Sinonímia, Antonímia, Homonímia e Paronímia

Sinonímia é um processo muito utilizado por falantes de uma língua. Sabe quando não queremos repetir o mesmo termo ou palavra a todo momento? Uma das maneiras de sanarmos esse problema é com uso de sinônimos. Por exemplo, se digo: “Passe um dia na minha casa.” e quiser referir-me novamente ao termo sublinhado “casa”, posso lançar mão de um sinônimo para não o ter que repetir: “Passe um dia na minha casa e verá como meu lar é aconchegante.”

Para saber se o candidato domina mais esse subterfúgio da Língua Portuguesa, a banca pede a ele que substitua palavras ou termos retirados do texto e assinale em qual opção encontram-se aqueles que não alteram o sentido, ou os que alteram.

Para se resolver esse tipo de questão é importante que o candidato tenha um certo domínio lexical, ou seja, que conheça muitas palavras, o que é possível conseguir por meio de muita, mas muita leitura. Pode-se ler de tudo. Jornais, revistas, livros, bulas de remédio, outdoors, placas de trânsito… o fundamental é ser um leitor crítico, aquele que busca informação, que reflete a respeito.

Antonímia nada mais é do que palavras que possuem significados contrários, como largo e estreito, dentro e fora, grande e pequeno. O importante, aqui, é saber que os significados são opostos, ou seja, excluem-se.

Homonímia é a identidade fonética e/ou gráfica de palavras com significados diferentes. Existem três tipos de homônimos:

  • Homônimos homógrafos – palavras de mesma grafia e significado diferente. Exemplo: jogo (substantivo) e jogo (verbo).
  • Homônimos homófonos – palavras com mesmo som e grafia diferente. Exemplo: cessão (ato de ceder), sessão (atividade), seção (setor) e secção (corte).
  • Homônimos homógrafos e homófonos – palavras com mesma grafia e mesmo som. Exemplo: planta (substantivo) e planta (verbo); morro (substantivo) e morro (verbo).

Paronímia é a semelhança gráfica e/ou fonética entre palavras. É o caso dos pares de palavras anteriormente expostas.

Outros exemplos de parônimos: Acender (atear fogo) ascender (subir), acento (sinal gráfico) assento (cadeira), acerca de (a respeito de) a cerca de (distância aproximada) há cerca de (aproximadamente), afim (parente) a fim (para), ao invés de (ao contrário de) em vez de (em lugar de), apreçar (tomar preço) apressar (dar pressa), asado (alado) azado (oportuno), assoar (limpar o nariz) assuar (vaiar), à-toa (ruim) à toa (sem rumo), descriminar (inocentar) discriminar (separar), despensa (depósito) dispensa (licença), flagrante (evidente) fragrante (perfumoso), incipiente (principiante) insipiente (ignorante), incontinente (imoderado) incontinenti (imediatamente), mandado (ato de mandar) mandato (procuração), paço (palácio) passo (marcha), ratificar (validar) retificar (corrigir), tapar (fechar) tampar (cobrir com tampa), vultoso (volumoso) vultuoso (rosto vermelho e inchado).

About these ads

12 comments so far

  1. Erias Delurdes Plastino on

    Este site é de grande utilidade suscinto e útil, encontrei muito conhecimento e o que precisava…

  2. Robeertha368@hotmail.com on

    eu quero saber as minhas origens?

  3. Isabella on

    Esse site me ajudou muito pq a minha materia naum tinha explicando claramente o que era isso tudo, entao estou muito satisfeita com esse site!!

  4. Isabella on

    Gostei muito mesmo!!!

  5. Sílvio Plínio on

    Esclarecedor! parabéns.

  6. Cela on

    Estão de parabéns!Agora não tem o porquê de eu tirar nota baixa em linguística!!hehehe

  7. Arianny on

    Adorei o site…é muito util e interesante

  8. Letícia on

    esse site é bom mesmo, pq ñ fazia nem idéia do que era antonímia e sinonímia, mas saí daki sabendo, já me ajudou bastante para a prova do CEFET.

  9. Isabela Felix on

    aiiin :D
    Peerfeiito
    eu tenho que fazeer uma PROOVIINHA amanhãa :DD’

  10. vania libia on

    adorei, muito esclarecedor de fácil compreensão.
    assim, é bem mais gostoso comprrender nossa língua.
    Parabéns!

  11. Alex Peralta on

    Nada como os bons e velhos exemplos para elucidar as mais cruéis dúvidas!!!

    Parabéns!

  12. Paula on

    Parabéns pelo conteúdo rápido, objetivo e claro!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 190 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: