Leonardo Boff

Postado em

BOFF, talvez o mais importante pensador brasileiro da atualidade alinhava as principais virtudes para a construção de um mundo melhor para todos. A Coleção “Virtudes para um Outro Mundo Possível” (Ed. Vozes) é composto de 3 volumes. O lançamento nacional ocorre no dia 25/10, quarta-feira, às 20h, no no no Teatro-Auditório da Unidade Provisória SESC Avenida Paulista (Av. Paulista 119, Paraíso). A entrada é gratuita, numa realização conjunta do SESC-SP e AB Comunicação e Cultura, com o apoio da Cosipa.

Vol. 1- A hospitalidade: direito e dever de todos

O fascinante mito da hospitalidade, Báucis e Filêmon, desenha os contornos utópicos de um outro mundo possível. A hospitalidade, a acolhida irrestrita e recíproca é essencial para rescrever a história humana. Ela cria a base necessária para as demais atitudes que serão objeto de estudo nos próximos dois volumes: a convivência, o respeito, a tolerância até chegar ‘a comensalidade, a comunhão na mesma mesa.

Preconceitos, nacionalismos, xenofobia, hostilidade, fundamentalismos de todas ordem, fecham as portas e aumentam o sofrimento produzido pela rejeição. Não é mais possível viver assim. A solução exige uma coalizão de forças que se unam ao redor de valores éticos e morais capazes de criar um consenso mínimo, fundamental para nossa casa comum.

De um jeito muito gostoso de ler e escrito para o grande público, este volume será , sem dúvida livro de reflexão em muitos espaços e presente oportuno a que se quer bem. Troque a hostilidade pela hospitalidade. Una-se à tolerância e festeje na comensalidade o novo tempo de um outro mundo. Ainda é tempo de começar agora.

Vol. 2 – Convivência, respeito, tolerância

Virtudes para um outro mundo possível põe as virtudes na prática. Aqui virtude é atitude. Atitude para com o outro. Virtude para o novo. Atitude de convivência, respeito e tolerância. A convivência é uma virtude que contém dentro de si o respeito e a tolerância. Mas, por que conviver? Como conviver? Podemos ser tolerantes com os intolerantes? Qual é o respeito que a nossa tradição ensina? Afinal, qual é o limite da tolerância?

O texto parte da realidade da virtude em foco e reconstrói o seu conceito. Tematiza a virtude para viver. Para tanto busca inspiração em parábolas/metáforas onde torna visível a atitude para com o outro num leque de dimensões e possibilidades. Depois esclarece conceitos, limites, matizes, práticas e táticas para um outro mundo possível. A coleção é indicada ao grande público interessado na construção de um novo mundo costurado com a prática da atitude virtuosa. É leitura prazerosa e oportuna.

Vol. 3 – Comer e Beber Juntos e Viver em Paz – Comensalidade

Grande parte da humanidade hoje é faminta ou subnutrida. Este fato escandaliza e sensibiliza a sociedade como um todo. A maioria não recebe as tais três refeições diárias, portanto fica difícil conviver com uma realidade que segue estas técnicas e costumes? Mas e aqueles que têm condições porque não o fazer? Boff diz que é porque perdemos a sensibilidade para com nossos semelhantes. Comer e beber juntos à mesma mesa – comensalidade – significa resgatar a nossa humanidade mínima, pois foi o ato comunitário de comer e de beber juntos que nos constituiu outrora e nos constitui ainda hoje como espécie humana.

O Ser humano não somente integra a natureza mas deve-se entregar a ela, à sua dinâmica, beleza, trabalho e vitalidade, mas… Já diz o ditado “ Saco vazio não para em pé” e infelizmente não há como andar e progredir somente na horizontal. Enquanto houver vazio na barriga, uma representação da fqalta de solidariedade e cidadania, a paz não permeará o planeta.

O presente volume, o terceiro e último da obra Virtudes para um Outro Mundo Possível, aborda os empecilhos e os possíveis caminhos que poderão, pelo menos, nos aproximar deste sonho bem-aventurado.

Leonardo Boff 25/10, quarta-feira, às 19h30 | Local: Teatro-Auditório da Unidade Provisória SESC Avenida Paulista (Av. Paulista 119, Paraíso)

ENTRADA FRANCA 3179-3700

Anúncios

3 comentários em “Leonardo Boff

    Viviane Barbosa dos Santos disse:
    8 novembro, 2006 às 4:53 pm

    virtudes para um outro mundo possívil, vol. 2 é muito interessante, eu gostaria de saber mais sobre o que diz o livro duas pergunta: O que eu digo ao livro? E o que o livro me diz?

    Obrigada!

    Daniela Cardoso disse:
    23 dezembro, 2006 às 2:03 pm

    LI UMA REPORTAGEM NA REVISTA “FILOSOFIA” E ACHEI MUITO INTERSSANTE O MODO QUE VC ABORDA OS FATOS,A SUA VISÃO DA VIDA. SOU ESTUDANTE DE TURISMO EM ARACAJU-SE.AQUI NÃO SE ENCONTRA ESTE LIVRO.GOSTARIA DE LER O SEU LIVRO”COMER E BEBER JUNTOS E VIVER EM PAZ” ALEM DE QUERER CONHECER MAIS SOBRE SUAS OBRAS.ATRAVÉS DESSA REVISTA TENHO PROCURADO LER MAIS SOBER A FILOSOFIA E TEOLOGIA

    Renato Ferreira disse:
    17 julho, 2007 às 12:34 pm

    Leonardo Boff lembra-me muito Emmanuel Levinás que diz: “Enquanto o outro me olha eu sou responsável por ele”, vejo Boff, assim responsável pelo seu leitor, lembro-me da conferencia que partricipei com ele em Minas Gerais, e tudo relaciona-se a vida e ao outro, deixo aqui, a co-responsabilidade que temos com gaia, com a vida e com a criação de deus.
    Leonardo boff, o profeta da atualidade. um abraço.

    Renato Ferreira
    Divinópolis-MG

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s