Algumas palavras de origem indígena

Postado em

Essas palavras sao conhecidas de todos, mas será que alguém pensou alguma vez no seu significado? Dêem uma olhada.

Goiás: da mesma raça, igual;
Grajaú: pássaro que come;
Guarujá: Viveiro de guarus;
Guarulhos: dos guarus (peixes);
Ipanema: água ruim;
Jundiaí: rio dos jundiás
Paraíba: rio com pouco peixe, rio ruim;
Paraná: rio caudaloso;
Sergipe: com olhos inquietos;
Uberaba: água cristalina.

95 comentários em “Algumas palavras de origem indígena

    joice disse:
    13 março, 2007 às 3:23 pm

    olá, eu queria saber algumas outras palavras de origem indígena que usamos no dia-a-dia. Seria muito útil para mim, já que estou com 72 anos e sofro de cancer de pulmão. Quero nos meus últimos dias de vida. Sofri muito nos anos 60 quando fui abandonada pelo meu amor Cachinbaturú. Amo ele até hoje. Ele é índio. Sei que meu recado é muito longo, mas precisava desabafar com alguém. E se você não me responder, olha que posso descobrir seu endereço e ir até você te matar. Sou muito emotiva. Estou falando sério! Tenho pouco tempo de vida e se for presa, não me preocupo, já que não posso ficar em uma sela por problemas de saúde. Bye-bye meu amorzinho! Beijos e beijos de sua amada Joice!!!!!

    renata disse:
    12 abril, 2007 às 1:36 pm

    q pomba

    Eduardo de Oliveira disse:
    5 agosto, 2007 às 10:28 pm

    Bom.. depois de ler isso.. acho que esqueci o que eu quueria…

    Eduardo de Oliveira disse:
    5 agosto, 2007 às 10:29 pm

    Ninguém Merece!!!

    anaa disse:
    28 agosto, 2007 às 11:22 pm

    =)

    oi.

    tata disse:
    5 setembro, 2007 às 1:26 am

    ooiiee

    ;D

    Abner disse:
    26 março, 2008 às 3:27 pm

    Eu queria saber algumas palavras com origem indigenas essas palavras é para um trabalho de escola que tenho que saber dez palavras que começe com a letra p e com a letra q dez palavras para cada letra muito obrigado pela sua gentileza fui.

    neto disse:
    27 março, 2008 às 12:04 am

    gosteiiiiiiiiiiiiii

    maicon disse:
    9 abril, 2008 às 12:46 am

    gostei muuuuuuuuitoooooooooooooooooooooooooooooo

    brenda disse:
    9 abril, 2008 às 4:01 pm

    Oiee
    gostei
    é legal saber sobre os indios

    Mah disse:
    9 abril, 2008 às 10:43 pm

    oiee….boum eu gostaria de palavras iindigenas de a á z…pois tenhu qe fazer um trabalho escolah e eu estoou procurando e naujm consigo acharr…^^

    boum entaum e so isso as palavrs e u que ela significa…se puder ajudar ficareiii MUITTTOOOOOOOO graa..^^

    beijnhuss..^^

    NILSON disse:
    12 abril, 2008 às 11:11 pm

    preciso de dez palavras de origem indigena para um trabalho de escola .Quinze
    palavras que usamos em nosso dia-dia…..

    juliana disse:
    13 abril, 2008 às 3:05 pm

    ola qyeria saber mais sobre a palavra indigena

    TanDias disse:
    15 abril, 2008 às 8:57 pm

    oi gostei

    alessandra disse:
    21 abril, 2008 às 2:16 pm

    eu preciso urgente di dez palavras di origem indigena e seu significado , é para um trabalho di escola da minha filha por favor é até terça feira agora dia 23 por favor
    obrigadaaa

    LINDA disse:
    21 abril, 2008 às 3:56 pm

    oi!
    olha eu gostei muito desse site, pois fala sobre algumas curiosidades que sertas pessoas tem.tenho 10 anos e estou pesquisando sobre palavras indígenas e o significado.
    queria que quem fez esse site e coloque uma parte que diga bem claro onde estão essas palavras e seus significados.

    gabriela disse:
    22 abril, 2008 às 11:06 am

    Holá.
    el gostariah di mai pelavra puês teno 15 anõs e teno unê trabajo parla mia eschola, teno que escêver 88 pelavra indígena cone seul siginifichado 44 cone p e 44 cone f.

    :-)
    Bujos *sule espanhola*

    Joice Ramos disse:
    22 abril, 2008 às 4:20 pm

    Olá, eu queria saber mais algumas palavras de origem indigenas…

    por favor quem souber me mande pelo e-mail:
    joiceramossilva@hotmail.com

    Anonimo disse:
    23 abril, 2008 às 5:14 pm

    Araçatuba

    Carolina disse:
    24 abril, 2008 às 10:37 pm

    Alguém pode me ajudar??

    Preciso de dez palavras de origem indígena comuns em nossa fala cotidiana.
    É para um trabalho da escola…
    Muito obrigado

    Ana Claudia disse:
    25 abril, 2008 às 12:41 pm

    preciso de dez palavras e seus significados, de origem indigena. Para um trabalho escolar do meu filho é urgente

    Jeni disse:
    30 abril, 2008 às 3:13 pm

    pesquisar palavras indígenas e o segnificado

    Leliane disse:
    8 maio, 2008 às 7:58 pm

    Olá. Gostaria de saber mais algumas palavras de origem indígena, pois preciso delas para um trabalho de escola, e para enriquecer mais o meu vocabulário e conhecimento.
    Por favor me mandem o mais rápido possível. Obrigada.

    julia disse:
    8 maio, 2008 às 10:29 pm

    oi queria saber se alguem tem uma palavra para me falar da origem indígena.Muito obrigada!

    Elisangela disse:
    21 maio, 2008 às 11:18 am

    preciso de dez palavras e seus significados, de origem indigena. Para um trabalho escolar do meu filho é urgente. hoje 20/05/2008

    Yonara disse:
    22 maio, 2008 às 3:52 pm

    Ola
    eu gostaria de mais palavra de origem indigena se não for muito em comodo, preferia palavras usadas no nosso dia a dia.Pois é para mim apresentar as palavras em um Feira de arte em minha escola.
    obrigado pela compreenção espero respostas

    Letícia disse:
    23 maio, 2008 às 11:50 am

    =p
    Olá…
    Preciso urgente de saber uma coisa…
    ‘como o índio apareceu na literatura brasileira?’
    Por favor…
    Preciso entregar o mais rápido possível…
    Ate o dia 6/6
    Conto com vocês…
    Abraços!!!
    =p

    GABRIEL L disse:
    26 maio, 2008 às 11:49 pm

    AI MANERO

    Clara disse:
    27 maio, 2008 às 12:09 am

    Olá, queria saber de mais algumas palavras que usamos em nosso cotidiano hoje em dia.
    Obrigada!

    evelyn disse:
    27 maio, 2008 às 11:05 pm

    aff amei ese site
    + gostaria que tivesse palavras
    indigenas do a ate o z

    fuiii

    xauuu

    Tay disse:
    31 maio, 2008 às 4:30 pm

    oiii…..
    precisaria de mais palavras de origem indigena com significado…eh com urgencia para segunda-feira…
    obrigada

    kaka disse:
    1 junho, 2008 às 8:26 pm

    eu gostei muito mas muito mesmo

    Danielly disse:
    2 junho, 2008 às 1:58 am

    Gostaria de saber palavras indigenas até quarta-feira…È para um trabalho escolar

    aline alves passos disse:
    3 junho, 2008 às 1:53 pm

    foi muito importante pra mim , ter esse conhecimento de como vieram as palavras , que as pessoas usam sem saber com e !
    alias foi bom pra a pesquisa escolar do meu filho , muito obrigado !
    dezejo a vcs que tenham um bom dia !!

    stenio disse:
    10 junho, 2008 às 2:55 pm

    ola gostaria que vcs me ajudacem a achar 15 palavras de origem indigenas para fazer um trabalho na escola se vcs me ajudacem encontrar eu fico feliz com a ajuda de vcs e agradeco tambem..oq eu mais faco e procurar mais nunca tem as palavras certas..ok tchau

    higor disse:
    16 junho, 2008 às 7:12 pm

    vale pela ajuda !
    Até a proxima pesquisa !

    Thomaz disse:
    19 junho, 2008 às 6:20 pm

    Achei interessante as palavras,mas o 1º comentario é ridiculo!

    morgana disse:
    21 junho, 2008 às 2:21 pm

    qe emocionante.adoro os índios

    tainara disse:
    25 junho, 2008 às 8:22 pm

    gostei bastenteeeeee!!!!!:D :]

    lula -.- disse:
    21 julho, 2008 às 7:17 pm

    genteeee
    oi primeiramente mas preciso de 30 palavras de origem africanas 30 de origem indigenas e 30 de origem europeia
    obrigado

    JOSÉ EDUARDO ZAGO disse:
    29 julho, 2008 às 2:55 pm

    PROFESSOR ESTÁ ERRADO?

    SERGIPE = SIRI + Y + PÊ

    SIRI É SIRI MESMO OU CARANGUEJO

    Y = RIO

    PE = PREPOSIÇÃO EQUIVALENTE AO ‘DE’ EM PORTUGUES.

    SERGIPE = RIO DE SIRI OU RIO QUE TEM SIRIS

    OK
    ABRAÇOS

    JOSÉ EDUARDO ZAGO HOJE 44 ANOS (29/07/2.008)
    MASSAGISTA QUIROPRAXISTA
    MAUÁ SP

    lll disse:
    29 julho, 2008 às 4:27 pm

    LEGALLL!!!

    LOL disse:
    30 julho, 2008 às 1:43 pm

    ;D MUITO MASS

    leidychai disse:
    4 agosto, 2008 às 12:07 pm

    oi quero saber se as palavras que dizemos
    pode causar má emprecao nas pessoas que ñ sabem o significado?

    Rafaela disse:
    6 agosto, 2008 às 12:14 am

    oi!
    nesse site deveriam ter mais informações

    laura gabriele figueiredo lopes disse:
    8 agosto, 2008 às 1:12 pm

    as palavras indigenas sao bem interessantes e as palavras indigenas nao tem nada a ver com a lingua brasileiras(pelo menos algumas

    juh disse:
    10 agosto, 2008 às 9:13 pm

    tinha que ter mais palavras no site porque estou fazendo uma pesquisa e tenho que achar o quanto de palavras puder!!!!!imagine só…..

    clara disse:
    22 agosto, 2008 às 12:54 pm

    depois de ler isso.. acho que esqueci o que eu quueria…

    jaque disse:
    25 agosto, 2008 às 11:01 pm

    eu queria 20 palavras…se for possivel

    obrigado

    mirela disse:
    29 agosto, 2008 às 2:38 am

    oie!!!!!!!preciso de 5 palavras indigenas pra amanha por favor me ajudem

    Paloma disse:
    5 setembro, 2008 às 4:19 pm

    Essas palavras foi muito bom por que o meu professor falou para a gente pesquisa origem indigina

    sanderson disse:
    6 setembro, 2008 às 6:00 pm

    preciso de dez palavras indigenas para amanha nao nome de cidade

    Rebeca disse:
    6 setembro, 2008 às 9:18 pm

    Olá, muito obrigada pela informação, precisava muito dessas palavras para um trabalho da escola..

    Mais ainda preciso de algumas , vocês poderiam me ajudar?

    Palavras que preciso: Bauru, Cambuci e Itanhanhém.
    preciso muito da ajuda de vocês !!

    se vocês souberem , me mande por e-mail

    Zuleika disse:
    8 setembro, 2008 às 1:32 pm

    Oi, preciso saber o qual significado de Bauru e Guarujá na língua indígena.Para o dia 09/09/08.
    Obrigada!

    yasmin disse:
    8 setembro, 2008 às 3:22 pm

    é maneiro……….

    gostei…….xD

    by:_________________________________mika:)

    isabela disse:
    14 setembro, 2008 às 8:51 pm

    oiee!! eu preciso de 30 palavras de origem indigenas e seus significado pra amanha por favor me ajudem obrigado

    luucas disse:
    18 setembro, 2008 às 4:11 pm

    gostei mt desse site

    Andressa disse:
    22 setembro, 2008 às 1:13 pm

    Oiieee

    Gostei

    obriigadO

    =D

    alguem disse:
    23 setembro, 2008 às 7:19 pm

    LEGAU

    Ianca disse:
    23 setembro, 2008 às 11:19 pm

    😀
    Gostei…

    carol disse:
    29 setembro, 2008 às 7:16 pm

    preciso de palavras índigenas com a letra (k)

    bjjuus
    brigadinho!!

    Marina Bozelli disse:
    30 setembro, 2008 às 12:51 am

    oi por favor preciso de 2 palavras de cada letra do alfabeto para amanhã(30/09/2008)por favor

    urgente para trabalho de escola

    joyce disse:
    30 setembro, 2008 às 2:07 pm

    ola , quero saber o significado da palavra Goias ? e Guaruja , e Sergipe ..
    Obrigada

    vaaaan disse:
    30 setembro, 2008 às 7:34 pm

    Ameei! mais ainda faltam mais palavras! Essas dai tao muito mixurucas! Preciso fazer um mini dicionario de palavras indigeas e voou usar as desse site!
    huashaushuahaushuashaus
    ;**
    vanessa

    jp disse:
    2 outubro, 2008 às 8:42 pm

    oiiiiiii
    valeu … achei o que queria…
    é pro meu trabalho escolar…vai ficar dez…
    valeu aí…vcs são massa…

    bjos de ju…

    pamy disse:
    13 outubro, 2008 às 1:28 pm

    oiiiiiiii adorei tudo ok

    thamara disse:
    14 outubro, 2008 às 2:45 am

    boum eu gostaria muito de uma lista bem maior de palavras!!
    mas…
    …já q naum rola ta bom assim mesmo!!
    valeuuuu..
    bjusssssss

    gabriel disse:
    19 outubro, 2008 às 3:31 pm

    quero saber alguns nomes de animais de origem indígena para o meu trabalho de casa.

    gabriella disse:
    20 outubro, 2008 às 9:58 pm

    Olá…….
    achei oq eu queria….
    muito obrigada!!!
    vs são dez!!!
    BjOs de gaby

    paloma disse:
    27 outubro, 2008 às 5:49 pm

    oie adoorrrrreeeeeeeii
    tchau fui…

    vivi disse:
    4 novembro, 2008 às 10:15 am

    ola!estou com um trabalho para fazer e esta perguntando palavras do modo de falar no brasil e omodo de falar em portugal.

    grata.

    vivi disse:
    4 novembro, 2008 às 10:16 am

    ola!estou com um trabalho para fazer e esta perguntando palavras do modo de falar no brasil e o modo de falar em portugal.

    grata.

    shaiaqne disse:
    5 novembro, 2008 às 8:50 pm

    gostei

    jessica disse:
    9 novembro, 2008 às 12:44 am

    adoreiii,vou levar uma nota muito boa nesse trabalho.:8

    sirlene da s. salomão disse:
    10 novembro, 2008 às 10:23 pm

    ola muito obrigado por te me agudado me insinou muito

    bina disse:
    16 novembro, 2008 às 12:40 pm

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii
    muito show
    beijos para todos aííí
    sou de kachu
    saudades pessoal

    silviane disse:
    19 novembro, 2008 às 11:47 am

    oiiiiiiiiiiiieeeeee

    legal saber dos indios neeee

    parabens pelo trabalho de vcs

    carlos disse:
    24 novembro, 2008 às 5:03 pm

    muito bom

    wesley disse:
    25 novembro, 2008 às 11:24 am

    eai turminha é muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!

    obina disse:
    2 dezembro, 2008 às 10:58 am

    nossa e muito legal saber dos indios
    (*__*)

    larissa disse:
    13 fevereiro, 2009 às 12:25 am

    :) adoreiii!!

    Aline disse:
    14 fevereiro, 2009 às 2:49 pm

    Adorei entender melhor a nossa lingua e seu verdadeiros significados

    samara disse:
    10 março, 2009 às 4:31 pm

    adorei! é muito legal saber dos indios e também me ajudou bastante no dever de casa:)

    Flávia disse:
    27 março, 2009 às 2:04 am

    queria saber o significado de Itaipu, Itacoatiara e Icarai
    Obrigada

    thainan disse:
    29 março, 2009 às 3:46 pm

    me ajuodu no que eu precisei!😉
    brigadiiin!!!!

    ursula disse:
    30 março, 2009 às 5:18 pm

    gostaria de saber o significado da palavra xará

    rafael disse:
    6 abril, 2009 às 6:48 pm

    ola ,preciso de palavras índigenas

    laura luiza disse:
    8 abril, 2009 às 2:19 pm

    obrigado por ter esse site

    Nicole disse:
    16 abril, 2009 às 1:36 am

    biboca, capenga,canoa, carioca, guara, arapuca, cuia, cumbuca, cupim, jabuti. Todas palavras indigenas que usamos no dia a dia. Tenho oito anos e ja fiz este trabalho para a minha escola.

    leticia disse:
    17 abril, 2009 às 5:34 pm

    isso é muito legal…
    mesmo…adorei conhece essa cultura…
    Já conheco agumas coisas,pois sou paraense….
    adooooooorooooooooooo…!

    amanda disse:
    18 abril, 2009 às 2:27 pm

    oi queria fazer um trabalho de escola com duzentas palavras
    manda mais

    lucas disse:
    21 abril, 2009 às 10:11 pm

    gostei muito ;D

    jady disse:
    22 abril, 2009 às 12:52 am

    QUERIA CONHECER MAIS PALAVRAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Tamar Cabral disse:
    6 maio, 2009 às 9:05 pm

    Estou precisando de palavras indígenas e seus significados que são usadas nos dias de hoje, para um trabalho escolar. por favor me made, em torno de 10 a 15. Obrigada!

      crorol disse:
      19 junho, 2009 às 5:18 pm

      LINHA -Os cantos de Toré.

      CAPANGA -Um tipo de bolça que usamos para viagens e caças.

      PARÁ – quer dizer “rio”. Um dos maiores estados brasileiros tem esse nome

      PARAÍBA – significa “rio ruim”, “que não presta para navegar”.

      AÇAÍ – agora que virou moda, todo o mundo conhece aquele coquinho pequeno amarronzado, que dá em cachos na palmeira do açaizeiro. “Açaí” quer dizer “fruta que chora”, ou seja, de onde sai líquido.

      AMAPÁ – é uma árvore da família das apocináceas, de madeira útil e de cuja casca, amarga, sai um látex medicinal, que serve para o tratamento da asma, bronquite e afecções pulmonares; usada externamente serve como cicatrizante de machucados.

      ANHANGUERA – (ou aanhangüera) diabo velho.

      CANOA – eé uma embarcação a remo, esculpida no tronco da árvore; “canoa” foi uma das primeiras palavras indígenas a serem registradas pelos descobridores espanhóis!

      CAPIM – mato fino, folha delgada.

      CARIOCA – atenção, pessoal que nasceu no Rio de Janeiro. “Carioca” quer dizer “casa do branco”.

      IRA – quer dizer mel; lembre-se de Iracema e de Irapuã.

      JACARÉ – de origem tupi, é o nome comum a várias espécies de crocodilos. O jacaré é um animal da família Alligatoridae (lê-se “aligatoríde”). O maior tipo de jacaré pode chegar a cinco metros de comprimento! Esses répteis super desenvolvidos põem ovos e vive em água doce.

      JAGUAR -quer dizer “cão” ou “lobo”.

      MANDIOCA – todo o mundo conhece, e a maioria adora: é o aipim, a macaxeira, uma raiz que é o principal alimento dos índios brasileiros.

      OCA – cabana ou palhoça, casa de índio.

      SERGIPE – significa “caminho do rio dos siris”.

      TABAJARA – quer dizer “senhor da aldeia”.

      YARA – é a Deusa das Águas, a Mãe D’água, uma mulher que, segundo a mitologia indígena, mora no fundo dos rios brasileiros.

Deixe uma resposta

