Mouse Desenvolvido por Brasileiro Funciona com Movimento dos Olhos

Postado em Atualizado em

Um mouse que permite ao usuário escrever textos em um monitor apenas com o movimento dos olhos será lançado no mercado brasileiro em novembro.
Desenvolvido pelo professor e engenheiro eletrônico brasileiro Manuel Cardoso, ele será fabricado pela Digibrás, empresa do grupo CCE, em Manaus. O preço estimado no varejo é de 150 reais.

O mouse ocular permite o manuseio de computadores por meio da captura e codificação de movimentos dos músculos da face e da íris.

Para funcionar, é necessário instalar cinco eletrodos na face. A movimentação do cursor é feito por meio dos movimentos dos olhos. Ao piscar uma vez os olhos, o cursor pára. Duas vezes consecutiva, indica um clique.

Da prancheta à linha de produção, o mouse ocular percorreu um longo caminho. O professor Manuel Cardoso começou sua elaboração em 1993, dando início ao projeto com recursos próprios e utilizando os laboratórios da CCE em Manaus.

Após testes iniciais, o inventor buscou ajuda da Fundação Paulo Feitosa para desenvolver o produto e, no ano de 2005, a Digibrás aceitou assumir sua produção reduziu as dimensões do protótipo bem como o custo dos componentes, que hoje somam 50 reais.

O diretor da Digibrás, Marcilio Junqueira, conta que o mouse óptico tem sido testado há cerca de um ano e meio em pacientes de três hospitais em Curitiba, São Paulo e no Rio de Janeiro. “Um dos pacientes é uma menina de cinco anos que está sendo alfabetizada pelo computador. Por meio de um alfabeto na tela do computador, ao olhar para uma letra e piscar, o paciente consegue escrever com os olhos”, conta o executivo.

Segundo Junqueira, as primeiras 200 peças do mouse devem sair de fábrica em até 30 dias. “Nossa idéia é ampliar os testes apresentando o produto ao Ministério da Saúde e a hospitais de todo o país nas áreas de traumatologia e neurologia”, informa o executivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s