Onde e Aonde

Onde” significa em que lugar. “Aonde” equivale a para qual lugar e emprega-se sempre com verbos que dão idéia de movimento, como ir e levar. Exemplos: “Aonde Viviane vai?”. Com os verbos que não encerram idéia de movimento, usa-se “onde”: “Onde você mora?” e “A casa onde nasci não existe mais”. Onde e aonde são advérbios e, quanto à função, podem ser classificados como interrogativos e relativos. Serão interrogativos se integrarem oração interrogativa, tanto direta como indireta: “Onde está meu casaco?” e “Diga-me aonde Neusa foi”. Serão relativos se se referirem a antecedente expresso ou implícito: “Esta é a piscina onde fui campeão” (onde = em que, na qual ® relativo) e “Vou aonde você vai”. (Aonde = ao lugar para o qual ® o qual é relativo.) Esta oração equivale a “Vou ao lugar para o qual você vai“. Observe ainda que:

1. Onde se refere a lugar e não, a tempo. É incorreto, pois, dizer-se “É esse o momento onde entro”, pois se está falando de tempo. O correto é “É esse o momento quando (ou em que) entro”.

2. O prof. Celso Cunha ressalta que a distinção de emprego entre onde e aonde é anulada por muitos escritores de renome e para isso cita alguns exemplos de obras de autores como Machado de Assis e Fagundes Varela. (Veja CUNHA, 2000, pp.342-343.)

Anúncios

3 comentários em “Onde e Aonde

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s