Falando Corretamente

Postado em

a – Você diz ASTERÍSTICO? O certo é ASTERISCO;
b – Você diz BENEFICIENTE? É BENEFICENTE (Beneficência Portuguesa);
c – A casa é GEMINADA (da latim geminare = duplicar) e não GERMINADA (nascer, brotar);

d – O peixe tem ESPINHA   (espinha dorsal) e não ESPINHO (plantas têm espinhos);
e – Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA;
f – O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO;
g – FAZ dois anos que não o vejo e não FAZEM dois anos;
h – POR ISSO e não PORISSO;
i – HAVIA muitas pessoas no local e não HAVIAM;
j – PODE HAVER problemas e não PODEM HAVER.…;
k – PROBLEMA e não POBLEMA e nem POBREMA;
l – A PARTIR e não À PARTIR;
m – Para EU  fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, comprar ou comer;
n – A pronúncia de CD – ROM é igual a ROMA sem o A (não é CD-RUM nem CD-pinga, CD-vodka, etc.); ROM quer dizer read only memory Memória apenas para leitura;
o – A pronúncia de HALL é RÓL  não RAU, nem AU (como doem meus ouvidos!);
p – E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING: não é eu vou ESTAR  mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando e sim eu vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e  CORRETO).

2 comentários em “Falando Corretamente

    Paulo Guinote disse:
    16 novembro, 2006 às 10:39 pm

    Vocês conhecem por aí uma coisa que agora em Portugal chamada Nova Terminologia Linguística.
    Olha aqui http://educar.wordpress.com/2006/11/01/tlebs-ou-o-delirio-taxonomico

    Carlos Henrique Redkva disse:
    18 fevereiro, 2008 às 6:44 pm

    É correto falar atropelo no lugar de atropelamento

Deixe um comentário

