Dicas para Desenvolver um Trabalho

Postado em Atualizado em

Primeiramente, você deve estar por dentro do tema, quando digo estar por dentro do tema é saber exatamente tudo o que deve ser abordado e escrito no seu trabalho.
Ao invés de procurar pela Internet ou em livros (enciclopédias) você deve saber o que realmente procura para evitar “perder tempo” colhendo material errado.

Um exemplo disso é quando um professor de história pede apenas as fases da Primeira Guerra Mundial e você ao pesquisar sobre o tema aborda toda a história da Primeira Guerra Mundial (desde as suas alianças, início, fases e término da primeira guerra), isso caracteriza uma “perda de tempo”, ao menos que seu professor seja totalmente “compreensível”.

brasil escola

Inicie sua busca, procure no Brasil Escola, sites de busca o tema proposto pelo seu professor, encontre várias fontes possíveis, não fique preso a somente uma fonte, pois assim você poderá tornar seu trabalho mais rico em informações.

Após encontrar os temas, inicie uma leitura de todos materiais que encontrou, comece a grifar nestes materiais, (note que é importante que você tire cópias dos materiais que encontrar, pois é deselegante rabiscar livros e enciclopédias) após “sublinhar” todos materiais inicie a composição do seu texto.
Note que um bom texto e uma boa redação ajudam na composição do seu trabalho.

Após o término do texto, inicie sua introdução e conclusão, na introdução você deverá indicar do tema que vai tratar no trabalho e suas perspectivas para escrevê-lo, já na conclusão você deverá escrever o que aprendeu no tema, nada de encher lingüiça, tente ser direto e objetivo.

Não se esqueça também da bibliografia, ela é muito importante nos trabalhos escolares, inclusive indicar a bibliografia dos materiais colhidos pela Internet.

Por Thiago Ribeiro
Equipe BrasilEscola.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s