A História das Palavras

Postado em Atualizado em

1- A palavra morfina, que, como vários outros termos médicos, é cognata em diferentes idiomas, obteve seu nome de Morfeu, deus dos sonhos. O nome Morfeu, criado pelo poeta romano Ovídio, vem do grego “morphe”, que quer dizer “forma”. O nome seria, portanto, uma alusão às formas que enxergamos nos sonhos.

2- O oceano Ártico tem esse nome por estar situado sob a constelação Ursa Menor, no Pólo Norte. Arctus é urso, em grego. Já o continente Antártico, mais comumente chamado Antártida, em português, é o que está em oposição ao Ártico (portanto, anti-ártico) no Pólo Sul.

3- Embora quase metade das palavras em inglês tenham origem latina, poucas foram incorporadas durante os quase 400 anos de ocupação romana da Grã Bretanha (anos 43 a 410). A grande maioria das palavras de origem latina foram introduzidas na língua inglesa durante e depois da renascença.

4- Até os cachorros falam línguas diferentes, ou pelo menos os seus donos ouvem línguas diferentes quando eles latem. No Brasil, as pessoas dizem que os cães fazem “au, au”; na Tailândia, que fazem “hong,hong”, na Argentina, “guau-guau”, no Japão, “won-won”, e nos Estados Unidos, “bow-wow”. A questão é… será que cachorros de diferentes nacionalidades se entendem?

5- Como muitos já sabem, a expressão “L.A.” é uma abreviatura de “Los Angeles”. O que quase todos desconhecem é que também “Los Angeles” é uma forma bem abreviada do nome original da cidade: El Pueblo de Nustra Señora la Reina de los Angeles de Porcinúncula”. Ou seja, entre o nome original e o apelido “L.A”, lá se vão 52 letras. (Fonte: The facts on File Encyclopedia of Word and Phrase Origins).

Anúncios

2 comentários em “A História das Palavras

    maria fernanda disse:
    12 março, 2007 às 11:09 pm

    gostaria de receber, se possível a referência etmológica das palavras: tesouro,respeito, sabedoria, íntegro, claro,seguro, discussão e amigo. Desde já obrigada. fernanda

    gilberto disse:
    20 fevereiro, 2009 às 1:12 am

    muito legal esse blog, achei osignificado que eu ja imaginava , mas confirmei aqui, legal…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s