Como Escrever Bem uma Redação

Os grandes escritores possuem tal convívio e domínio da linguagem escrita como maneira de manifestação que não se preocupam mais em determinar as partes do texto que estão produzindo. A lógica da estruturação do texto vai determinando, simultaneamente, a distribuição das partes do texto, que deve conter começo, meio e fim.
O aluno, todavia, não possui muito domínio das palavras ou orações; portanto, torna-se fundamental um cuidado especial para compor a redação em partes fundamentais. Alguns professores costumam determinar em seus manuais de redação outra nomenclatura para as três partes vitais de um texto escrito. Ao invés de começo, meio e fim, elas recebem os nomes de introdução, desenvolvimento e conclusão ou, ainda, início, desenvolvimento e fecho. Todos esses nomes referem-se aos mesmos elementos. Parece-nos que irrelevante o nome que cada pessoa atribui. O importante é que as pessoas saibam que elas devem existir em sua redação.
Vejamos, sucintamente, cada uma delas. A. INTRODUÇÃO (início, começo)

Podemos começar uma redação fazendo uma afirmação, uma declaração, uma descrição, uma pergunta, e de muitas outras maneiras. O que se deve guardar é que uma introdução serve para lançar o assunto, delimitar o assunto, chamar a atenção do leitor para o assunto que vamos desenvolver.
Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar o leitor. Se a redação dever ter trinta linhas, aconselha-se a que o aluno use de quatro a seis para a parte introdutória.

DEFEITOS A EVITAR

I. Iniciar uma idéia geral, mas que não se relaciona com a segunda parte da redação.
II. Iniciar com digressões (o início dever ser curto).
III. Iniciar com as mesmas palavras do título.
IV. Iniciar aproveitando o título, com se este fosse um elemento d primeira frase.
V. Iniciar com chavões
Exemplos:
– Desde os primórdios da Antigüidade…
– Não é fácil a respeito de…
– Bem, eu acho que…
– Um dos problemas mais discutidos na atualidade…

B. DESENVOLVIMENTO (meio, corpo)

A parte substancial e decisória de uma redação é o seu desenvolvimento. É nela que o aluno tem a oportunidade de colocar um conteúdo razoável, lógico. Se o desenvolvimento da redação é sua parte mais importante, deverá ocupar o maior número de linhas. Supondo-se uma redação de trinta linhas, a redação deverá destinar de catorze (14) a dezoito (18) linhas para o corpo ou desenvolvimento da mesma.

DEFEITOS A EVITAR

I. Pormenores, divagações, repetições, exemplos excessivos de tal sorte a não sobrar espaço para a conclusão.

C. CONCLUSÃO (fecho, final)

Assim como a introdução, o fim deverá ocupar uma pequena parte do texto. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas.
Na conclusão, nossas idéias propõem uma solução. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão.
Se alguém introduz um assunto, desenvolve-o brilhantemente, mas não coloca uma conclusão: o leitor sentir-se-á perdido, estupefato.

DEFEITOS A EVITAR

I. Não finalizar (é o principal defeito)
II. Avisar que vai concluir, utilizando expressões como “Em resumo” ou “Concluindo”

Por Paulo Sergio Rodrigues

Anúncios

35 comentários em “Como Escrever Bem uma Redação

  1. vou presta vestibular para curso de magisterio,gostaria de algumas dicas para se fazer uma “perfeita” redação.
    já sou formada,por isso “esqueci” alguns detalhes já que faz tempinho que “sai” da escola.

  2. Foi muito proveitoso ler esta pequena página da web. Que nos mostra como podemos melhorar nossa escrita, para que possamos efetuar com êxito o nosso objetivo em concluir uma boa redação!

  3. quero dicas para fazer uma boa redaçao pois,parei na 5 serie e hj estou a fazer um concurso para trabalha numa empresa e nao sei de nada! queria essas dicas.

  4. falabonito, parabens pelas otimas digas de redação, que vai me ajudar muito no vestibular para engressar na faculdade, se der tudo certo e eu passar devo a vitoria a vc…

  5. Adorei,pois o mesmo fala do assunto que eu estava procurando,pretendo fazer vestibular no final do ano,e estas eram as dicas que eu estava procurando.Obrigada!!!!!!!!!!!!

  6. Sou Professor de Filosofia, na sei, gortaria de saber qual o bicho que esta pegando na futura redação do Concurso Público. Quero ficar enformado, obrigado.

  7. Sr.Paulo Sergio
    Com muita satisfação, venho a parebeniza-lo por uma explicação simples e direta. Onde pude aprimorar minha redação, pois ainda curso o 2° ano do Ensino Médio. Muito Obrigada a todos que contribuiram para que essa pagina estivesse aqui na intenet. Tenha uma boa semana todos.
    Um Grande Abraço.

  8. eu adorei essa orientaçao de vcs…
    mais tenho uma dúvida quando eu fazia o colegial a professoa dizia que a gente tem que dar uma opinião ow seja convenser o leitor…mais qual palavra seria ideal pra fazer uma conclusão para convenser o leitor

  9. Nossa…já não sabia mais o q fazer…Adorei sua explicação!!!Agora posso fazer uma razoavel redação!!!Só se aprende práticando néh…E agora q eu vou começar a práticar!!!
    Muito obrigada…FOI DE GRANDE AJUDA!!!

  10. olá vou prestar um vestibular esse final de semana e não sei como fazer uma redação,pois a muitos anos não estudo, nem sei por onde comerçar preciso de uma ajuda …leio muito pouco e não assisto jornal como fazer uma redação boa…
    qual será o aasunto?
    por favor me ajudem

  11. gostei demais das suas dicas mas faz muito tenpo que não estudo gostaria que você me atualizasse sobre os temas atuais para redações em vestibulares 2009

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s