Fórum das Letras

Postado em Atualizado em

Fórum das Letras reúne escritores, editores e críticos do Brasil e do exterior em Ouro Preto.

Exposições, oficinas, debates, saraus e mostra de cinema com literatura fazem parte da programação do evento, que acontece de 01 a 05 de novembro.

Programação

Mesas-redondas e palestras com grandes escritores, editores e críticos do Brasil e do Exterior. Confira na área de programação os convidados já confirmados. Oficinas e cursos para o público adulto e infanto-juvenil. Haverá curso abordando experiências de editoração com os mais importantes editores do país e curso de encadernação, voltados para o público adulto em geral. No Fórum das Letrinhas haverá oficinas voltadas tanto para as crianças quanto para os professores. “Via-Sacra Poética” Saraus de leituras de poemas contemporâneos, em horários sincronizados, nos bares e restaurantes da cidade. Lançamento de projeto de fomento à leitura – Círculos das Letras. Desenvolvimento de um livro com antologia de novos poetas.

Exposições

EXPOSIÇÃO: ALG(UMA) POESIA, DE GUILHERME MANSUR
PERÍODO: 01/11/2006 a 05/11/2006
LOCAL: CENTRO DE ARTES E CONVENÇÔES DA UFOP

O Fórum das Letras mostra no Centro de Artes e Convenções da UFOP cinco poemas-instalações e quinze poemas-cartazes do poeta ouro-pretano Guilherme Mansur. Dentre as instalações, três são inéditas: “Quarto dos quatro contos menores”, “Camelô” e “Papelão!”. Entre os poemas, Mansur apresenta cinco alfabetos-paródias inéditos, da série “Tipocines”.
Tipógrafo, editor e artista gráfico, Guilherme Mansur vem publicando desde os anos 70, quando criou a revista-objeto “Poesia Livre”. Durante esses anos, editou livros, jornais e revistas e realizou chuvas de poesia das torres de algumas igrejas de Ouro Preto.

EXPOSIÇÃO COLETIVA:
OS BICHOS ESTÃO SOLTOS – HOMENAGEM A MURILO RUBIÃO
PARTICIPAÇÃO: AÇÃO COLETIVA DO NÚCLEO DE ARTE DA EARMFA/FAOP
PERÍODO: 26/10/2006 a 19/11/2006
LOCAL: GALERIA NELLO NUNO – FAOP

Este ano comemora-se os 90 anos de nascimento de Murilo Rubião, escritor que marcou a literatura brasileira com seu realismo fantástico, criador do Suplemento Literário de Minas Gerais e primeiro presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto.
Para homenageá-lo, a Fundação de Arte de Ouro Preto através do Núcleo de Arte da EARMFA, promove a ação coletiva OS BICHOS ESTÃO SOLTOS – HOMENAGEM A MURILO RUBIÃO cujo ponto de partida é a obra literária deste importante escritor mineiro.
Todas as oficinas do Núcleo de Arte da EARMFA/FAOP estão mobilizadas para a criação das obras desta exposição que incluem três focos: pequenos recortes, cenários que remetem aos personagens e ambientações; bichos que saem dos contos e tomam conta da sala de exposições e por fim fragmentos dos textos literários.

EXPOSIÇÃO: 50 ANOS DO LIVRO GRANDE SERTÃO: VEREDAS
PARTICIPAÇÃO: FAOP/FIEMG
PERÍODO: 24/10/2006 A 12/11/2006
LOCAL: CENTRO CULTURAL E TURÍSTICO DO SISTEMA FIEMG

A exposição itinerante comemorativa: “50 anos do Livro Grande Sertão: Veredas” faz uma travessia pela obra e pela trajetória do escritor mineiro João Guimarães Rosa.
A exposição é composta de textos acessíveis a várias faixas etárias e de diferentes níveis de formação, com caráter didático ao desenvolvimento dos temas.

Alguns parceiros atuantes no Forum:

José Miguel Wisnik – ‘caríssimo’ professor de Teoria Literária da USP

ONG Sempre um Papo dos queridos amigos de Brasília. Onde a cultura acontece.

Mais informações aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s