O que é Fonética?

A Fonética trata dos constituintes do discurso segmentados no nível mais profundo, quando ainda estão desprovidos de significação, ou seja, a Fonética trata dos sons da fala. Embora muitos autores tratem Fonética e Fonologia como áreas de estudos distintas, não é fácil traçar a linha divisória que separa essas duas áreas do conhecimento. Em virtude disso, considerararemos Fonética e Fonologia como uma área única, preservando o nome Fonética por ser mais utilizado entre os estudiosos. A Fonética pode ser subdividida em três áreas distintas: articulatória, acústica e auditiva.

Na Fonética Articulatória, a ênfase é dada na forma como os sons da fala são emitidos pelo aparelho fonador.

Na Fonética Acústica, estuda-se os sons da fala sob o prisma da Acústica, que é a parte da Física que estuda os sons em geral.

Na Fonética Auditiva, estuda-se como os sons da fala são tratados pelo aparelho auditivo e como são decodificados e compreendidos pelo cérebro humano.

Fonte: Radames Manosso (gramática descritiva)

Anúncios

4 comentários em “O que é Fonética?

  1. Desculpe mais essa explicação sobre fonética ai em cima está muito culta para o meu vocabulário resumindo não entendi nada a não ser sobre a subdivisão, se pudesse ter uma explicação mais simples seria ótimo.
    abçs.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s