Acentuação das Palavras Proparoxítonas

acentoA acentuação gráfica serve para informar a leitura correta das palavras. Alguns acentos indicam a intensidade e outros informam se a pronúncia é aberta ou fechada. Devemos nos lembrar que a língua portuguesa é predominantemente paroxítona: caneta, escrevo, amamos, dizem, jovens, claro, clareza, varia, horas, saia, banana, carinho… e por aí seguem milhares de palavras com pronúncia forte (tonicidade) na penúltima sílaba. Há também aquelas – em menor número – cujo acento tônico recai naturalmente na última sílaba: são as palavras terminadas em i, u, r, l, ão, ã, como ali, caju, valor, papel, falarão, maçã. O acento gráfico, portanto, marca a exceção. Assim, devem ser acentuadas todas as palavras cujo acento tônico (intensidade de pronúncia) recaia sobre a antepenúltima sílaba. São as proparoxítonas, que constituem sensível minoria em português, como pêssego, lâmpada, fenômeno, límpido, ácido, tíquete, revólveres, êxito, estereótipo, rubéola, fac-símile, debênture. A importância do acento – agudo ou circunflexo – para informar a pronúncia correta pode ser vista nos pares de exemplos abaixo:


Meu pai sempre pacifica seus netos. / Sua família é pacífica e ordeira.

Ela critica seu modo de cozinhar. / Ela é uma pessoa muito crítica.

Não publico meus discursos agora, mas no futuro o farei. / Não freqüento parque público.

Sempre me exercito de manhã cedo. / O menino tem um exército de brinquedo.

Pratica bastante, que aprenderás logo. / A prática é diferente da teoria.

Espero que o cantor interprete minhas favoritas./ O embaixador solicitou um intérprete.

Será que você não duvida de nada? / Qual é a sua dúvida agora?

Não habito no paraíso dos meus sonhos. / O hábito não faz o monge.

O trânsito vitima milhares de pessoas por ano no Brasil. / A população é a vítima.

Peço que analises estas amostras de sangue. / As análises serão feitas no laboratório X.

Já nem calculo quanto tempo perdi. / Fez o cálculo da areia necessária para a construção.

Eu mesma digito meus artigos. / O dígito verificador foi calculado de maneira errada.

A bandeira tremula ao gosto do vento. / Fez a assinatura com mão trêmula.

Jamais trafego à margem da rodovia. / Evito os percursos de tráfego mais pesado.

Todo verão a loja liquida seus estoques. / Prefiro medicação líquida a comprimidos.

Imagine ler o termo grifado à direita como se não tivesse acento. Que diferença! Devemos lembrar ainda que os verbos não fogem à regra. Muitos deles, quando estão na primeira pessoa do plural, precisam ser acentuados por serem proparoxítonos: “Era maravilhoso quando saíamos juntos, como se fôssemos parar no tempo… Não dispúnhamos de dinheiro mas não perdíamos o bom humor. Levávamos a vida cantando, como se quiséssemos mostrar a todos quanto éramos felizes.”

Da mesma forma devem levar acento os nomes próprios proparoxítonos: Amábile, Ânderson, Ângela, Angélica, Émerson, Éverton, Eurídice, Jéferson, Orígenes, Róbinson, Rosângela, etc.

fonte: M. Tereza de Queiroz Piacentini

Tech Tags:

14 comments so far

  1. pafuncio on

    achamos issso muitoo legal

    xau

  2. Alissa on

    Vou fazer um seminario sexta-feira, estava procurando
    algum link de animação ou algo q quando estivesse mostrando a palavra as pessoas ouvissem o som, a pronuncia da palavra…

  3. Larissa on

    Ola, gostaria de saber se a palavra família pode ser paroxítona ou proparoxítona.
    Por favor me responda.
    Obrigada!!

  4. lucas airam castro de souza on

    Este comentário é longo mas leiam porque foi eu que escrevi de coração e com muito
    conhecimento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eu achei muito bom o trabalho de vocês!!!!!!!!!!!!!!
    Eu entrei nesse site e muitos outros sites para fazer meu dever de casa.
    Eu precisava de pelo menos 5 palavras proparoxítonas para esse dever.
    Sem querer eu pulei duas folhas, e para as duas folhas ficarem cheias eu tinha que achar 70 palavras mais ou menos.
    Pensei em algumas, achei outras em outros sites e acabei parando nesse site para dar uma olhada.
    Tinham várias palavras proparoxítonas nos textos e nos exemplos.
    Vi todos os exemplos desci mais um pouco e vi esse espaço para fazer meus comentários sobre o que achou do site.E isso não encontrei nos outros sites.
    Eu acho que todos os sites deviam ter este link para os visitantes colocarem sua opinião.
    Eu sou Lucas Airam tenho 11 anos moro em Santa Tereza e vocês estão de parabéns.
    Todas às veses que eu tiver um trabalho de português, vou vir aqui.
    Se vocês me perguntarem: Por quê? Tem uma resposta a seguir:

    Porque eu gostei muito desse site por que me ajudou no meu trabalho, e todos meus amigos da escola serão recomendados por mim a vir neste site.
    Eu sei que é muito demorado para vocês lerem este texto mas valeu apena escrever!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. edelvan on

    respostas

  6. rafael on

    bommmmmmmmmmmde +++++++++++++++

  7. kkleber on

    gostaria de saber, o significado de bisesdruxulas. sem mais no momento. bom dia e obrigado.

  8. anii on

    boom, eu acheii realmente legaal !
    Ajudoou bastante noo meu trabalhoo ..
    obriigadoo :)
    Beiijiinhoos (ll)

  9. lika on

    nossa foi muitu bom entrar nessa página eu consigui fazer meu trabalho
    eu amu internet

  10. Murilo0 on

    nosssaaaaaa achei muito bom essa pag
    ameiiiiii ela

  11. gleicy on

    Amei esta página…vou fazer uma prova hoje…e estava com dúvidas sobre as palavras proparoxítonas…

  12. erica on

    Assinale o item constante de palavras que deverão ser graficamente acentuadas por serem proparoxítonas:

    a)improbo,bramane, alacre
    b)austero,batavo,aziago
    c)decano, erudito,avaro
    d)efebo,poliglota,ibero
    e)pegadas,impudico,misantropo

    estou respondendo uma prova que era do vestibular e queria saber quais são dessas opções espero resposta obrigada……..

  13. aline on

    mto boa essa pag!!!!!bjossssss=)

  14. carolina on

    essa pagina é muito boa


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 221 outros seguidores

