram muito em um trabalho!!!

  24. Daniela on

    me ajudou bastante a fazer o trabalho de português :D

    vlw ;*

  25. alexandra on

    que isso esse site e muito legal
    mas msm assim preciso saber o significado da palavra
    nerds
    espero a resposta

  26. Gabriel on

    Nossa Brigadão eu adorei e tb como a maioria fiz trabalho de Portugues !!!

    Vlw =D +____________+

  27. CAMILA CRSITINA RIBEIRO on

    ADOREI O SITE,SO QUE VCS PODERIAM POR MAIS GIRIAS

  28. laiza on

    adorei as gíria,foi através delas q consegui fazer meu trabalho escolar…brigadão.

  29. mayara on

    adorei foi de mais me ajudou bastante com uma atividade de portugues obrigada valeu


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 223 outros seguidores

