Verbos Regulares e Irregulares (Introd.)

Postado em Atualizado em

Conjugar verbos em língua portuguesa não é tarefa das mais fáceis, sobretudo, por causa do grande número de verbos irregulares que compõem o nosso léxico. Mas isso não é
motivo para desanimar, afinal, mesmo em meio a tanta variação,
percebem-se certos padrões.

Os verbos regulares terminados em “-ear” conjugam-se, no presente do indicativo, como passear”
(passeio); os terminados em “-iar”, como “adiar” (adio). É esse o caso dos parônimos arriar (arrio) e arrear (arreio).

Já o verbo “ansiar” se conjuga como “passear” apesar de sua terminação. Dizemos “eu anseio”, forma seguida por: anseias, anseia, ansiamos, ansiais, anseiam. Trata-se, portanto, de um verbo irregular.

É interessante notar, entretanto, que a irregularidade desaparece nas duas primeiras pessoas do plural. Isso acontece com os demais verbos que acompanham o seu paradigma (mediar, intermediar, remediar, odiar,incendiar).

Digno de nota também é o verbo “requerer”, que, na primeira pessoa do singular, no presente do indicativo, assume a forma “requeiro”. Nas demais pessoas, segue o modelo de “querer”. Mas só no presente.

No passado, a semelhança se desfaz: “eu quis”, mas “eu requeri”. “Reaver” é derivado de “haver” e como este se conjuga, mas apenas nos tempos e pessoas em que aparece a letra “v” (havemos/reavemos).

Sua conjugação é incompleta, ou seja, é um verbo defectivo. Alvo de constantes confusões é a flexão do futuro do subjuntivo, tempo empregado para exprimir a possibilidade de uma ação futura.

Isso porque sua forma se confunde com a do infinitivo nos verbos regulares. “Quando (ou se) eu pensar” é forma conjugada do futuro do subjuntivo, idêntica à do infinitivo. Se o verbo for irregular, as duas flexões não mais coincidirão. Dizemos: “Se eu fizer”, não “fazer”; “se eu vir”, não “ver”.

Para obtermos o futuro do subjuntivo, devemos conjugar o verbo na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (fizeram, viram) e, a seguir, suprimir a terminação “-am”. A forma
resultante (fizer, vir) será a da primeira pessoa do singular.

Certa prova da Unicamp pediu aos vestibulandos que encontrassem uma inadequação no seguinte trecho: “…mas Lula só aprova um acordo se o governo retirar a medida provisória dos salários, suspender os vetos à Lei da Previdência e repor perdas salariais”.

O candidato deveria notar que a forma “repor” (infinitivo) está empregada no lugar de “repuser” (futuro do subjuntivo) e explicar que a proximidade de dois verbos regulares (retirar e suspender) fez que o redator se confundisse.

Thaís Nicoleti de Camargo

42 comentários em “Verbos Regulares e Irregulares (Introd.)

    teresa disse:
    23 novembro, 2006 às 9:18 pm

    não vale nada

    Felipe Caetano disse:
    28 novembro, 2006 às 2:42 pm

    very >

    romario disse:
    11 abril, 2007 às 8:06 pm

    nao consegui encontrar o que eu queria

    Caroline disse:
    30 abril, 2007 às 12:15 pm

    eu gostaria de achar um epigrafe para o meu trabalho relacionado a verbos irregulares e defectivos.

    Maria Angela disse:
    11 maio, 2007 às 6:25 pm

    Que maravilha!É muito bom este site.
    Respondam-me:
    Posso dizer: Qual a afirmativa verdadeira? isso é redundante?

    Emanueli e Juliana disse:
    14 maio, 2007 às 11:52 am

    muito bom msmo

    mariana disse:
    5 junho, 2007 às 11:07 pm

    gostei d+ dessa introdução..
    super legal e interessante..

    =]

    victoria disse:
    17 junho, 2007 às 5:28 pm

    eu queria os verbos irregulares de: pôr,ir,ter e ser
    mas não achei!

    milene dos santos disse:
    20 junho, 2007 às 11:40 am

    very legal…………

    best……….

    Uma pessoa!1 disse:
    26 junho, 2007 às 10:51 pm

    Eu não achei oque eu tanto queria,pois acabei tirando (i) pois o trabalho estava errado!!mas mesmo assim gostei muito desse site e já consegui recuperar a nota vermelh!!!!!!

    Uma pessoa!1 disse:
    26 junho, 2007 às 10:53 pm

    Eu tirei uma nota vermelha pois isso não estava valendo pro pof,então tirei nota (i) mas mesmo assim esse site e muito bom!!!!!!!

    Lele disse:
    30 junho, 2007 às 4:45 pm

    esse site é muito bom consegui encontrar o que eu queria. e o meu trabalho ficou muito bom!!!

    Letícia disse:
    30 junho, 2007 às 4:47 pm

    esse site me facilitou muita coisa e com certeza me ajudou a fazer meu trabalho

    Joe disse:
    25 julho, 2007 às 2:33 pm

    BOM …

    MAIS OU MENOS

    AJUDOU UM POUQUINHO …

    MAIS NAO DEU PARA FAZER A PESQUISA TODA

    MAIS TA VALENDO PO

    iza disse:
    28 agosto, 2007 às 4:13 pm

    queria saber como se conjuga nos pretéritos e nos futuros o verbo passear

    Geraldo disse:
    30 agosto, 2007 às 2:25 pm

    Eu acho que faltou mais detalhes nas explicações.

    **Gustavo** disse:
    4 setembro, 2007 às 4:08 am

    e ta bom

    mas ta incompleto faltou verbos conjugados e mais exemplos

    mas ta bom

    =]

    **Gustavo** disse:
    4 setembro, 2007 às 4:12 am

    da pro gasto eu achei q era melhor…

    não consegui pesquizar tudo
    =]

    luisa disse:
    15 outubro, 2007 às 2:31 am

    creo q dbrian poner ejemplos

    Jessyka disse:
    8 novembro, 2007 às 11:53 am

    Podiiam colocar mais exemplos e deixar mais claro as explicações

    jeffersom disse:
    17 dezembro, 2007 às 1:45 pm

    nao achei muito bom porque eu queria exemplos

    gg disse:
    18 dezembro, 2007 às 5:06 pm

    ñ serviu …
    incompleto o assunto

    ffdgfff disse:
    18 dezembro, 2007 às 5:07 pm

    muuuito legal esse site!
    adorei…

    Laenna disse:
    12 março, 2008 às 4:53 pm

    Ele comprou uma bicicleta?

    monique fernandes disse:
    7 abril, 2008 às 3:50 am

    ñ serviu……..q pena .
    o conteudo que eu achei esta um pouco confuso,gostaria de ter achado um conteúdo melhor.

    meirielle caroline fernandes disse:
    14 abril, 2008 às 1:20 pm

    eu nao entendi quase nada
    disso queria alguma coisa que esplicasse melhor

    raissa disse:
    21 maio, 2008 às 1:28 pm

    muito bom melhor q o professor!!!!
    achei tudo q eu queria tirei 10!!!!

    mykell disse:
    21 maio, 2008 às 1:32 pm

    nao era bem o q eu procurava mais deu pra tirar alguma coisa importante
    muiiiiiiiiiiiito legal

    mykell disse:
    21 maio, 2008 às 1:33 pm

    maravilhoso

    juliane disse:
    21 maio, 2008 às 1:34 pm

    muito legal

    thays disse:
    16 junho, 2008 às 2:53 pm

    gostei do site ta me ajudando muito!
    :*

    Ana Carolina disse:
    5 agosto, 2008 às 5:37 pm

    brincadeira eu achei o que eu quero, vlw mto obrigada

    tata disse:
    24 agosto, 2008 às 9:56 pm

    nao consegui encontrar o que eu queria

    Gabriela ♠ disse:
    19 outubro, 2008 às 11:08 pm

    Nossa , valeeu ae Thais !
    Me ajudou bastaante a fazer meu trabalho de port !
    Briigada mesmo 😀

    vanderleia 14 fevereiro,2009 disse:
    14 fevereiro, 2009 às 9:48 pm

    ha gostei me ajudou bastante

    Bya disse:
    2 março, 2009 às 5:34 pm

    eu queria ver os verbos conjugados, tipo verbo ser no pretérito imperfeito ficar no mais que perfeito…. e mais um monte de verbos que não achei aqui!!!

    Renataa (: disse:
    23 março, 2009 às 9:54 pm

    Éé muitoo BOOOOM este site , maais qriaa mais exemplooos de VEBOOOS REGULARES e INREGULAREES ‘

    😀

    bianka disse:
    31 março, 2009 às 8:57 pm

    gostei demais desse site…ele me ajudara a passar na prova de portugues qe sera amanha

    joao carlos disse:
    7 abril, 2009 às 6:41 pm

    eu achei esse site bom porque ele me ajudou a fazer o mue trabalho

    Tello disse:
    8 abril, 2009 às 3:27 pm

    me ajudou legal
    nada é tão ruin que não possa piorar e
    tão bom que nao possa melhorar

    Gabriela disse:
    12 abril, 2009 às 8:20 pm

    q merda eu quero a conjugaçao!!!

    Thatii disse:
    9 maio, 2009 às 9:37 pm

    Acheii legaal mas não esta 100% completoo.
    Falta mais informaçõees.
    =D

Deixe um comentário

