Verbos Abundantes

Verbos abundantes são aqueles que possuem duas ou mais formas equivalentes.
É comum os livros didáticos apresentarem verbos abundantes somente de particípio. A abundância de fato acontece mais nesta forma nominal, mas também ocorre em outras formas.
Há um verbo com dois infinitivos: fremer e fremir (estremecer, tremer, agitar-se).
“Apiedar” tem duas formas para o presente e imperativo: apiedo/apiado.
Construir e destruir estão nas mesmas condições: construis ou constróis, construi ou constrói, construem ou constroem; destruis ou destróis, destrui ou destrói, destruem ou destroem. Já os verbos “instruir” e “obstruir” não possuem formas abundantes.
O verbo “comprazer” tem duas formas para todo o pretérito perfeito do indicativo: comprazi, comprazeste, comprazeu, comprazemos, comprazestes, comprazeram; ou comprouve, comprouveste, comprouve, comprouvemos, comprouvestes, comprouveram. Esta abundância é transportada também para os tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo, como: pretérito mais-que-perfeito do indicativo, futuro do subjuntivo, pretérito imperfeito do subjuntivo.
Há também as formas abundantes: vamos/imos, entope(s)/entupe(s), faze/faz, dize/diz, traze/traz, refolgo/refólego. Algumas já são de uso arcaico.

Infinitivo Particípio regular / Particípio irregular
PRIMEIRA CONJUGAÇÃO
aceitar: aceitado / aceito/aceite
entregar: entregado / entregue
enxugar: enxugado / enxuto
expressar: expressado / expresso
expulsar: expulsado / expulso
fartar: fartado / farto
findar: findado / findo
isentar: isentado / isento
matar: matado / morto
salvar: salvado / salvo
soltar: soltado / solto
vagar: vagado / vago

SEGUNDA CONJUGAÇÃO
acender: acendido / aceso
benzer: benzido / bento
eleger: elegido / eleito
envolver: envolvido / envolto
incorrer: incorrido / incurso
morrer: morrido / morto
nascer: nascido / nato
prender: prendido / preso
romper: rompido / roto
suspender: suspendido / suspenso

TERCEIRA CONJUGAÇÃO
emergir: emergido / emerso
erigir: erigido / ereto
exprimir: exprimido / expresso
extinguir: extinguido / extinto
frigir: frigido / frito
imergir: imergido / imerso
imprimir: imprimido / impresso
incluir: incluído / incluso
inserir: inserido / inserto
omitir: omitido / omisso
submergir: submergido / submerso
tingir: tingido / tinto

Observações:
1) Os particípios regulares empregam-se na voz ativa, ou seja, acompanhados dos verbos auxiliares “ter” ou “haver”.

2) Os particípios irregulares empremgam-se na voz passiva, ou seja, acompanhados dos verbos auxiliares “ser” ou “estar”.

3) Somente as formas irregulares podem ser usadas como adjetivo, por isso elas combinam com ser, estar, ficar, andar, ir e vir.

4) A forma “morto” é particípio irregular de “matar” e “morrer”.

5) A forma “roto” é mais empregada atualmente como adjetivo.

6) O verbo “imprimir” possui duplo particípio somente no sentido de “estampar”, “gravar”. Já no sentido de “infundir”, “produzir movimento” só possui a forma regular: imprimido.

7) Pelo modelo de “entregue”, formou-se “empregue”, de uso popular. Na região de Araçatuba esta forma irregular não é usada.

8 ) O particípio irregular “chego” do verbo “chegar”, comum em Araçatuba, ainda não é registrado por nenhum gramático.

VERBOS QUE SÓ POSSUEM O PARTICÍPIO IRREGULAR

ganhar: ganho
gastar: gasto
pagar: pago
dizer: dito
escrever: escrito
fazer: feito
ver: visto
pôr: posto
abrir: aberto
cobrir: coberto
vir: vindo

Observações:
1) O verbo “vir” faz o particípio e o gerúndio de uma única forma: “vindo”.
2) Apesar do desuso, as formas regulares “gastado”, “ganhado” e “pagado” podem ser empregadas.

Verbos terminados em -iar

MEDIAR, ANSIAR, REMEDIAR, INCENDIAR e ODIAR, cujas letras iniciais foram o nome MÁRIO, são irregulares na conjungação porque ganham o I transformado em EI nas formas rizotônicas (acento tônico recai no radical) nas três primeiras pessoas do singular e na terceira pessoa do plural do presente do indicativo e do presente subjuntivo. Exemplo: odeia, odeias, odeia, odiamos, odiais, odeiam/ odeie, odeies, odeie, odiemos, odieis, odeiem.
Os outros verbos terminados em -iar são regulares. Exemplos: afio, aprecio, chio, crio, esquio, guio, mio, premio, principio e outros. A exceção é MOBILIAR, nele as formas rizotônicas (sílaba tônica no radical) têm acento tônico na sílaba BI (conseqüente acento gráfico) e não na LI: mobílio, mobílias, mobília, mobiliamos, mobiliais, mobíliam/ mobílie, mobílies, mobílie, mobiliemos, mobilieis, mobíliem.

Verbo ver – futuro do subjuntivo

Diante do esquema dos tempos primitivos e derivados, o futuro do subjuntivo é derivado do tema (radical + vogal temática) do pretérito perfeito do indicativo:
Eu vi/ Nós vimos
Tu viste/ Vós vistes
Ela viu/ Elas viram
No caso do verbo “ver”, o tema é “vi”. Vi + r = vir, por isso o futuro do subjuntivo do verbo “ver” é assim, igual ao infinitivo pessoal do verbo vir:
Quando eu vir / Quando nós virmos
Quando tu vires / Quando vós virdes
Quando ele vir / Quando eles virem

22 comments so far

  1. gabriella on

    olha o site de vcs é muito mais tem pouca coisa

  2. caio on

    e ai vei como tu tah ja fez o trabalho de porugues e melhor fezer logo pois vai valer 5 pontos

  3. Renan on

    Pode me tirar 1 duvida??…qual é o unico verbo que a conjugação é igual no gerundio e no participio…responde por e-mail se possivel: renanale@hotmail.com

  4. jhennifer on

    por que abundante

  5. henrique on

    E nós

  6. Flavia on

    ei vc pode me dizer qual o unico verbo que não apresenta nenhuma das 3 conjugações?
    responda no meu e-mail se possivel
    flaviathecat@hotmail.com
    ficarei grata!!

  7. Thaynara on

    verbos abundantes são aqueles que possuem dusa ou mas formas equivalentes.

  8. oia on

    olá pode me dizer a resposta de abundantes???

    ficarei grata

  9. Arlem on

    OI
    Obrigado por me ajudar com o conteúdo, verbos abundantes. Vcs estão fazendo um excelente trabalho. tchau!

  10. Amanda on

    o que são verbos defectivos?

  11. Amanda on

    obigado por me ajudar com verbos abundantes!!!

  12. anneh on

    eu estou fazendo um trabalho sobre verbos abundantes e tenho q entre gar amanha primeiro tenho q escolher tres verbos e dps explicar a regra de uso. xau beijos e obrigado por me ajudar

  13. noã pretáàh on

    oii gostei do site,mais pq abundante? bom claro q eles apresentam 2 formas,haha então é por isso abundandes vem no plural quantidade! 2 formas esta no plural mais se não for isso oq é?!ficarei grata se puder me responde mesmo eu estando certa ok? meu e-mail ainoa_fofa@yahoo.com.br página do orkut tbm é esse ai bjus

  14. evelyn on

    e aí gente beleza?
    so me tira uma duvida …
    OQ É VERBOS ABUNDANTES?…
    vlw!
    bjoO

  15. Evelyn on

    Site show !
    mt bom msm !
    parabéns ! =D

  16. Guilherme on

    verbos abundates sao aqueles que possuem mais de um particípio, o irregular e o regular

    os exemplos voce tem acima

  17. antonio carlos on

    Tenho conhecidos que se expressam assim:

    1)Se eu tivesse chego, isso não teria contecido

    2)se eu soubesse tinha trago o perfume

    Cá pra nós,isso e de doer os ouvidos, é possível me mandar uma explicação que eu possa imprimir, e motra-los para que eles entendam.
    Grato
    ps: Será que eu tô errado???

  18. Cláudio Rodrigues on

    De todos os sites pesquisados sobre o assunto (verbos abundantes), o falabonito foi o que mostrou mais clareza, conhecimento e fartura na exemplificação. Parabéns à equipe!

  19. Rebeca on

    gostei muito do assunto:verbos abundantes
    Esse site me ajudou bastante. :D

  20. Luiza on

    Olha muito obrigado pelo site que nos ajuda muito!
    Fiquei muito feliz quando achei porque eu precisava de tudo isso aqui…
    bjim

  21. leonardo on

    olha esse site me ajudo pra caramba para o trabalho a escola de lingua portuguesa

  22. alessandra dos santos weber on

    valew esta paginá da internet me deu uma grande ajuda.bjosss


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 221 outros seguidores

