Ditongos;Hiatos

Postado em

VIII- Ditongos

26. Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Observação:

Escrevem-se com i, e não com e, a forma verbal fui, a 2ª e 3ª pessoas do singular do presente do indicativo e a 2ª do singular do imperativo dos verbos terminados em uir, aflui, fruis, retribuis, etc.

27. O ditongo ou alterna, em numerosos vocábulos, com oi: balouçar e baloiçar, calouro e caloiro, dourar e doirar, etc. Cumpre registrar em primeiro lugar a forma que mais se usa, e em seguida a variante.

28. Escrevem-se assim os ditongos nasais: ãe, ãi, am, em, en(s), õe, ui, (proferido i): mãe, pães, cãibra, acórdão, irmão, leãozinho, amam, bem, bens, deve, põe, repões, muito, etc.

Observações:

1ª – Dispensa-se o til do ditongo nasal ui em mui e muito.

2ª – Com o ditongo nasal ão se escrevem os monossílabos, tônicos ou não, e os polissílabos oxítonos: cão, dão, grão, não, quão, são, tão; alcorão, capitão, cristão, então, irmão, senão, sentirão, servirão, viverão, etc.

3ª – Também se escrevem com o ditongo ão os substantivos e adjetivos paroxítonos, acentuando-se, porém, a sílaba tônica: órfão, órgão, sótão, etc.

4ª – Nas formas verbais anoxítonas se escrevem am: amaram, deveram, partiram, puseram, etc.

5ª – Com o ditongo nasal ãe se escrevem os vocábulos oxítonos e os seus derivados, e os anoxítonos primitivos grafam-se com o ditongo ai: capitães, mães, pãezinhos; caibo, zaibo, etc.

6ª – O ditongo nasal ei(s) escreve-se em ou en(s) assim nos monossílabos como nos polissílabos de qualquer categoria gramatical: bem, cem, convém, convéns, mantém, manténs, nem, sem, virgem, virgens, voragem, voragens, etc.

29. Os encontros vocálicos átonos e finais que podem ser pronunciados como ditongos crescentes escrevem-se da seguinte forma: ea (áurea), eo (cetáceo), ia (colônia), ie (espécie), io (exímio), ao (nódoa), ua (contínua), ue (tênue), uo (tríduo), etc.

IX- Hiato

30. A 1ª, 2ª e 3ª pessoas do singular do presente do subjuntivo e a 3ª do singular do imperativo dos verbos em oar escrevem-se com oe, e não oi: abençoe, amaldiçoes, perdoe, etc.

31. As três pessoas do singular do presente do subjuntivo e a 3ª do singular do imperativo dos verbos em uar escrevem-se com ue, e não com ui: cultue, habitues, preceitue, etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s