Existem quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
A sua distribuição deve-se ao eixo de rotação da Terra que é levemente inclinado ao Sol, este pequeno detalhe é que vai gerar as estações do ano.
Inicialmente o ano era dividido em duas partes:
O período quente: O período quente era dividido em três fases, o Prima Vera marcado por temperaturas e umidades moderadas, o Tempus Veranus marcado pela temperatura e umidade elevada e o Estivum de temperatura elevada e baixa umidade.
O período frio: O período frio era dividido em duas fases também: O Tempus Autumnus em que as temperaturas cairiam gradativamente e o Tempus Hibernus, marcado por um itenso frio (época mais fria do ano), pela neve e pela ausência de fertilidade.
Para ajustar as estações à posição exata de rotação da Terra em relação ao Sol e relacionando sua influência da translação associada à mudança no eixo de inclinação da Terra, convencionou-se no ocidente dividir o ano em quatro estações, que são justamente as que nós conhecemos, em outros países esta divisão apresenta diferenças, como na Índia (são só três: estação quente, estação fria, estação chuvosa) e também na China onde dividem o ano em cinco estações.