Fui que fiz, fui eu quem fez ou fui eu quem fiz ?

Pois todas estão corretas. Vejamos:

Fui eu que fiz – Justificativa – O verbo que tem como sujeito o pronome relativo que concorda em número e pessoa com o antecedente, a palavra que precede esse pronome. Exemplos:

“Foi ele que te nomeou“, “Sou eu que vou agora”, “Fomos nós que escrevemos a carta” e “Serão os pais dele que receberão a herança”.
Fui eu quem fez – Justificativa – Se o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo, geralmente, permanece na terceira pessoa do singular. Exemplos:

“Foi ele quem te nomeou“, “Sou eu quem vai agora”, “Fomos nós quem escreveu a carta” e “Serão os pais dele quem receberá a herança”.
Fui eu quem fiz – Justificativa – Se o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo pode ser influenciado pelo sujeito da oração anterior, com o qual acaba concordando. Exemplos:

“Sou eu quem vou agora”, “Fomos nós quem escrevemos a carta” e “Serão os pais dele quem receberão a herança”.

fonte: Prof. Paulo Hernandes

Tech Tags:

1 comment so far

  1. Lia on

    está aí uma coisa que sempre me confunde! rsrs

    adoroa as dicas do seu site!

    bjo


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 190 outros seguidores

