Corpus do Português

Postado em Atualizado em

Página altamente recomendada para aqueles que trabalhamos com a língua portuguesa ou  simplesmente fonte de pesquisa para estudantes.

Corpus do Português

corpus do portugues

Este sítio permite pesquisar fácil e rapidamente mais de 45 milhões de palavras em mais de 50,000 textos em português dos Trezentos (1300s) aos Novecentos (1900s). A interface permite pesquisar palavras exatas ou frases, lemas, classes gramaticais, ou qualquer combinação do antes mencionado. Proporciona também a pesquisa de palavras vizinhas (collocates) com um máximo de dez palavras de cada lado ( ex.  todos os substantivos perto de cadeia, todos os adjetivos perto de mulher, ou todos os substantivos perto de girar).
O corpus também facilita, de pelo menos três maneiras diferentes, comparação da freqüência e distribuição de palavras, frases e construções gramaticais através de textos:

  • Registro: comparações entre o falado, a ficção, o jornalístico, e o acadêmico

  • Dialeto: Portugal versus Brasil no século XX

  • Período histórico: comparação de séculos diferentes dos Trezentos (1300s)aos Novecentos (1900s)

Realizam-se com facilidade consultas de índole semântica no corpus. Por exemplo, a diferença de significado entre duas palavras relacionadas, pode ser determinada através da comparação e contraste das palavras vizinhas (collocates). Pode-se encontrar a freqüência e a distribuição de sinônimos de mais de 20,000 palavras e comparar esta freqüência em registros ou países diferentes, ou inclusive ao longo dos séculos. Estas listas de palavras podem ser armazenadas e usadas em futuras consultas. Pode-se, além disso, criar suas próprias listas de palavras com um parentesco semântico, e usá-las como parte da consulta.

Faça uma pequena excursão de três minutos que apresentará os aspectos principais do corpus. Um simples clique para cada consulta preencherá automaticamente o formulário de pesquisa, pesquisará 45 milhões de palavras de textos, e exibirá os resultados. Este corpus de português é rápido, grátis, fácil de usar, e achamos que oferece características importantes não encontradas em nenhuma interface existente de corpora grandes de português.
Visite esta página aqui

Anúncios

2 comentários em “Corpus do Português

    Roney Marques disse:
    13 novembro, 2006 às 10:40 pm

    Pode ter certeza que nao foi pro guinnes, pq algum maluco tentou mais que ele. E com certeza, o cara tbem deve ser chines, huahua

    acomentarista disse:
    14 novembro, 2006 às 10:03 am

    Parabéns! Seu blog hoje é referência na área dos estudos lusófonos.

    beijos

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s