Lendas e Mitos Brasileiros

lendas e mitosAs lendas são relatos anônimos que tentam explicar determinados fatos e mistérios da vida por meio de episódios heróicos ou sobrenaturais, geralmente misturando realidade e fantasia. Os mitos são narrativas simbólicas que associam as forças da natureza e os aspectos da condição humana a fatos vivenciados por deuses, heróis ou seres sobrenaturais. Conheça alguns exemplos de lendas e mitos brasileiros.

Boto: rapaz bonito, charmoso e envolvente que encanta as moças nos bailes, leva-as para a beira de um rio e as engravida. Antes da madrugada, mergulha nas águas e transforma-se em boto. Mito característico da Região Norte.

Boitatá: cobra de fogo protetora da natureza, que mata aqueles que queimam os campos sem necessidade. Foi o primeiro mito brasileiro de que se tem registro, num relato de padre José de Anchieta de 1560. Nos estados do Nordeste, o boitatá é conhecido também como fogo que corre.

Curupira: anão cabeludo e de pés virados para trás, protetor das matas. É considerado o responsável pelo desaparecimento de caçadores, índios e de todos aqueles que causam danos aos animais e à vegetação.

Lobisomem: mito universal, é um homem que se transforma em lobo nas noites de lua cheia e ataca aqueles que cruzam seu caminho.

Mãe-d’Água: a versão brasileira da sereia de origem européia. Metade mulher, metade peixe, costuma atrair os homens com seu canto e levá-los para o fundo das águas, onde habita.

Pisadeira: uma velha de chinelos que surge no meio da noite e pisa sobre a barriga das pessoas, provocando falta de ar. Personificação do pesadelo, geralmente “ataca” quando as pessoas comem demais e vão dormir com o estômago cheio.

Matintapereira: pequena coruja que canta, durante a noite, anunciando a morte de alguém. Em algumas regiões, é uma mulher grávida que deixa seu feto na rede ou na cama de quem não lhe dá fumo.

Mãe-de-ouro: bola de fogo andarilha que indica os lugares onde se encontra ouro. Também toma a forma de uma mulher que passeia luminosa pelos ares. Em certas regiões, é uma mulher que mora nas grutas, atrai homens casados e os leva a abandonar a família.

Mula-sem-cabeça: mulher que teve um romance com um padre e, por isso, se transforma na noite de quinta para Sexta-Feira da Paixão num animal que galopa soltando fogo pelas narinas.

Porca-dos-sete-leitões: mulher que namorou um padre e, por isso, se transformou num animal semelhante a um porco. Aparece no meio da estrada grunhindo com seus sete filhotes. Em algumas regiões, é considerada a personificação do diabo.

Saci: menino negro de uma perna só que fuma cachimbo e usa um gorro vermelho que lhe confere poderes mágicos. O saci adora provocar as pessoas com suas travessuras preferidas: queimar a comida, espantar o gado, assustar viajantes solitários nas estradas com gargalhadas e assobios e, durante a noite, dar nós nas crinas dos cavalos.

Fonte: Almanaque Abril

About these ads

11 comments so far

  1. Anderson on

    Gostaria de saber se vocês podem me esclarecer quais os pontos que diferem e os que convergem entre os mitos e as lendas? Se não houver possibilidade, já agradeço bastante, o artigo acima me foi bastante útil! Obrigado!

  2. Lohraine de Oliveira Sores. on

    Adorei esse site ele me ajudou muito nas pesquisas escolares.Espero que continue assim…………..

  3. Rômulo on

    Adorei esse site, tem resumos de quase todas as lendas conhecir lendas q eu naum sabia antes,continue assim

  4. FATIMA on

    Gostaria de saber se vocês podem me esclarecer a diferença entre mito e lenda.Já que minha professora disse ser a mesma coisa os dois.
    Obrigado

  5. Luan on

    queria saber a diferença entre mitos e lendas mais ja q ai n tem. Vlw o testo foi util.^^

  6. Maria Verônica on

    put’s esse site é muito show,mas eu acho que em cada exemplo de lendas e mitos eu gostaria que colocasse da onde surgiu cada uma delas!!!! muito obrigado**

    =] =] =] =]

  7. Jenniffer on

    Parabéns pelo site!!!

  8. daniel on

    essa pagina foi mto util para mim

    nem procurei livro nem revistas foi pesquisar na net

    e achei essa pagina mto obrrigado pelo site!!!

  9. daniel on

    obigado pelo site!!!

  10. Janety Mory Cayol on

    valeu por me ajudar a fazer o trabalho.Parabens pelo site ‘.’ .:p

  11. adamastor on

    eu axo valido


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 217 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: