Satélite da NASA Detectou Enorme Tempestade Cósmica

Postado em Atualizado em

O satélite Swift da NASA detectou uma tempestade estelar tão grande que, se tivesse ocorrido no Sol, teria eliminado a vida na Terra, informou hoje a agência espacial norte-americana.

sol

A enorme explosão foi captada numa estrela de massa ligeiramente inferior à do Sol, num sistema binário chamado II Pegasi, na constelação de Pégaso, em Dezembro de 2005.

Segundo um comunicado da NASA, a energia libertada pelo fenómeno foi centenas de milhões de vezes superior à de uma tempestade solar, ou seja, o equivalente a cerca de 50 biliões de bombas atómicas.

“Por sorte”, refere o comunicado, “o nosso Sol é uma estrela estável e não produz conflagrações desse tipo. Além disso, II Pegasi está a uma distância segura, a cerca de 135 anos-luz da Terra”.

Os cientistas recolheram provas directas de que o fenómeno envolve uma aceleração de partículas, como acontece com o Sol.

“O clarão foi tão gigantesco que pensámos que se tratasse da explosão de uma estrela”, disse Rachel Osten, cientista do Centro Goddard de Voos Espaciais da NASA.

“Este fenómeno em II Pegasi foi a nossa primeira oportunidade de estudar os pormenores das tempestades noutras estrelas, como se estivessem tão perto como o nosso próprio Sol”, acrescentou.

As tempestades solares surgem na coroa, a parte mais externa da atmosfera do Sol onde a temperatura é de cerca de 1,1 milhões de graus centígrados.

Na superfície solar, chamada fotosfera, a temperatura é de 3300 graus e a explosão lançou para o cosmos uma enorme chuva de raios-X.

Se tivesse ocorrido um fenómeno semelhante no nosso Sol, estes raios teriam cruzado o escudo protector da atmosfera terrestre e provocado não só uma alteração climática como uma extinção em massa da vida na sua superfície, segundo os cientistas.

“O Swift foi construído para captar raios gama, mas podemos utilizar a sua velocidade para detectar tempestades estelares e explosões de supernovas”, disse Neil Gehrels, cientista do Centro Goddard.

fonte: Público.pt

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s