Verbos – Formação dos Tempos Simples

Tempos derivados do Presente do Indicativo

O Presente do Indicativo forma o Presente do Subjuntivo e o modo Imperativo.

01) Presente do Subjuntivo:

O Presente do Subjuntivo é obtido pela eliminação da desinência -o da primeira pessoa do singular do presente do indicativo (eu). Aos verbos de 1ª conjugação, acrescenta-se -e; aos de 2ª e 3ª, -a, acrescentando-se, ainda, as mesmas desinências do Presente do Subjuntivo para os verbos regulares ( – / s / – / mos / is / m). Por exemplo, veja a conjugação dos verbos cantar, vender e sorrir.

Eu canto (- o + e) = que eu cante, tu cantes, ele cante, nós cantemos, vós canteis, eles cantem

Eu vendo (- o + a) = que eu venda, tu vendas, ele venda, nós vendamos, vós vendais, eles vendam

Eu sorrio (-o + a) = que eu sorria, tu sorrias, ele sorria, nós sorriamos, vós sorriais, eles sorriam

Exceções:

querer = Eu quero / queira, queiras, queira, queiramos, queirais, queiram.

ir = Eu vou / vá, vás, vá, vamos, vades, vão.

saber = Eu sei / saiba, saibas, saiba, saibamos, saibais, saibam.

ser = Eu sou / seja, sejas, seja, sejamos, sejais, sejam.

haver = Eu hei / haja, hajas, haja, hajamos, hajais, hajam.

02) Imperativo Afirmativo:

O Imperativo Afirmativo provém tanto do Presente do Indicativo, quando do Presente do Subjuntivo. Tu e vós provêm do Presente do Indicativo, sem a desinência -s; você, nós e vocês provêm do Presente do Subjuntivo. Por exemplo, veja a conjugação do verbo cantar. Presente do indicativo: Eu canto, tu cantas, ele canta, nós cantamos, vós cantais, eles cantam.

Presente do Subjuntivo: Que eu cante, tu cantes, ele cante, nós cantemos, vós canteis, eles cantem.

Imperativo Afirmativo: Canta tu, cante você, cantemos nós, cantai vós, cantem vocês.

Exceção:

Ser = sê tu, seja você, sejamos nós, sede vós, sejam vocês.

03) Imperativo Negativo:

O Imperativo Negativo provém do Presente do Subjuntivo.

Por exemplo, veja a conjugação do verbo cantar:

Não cantes tu, não cante você, não cantemos nós, não canteis vós, não cantem vocês.

Tempos derivados do Pretérito Perfeito do Indicativo

O Pretérito Perfeito do Indicativo forma o Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo, o Futuro do Subjuntivo e o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.

01) Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo:

O Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo é obtido pela eliminação da desinência -m da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (eles), acrescentando-se as mesmas desinências número-pessoais para os verbos regulares ( – / s / – / mos / is / m).

Na segunda pessoa do plural (vós), troca-se o -a por -e. Por exemplo, veja a conjugação dos verbos cantar, vender e sorrir.

Eles cantaram – m = eu cantara, tu cantaras, ele cantara, nós cantáramos, vós cantareis, eles cantaram

Eles venderam – m = eu vendera, tu venderas, ele vendera, nós vendêramos, vós vendêreis, eles venderam

Eles sorriram – m = eu sorrira, tu sorriras, ele sorrira, nós sorríramos, vós sorríreis, eles sorriram

02) Futuro do Subjuntivo:

O Futuro do Subjuntivo é obtido pela eliminação da desinência -am da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (eles), acrescentando-se as mesmas desinências número-pessoais para os verbos regulares ( – / es / – / mos / des / em).

O Futuro do Subjuntivo sempre é iniciado pelas conjunções quando ou se. Por exemplo, veja a conjugação dos verbos cantar, vender e sorrir.

Eles cantaram – am = quando eu cantar, tu cantares, ele cantar, nós cantarmos, vós cantardes, eles cantarem.

Eles venderam – am = quando eu vender, tu venderes, ele vender, nós vendermos, vós venderdes, eles venderem.

Eles sorriram – am = quando eu sorrir, tu sorrires, ele sorrir, nós sorrirmos, vós sorrirdes, eles sorrirem.

03) Pretérito Imperfeito do Subjuntivo:

O Pretérito Imperfeito do Subjuntivo é obtido pela eliminação da desinência -ram da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (eles), acrescentando-se a desinência do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo -sse e as mesmas desinências número-pessoais para os verbos regulares ( – / s / – / mos / is / m).

O Pretérito Imperfeito do Subjuntivo sempre é iniciado pelas conjunções caso ou se. Por exemplo, veja a conjugação dos verbos cantar, vender e sorrir.

Eles cantaram – ram + sse = se eu cantasse, tu cantasses, ele cantasse, nós cantássemos, vós cantásseis, eles cantassem.

Eles venderam – ram + sse = se eu vendesse, se tu vendesses, se ele vendesse, se nós vendêssemos, se vós vendêsseis, se eles vendessem.

Eles sorriram – ram + sse = se eu sorrisse, se tu sorrisses, se ele sorrisse, se nós sorrissemos, se vós sorrisseis, se eles sorrissem.

Tempos derivados do Infinitivo Impessoal

O Infinitivo Impessoal forma o Futuro do Presente do Indicativo, o Futuro do Pretérito do Indicativo e o Pretérito Imperfeito do Indicativo.

01) Futuro do Presente do Indicativo:

O Futuro do Presente do Indicativo é obtido pelo acréscimo ao infinitivo das desinências -ei / ás / á / emos / eis / ão.

Por exemplo, veja a conjugação dos verbos cantar, vender e sorrir.

cantar = eu cantarei, tu cantarás, ele cantará, nós cantaremos, vós cantareis, eles cantarão.

vender = eu venderei, tu venderás, ele venderá, nós venderemos, vós vendereis, eles venderão.

sorrir = eu sorrirei, tu sorrirás, ele sorrirá, nós sorriremos, vós sorrireis, eles sorrirão.

02) Futuro do Pretérito do Indicativo:

O Futuro do Pretérito do Indicativo é obtido pelo acréscimo ao infinitivo das desinências -ia / ias / ia / íamos / íeis / iam.

Por exemplo, veja a conjugação dos verbos cantar, vender e sorrir.

cantar = eu cantaria, tu cantarias, ele cantaria, nós cantaríamos, vós cantaríeis, eles cantariam.

vender = eu venderia, tu venderias, ele venderia, nós venderíamos, vós venderíeis, eles venderiam.

sorrir = eu sorriria, tu sorririas, ele sorriria, nós sorriríamos, vós sorriríeis, eles sorriram.

Exceções: Os verbos fazer, dizer e trazer são conjugados no Futuro do Presente e no Futuro do Pretérito, seguindo-se as mesmas regras acima, porém sem as letras ze, sendo estruturados, então, assim: far, dir, trar.

fazer = eu farei, tu farás, ele fará, nós faremos, vós fareis, eles farão.

dizer = eu diria, tu dirias, ele diria, nós diríamos, vós diríeis, eles diriam.

trazer = eu trarei, tu trarás, ele trará, nós traremos, vós trareis, eles trarão.

03) Infinitivo Pessoal:

O Infinitivo Pessoal é obtido pelo acréscimo ao infinitivo das desinências / – / es / – / mos / des / em.

Por exemplo, veja a conjugação dos verbos cantar, vender e sorrir.

cantar = era para eu cantar, tu cantares, ele cantar, nós cantarmos, vós cantardes, eles cantarem.

vender = era para eu vender, tu venderes, ele vender, nós vendermos, vós venderdes, eles venderem.

sorrir = eu sorrir, tu sorrires, ele sorrir, nós sorrirmos, vós sorrirdes, eles sorrirem.

04) Pretérito Imperfeito do Indicativo:

O Pretérito Imperfeito do Indicativo é obtido pela eliminação da terminação verbal -ar, -er, -ir do Infinito Impessoal, acrescentando-se a desinência -ava- para os verbos terminados em -ar e a desinência -ia- para os verbos terminados em -er e -ir e, depois, as mesmas desinências número-pessoais para os verbos regulares ( – / s / – / mos / is / m). Na segunda pessoa do plural (vós), troca-se o -a por -e.

cantar – ar + ava = eu cantava, tu cantavas, ele cantava, nós cantávamos, vós cantáveis, eles cantavam.

vender – er + ia = eu vendia, tu vendias, ele vendia, nós vendíamos, vós vendíeis, eles vendiam.

sorrir – ir + ia = eu sorria, tu sorrias, ele sorria, nós sorríamosmos, vós sorríeis, eles sorriam.

Os verbos que não seguem as regras acima são ter, pôr, vir e ser.

Ter = tinha, tinhas, tinha, tínhamos, tínheis, tinham.

Pôr = punha, punhas, punha, púnhamos, púnheis, punham.

Vir = vinha, vinhas, vinha, vínhamos, vínheis, vinham.

Ser = era, eras, era, éramos, éreis, eram.

9 comments so far

  1. jany on

    adoro todos os assuntos de portugues principalmente dessas gramaticas
    ;

  2. Regina Delgado Pinto on

    Quero que me ajuda aprender falar a lingua portuguesa, preciso do vosso apoio.

  3. Regina Delgado Pinto on

    Quero saber falar português.

  4. juliana gomes da silva on

    Eu estou procurando pretério mais-que-prefeito e etc……..

  5. Mayara Rodrigues on

    Português é a língua mais bela que existe!

  6. Priscila Lira on

    Portugues a lingua mais importante para mim

  7. adriana andrade on

    Parabens pela pagina Verbos, foamcoes de tempos simples. Suscinta e clara.
    obrigada

  8. stephanie on

    parabéns pela pagina esta otima
    tudo o que eu precisava eu encontrei

  9. tyta on

    obrigado,isso me ajudou bastante,valeu mesmo!

    fale bonito…..


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 216 outros seguidores

