No Mundo dos Livros

Postado em Atualizado em

1) A Biblioteca Lênim de Moscou é a maior do mundo com quase 5 milhões de livros. Possui livros em quase todos os idiomas do mundo.

2) As bibliotecas já existiam no Egito no ano 2000 a.c. Papiros enrolados eram empacotados em jarros, e os jarros etiquetados e colocados em prateleiras.

3) O primeiro livro de que se tem notícia é Diamond Sutra, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.

4) A Bíblia de Gutenberg é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C. A invenção de Gutenberg foi inspirada nos anéis com brasão familiar que os nobres usavam para selar documentos.

5) Na Idade Média, os livros eram manuscritos em pergaminhos e papiros pelos monges copistas, que passavam dias a fio nos conventos fazendo esse trabalho – é por isso que o assunto das obras era quase sempre religioso. Esses monges eram ótimos desenhistas, mas a maioria não sabia ler.

6) Da Idade Média à era moderna, o gosto literário mudou da água para o vinho. Tanto que o autor mais traduzido do mundo é o americano Sidney Sheldon, cujos romances foram vendidos em 51 línguas e distribuídos em 180 países.

7) Nos EUA, o ponto de vista dos animais de estimação da família Bush desperta mais interesse do que a vida de seus donos. A biografia de Millie, a cadela de George Bush pai, faturou US$ 900 mil, enquanto a biografia do próprio ex-presidente rendeu humildes US$ 2.700.

8 ) A palavra academia origina-se da Escola de Filosofia fundada, no séc. IV a.C., pelo filósofo grego Platão. Localizava-se perto de Atenas, numa caverna que se dizia ter pertencido a Academos, um herói da Guerra de Tróia.

9) Sarau é um termo originado da língua latina seránus – relativo ao anoitecer; após o pôr do sol e foi criado no século 16, mais precisamente em 1522, para designar o período avançado além do horário normal de quaisquer atividades rotineiras. Em tempos modernos, o termo é usado para indicar a ocorrência de uma antiga tradição literária em que as pessoas se reúnem, geralmente no período noturno, para ouvir música, cantar, conversar, dançar, dizer poemas próprios ou de autores conhecidos.

10) Um poema de amor escrito 2.600 anos atrás pela poetisa Safo, a mais importante da Grécia Antiga, foi publicado dia 27/06/2005 pela primeira vez desde que foi redescoberto, no ano passado. Os versos expressam o amor de Safo por suas companheiras na ilha grega de Lesbos.

11) Acta Diurna, que surgiu em Roma cerca de 59 a.C, é o mais antigo jornal conhecido. Júlio César, desejando informar o público sobre os mais importantes acontecimentos sociais e políticos, ordenou que os eventos programados fossem divulgados nas principais cidades. Escritas em grandes placas brancas e expostas em lugares públicos populares, tais como as Termas, as Acta mantinham os cidadãos informados sobre escândalos no governo, campanhas militares, julgamentos e execuções.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s