Os Gêneros em Português

Postado em

Em português, os nomes podem pertencer ao gênero feminino e ao masculino. Uma palavra do gênero feminino designa especificamente ser vivo do sexo feminino ou coisa que passa idéia feminina, por razões etimológicas ou psicológicas. Já o gênero masculino, além de designar seres do sexo masculino ou coisas que passam idéia masculina, abrange também palavras de significado mais geral – por exemplo, o homem, referindo-se ao gênero humano – ou vocábulos no plural que compreendem seres ou coisas considerados masculinos e femininos. Assim, se dizemos o menino chegou ou a menina chegou, sabemos que a referência é a um garoto ou a uma garota. Entretanto, se dizemos os meninos chegaram, não sabemos se são todos do sexo masculino ou se há garotos e garotas no grupo. É por isso que dizemos que o masculino é gênero geral, “não-marcado” e o feminino é “marcado”, pois este designa especificamente seres femininos. Dessa maneira, o feminino é considerado variação morfológica do masculino, tomado como base. Outras línguas, como o grego e o latim, possuem o gênero neutro. As palavras a ele pertencentes não são nem femininas nem masculinas. O português, apesar de não possuir o neutro, guarda alguns vestígios dele – herança latina -, como os pronomes invariáveis isto (masc. este e fem. esta), isso (masc. esse e fem. essa), aquilo (masc. aquele e fem. aquela), algo, tudo, nada, etc.

A referência ao gênero é feita através de artigos (o/a, como em o boi / a vaca), pronomes (ele/ela, meu/minha, este/esta, como em ele veio, ela veio; meu dentista, minha dentista; este garfo, esta colher), pela distinção mediante morfemas de gênero (-o/-a, como em gato/gata; -ês/esa, como em freguês/freguesa; ão/ona, como em chorão/chorona).

Modernamente, temos visto na imprensa o emprego da palavra “gênero” em contexto biológico, o que representa inovação, já que gênero é conceito eminentemente gramatical.

fonte:  Prof. Paulo Hernandez

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s