Dez Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.

2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.

3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.

4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

redaçao

6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.

7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

8 ) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

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471 comentários em “Dez Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação

  1. fundamentais essas dicas.. os bons professores sempre alertam sobre.. mas sempre deixamos despercebido heheehuehu.. ver se vc arranja 10 dicas de como fazer uma boa narração agora!
    abraço

  2. Bom…
    vou utilizar estas dicas na minha avaliação…
    Espero que as mesmas me aprovem…
    Após a divulgação das notas…
    Eu lhe passarei para você ver…
    Se obtive um bom resultado…
    Obrigado…
    Agradecido desde já…

  3. Amei todas as dicas realmente são proveitosas
    mas como é um comentário é bom ressaltar q sejam colokdos exemplos para kda assunto abordado,assim facilitará a nossa vida!!!

  4. olá!!!
    Dizem q a internet só serve para bate-papos.
    Pois é esse que inventou isso está fora de moda,pq sua vida vc é quem faz.Existem PESSOAS COMO VCS q ainda se interessa coma nossa EDUCAÇÃO.
    Dicas Valiosissimas!!!
    Meu muito obrigado!!!!!!!

  5. espero q vcs continuen nos ajudando,pois no Mundo onde vivemos é feito de girias coisa que as redações ñ permitem jamais.Eu sei q vcs irão nos instruir cada vez mais!!!!!
    ALOHA

  6. Olá!
    Obrigado por nos ajudar nesse assunto.Que por sinal tras muitas duvidas.
    Isso nos mostra que a internet nao serve somente para bate-papo, serve tambem para nos instruir.
    Tirei varias duvidas.
    Me ajudou bastante,e sei que ajuda varios jovens.
    COntinuwm assim..
    Trabalhando para um bem Comum:O aprendizado!

    Muito obrigado!

  7. Muito 10 mesmo, essas dicas!
    E com certeza, estas vão me ajudar bastante
    na hora em que eu irei elaborar a minha radação!
    Fico muito grata por isso!!!
    Continuem SEMPRE assim, nos axiliando…

  8. Este site indiretamente foi feito em especial para mim,pois, era exatamente isso que estava faltando pra tirar minhas duvidas.
    Minha prova será dia 25/02/07 se eu passar, vou mandar muitos agradecimentos alèm desses de agora!
    Muito obrigado.

  9. espero que com estas dicas possa
    fazer uma boa redação e que possa
    conseguir uma boa redação, e conseguir o meu 1º emprego e com ceretza estas dicas vam me ajudar muito

  10. Gostei muito das dicas, são esses pequenos detalhes que fazem a diferença na hora da prova, ou em qualquer exame ocorrido no momento.
    Agora basta treinar!

  11. Gostaria de saber como dever ser os títulos em uma dissertação de vestibular quanto à quantidade de palavras, se há necessidade de pular uma linha entre o título e o início do primeiro parágrafo, se posso ou não grifar o título

  12. Na verdade, quero esclarecer uma pequena dúvida: Pretendo concorrer ao exame vestibulinho (na UFPa) e quero saber qual o tipo de linguagem a ser utilizada na prova de redação: Linguagem ‘rebuscada’ (considerando-se o nível dos examinadores) ou simples, usual?

    Grato pela atenção,
    Márcio

  13. vale ressaltar que esta tipologia textual exige conhecimentos estruturais acerca da Dissertação, que são essenciais para se redigi-la, entre os quais:
    > Seu texto deve ter clareza, objetividade e concisão;
    > O Título não pode apresentar verbos no passado e sim de preferência no presente; evitando-se também usos exagerados de adjetivos.
    > Na introdução deve-se evitar expressões e palavras que caíram na metomínia: “Hoje em dia”, “atualmente”, “desde os primórdios”, entre outros. Existem técnicas especificas nesta esfera redacional.Inicie com uma citação, ou definição cuidadosa, ou com duas idéias contrárias, ou com uma reflexão, entre outros mais.
    > O desenvolvimento deve apresentar dos objetos ou mais para se argumentar, isto é, defender uma tese. Através de argumentos explicitos, coeso e coerente.Apresentando-se, portanto, elementos que indiquem causa e conseqüência;
    > Já na conclusão, geralmente, os especialistas em produção textual orientam se retormar os aspectos fundamentais discutidos no início e meio da redação. Mas,pode-se apontar soluções e problemas a serem analisados e solucionados. Evitando-se, então, soluções fantasiosas, é preciso abordar fatos concretos e reais. Pode ser utilizada uma paráfrase de um poeta ou profissional conhecido. Ou usar a tacada de mestre: Uma reflexão imposta aos leitores que busque fazer com que eles pensem no problema (assunto). Ex: Será que realmente para se resolver o problema do aumento da criminalidade praticada por jovens, deve-se reduzir a maioridade pemnal de 18 anos para 16 anos? Será que se investisse mais na melhoria da educação, na geração de emprego e renda e, sobretudo, no regaste dos valores por parte das famílias que a cada dia estão mais desestruturadas não seria uma excelente solução?

  14. Acredito que este Site contribui bastante para o enriquecimento lingüístico-textual, sobretudo daqueles que infringi-se de maiores dificuldades. Algumas Técnicas Redacionais imprescindíveis: CARTA DE APRESENTAÇÃO Caro aluno, Muitas vezes se tira nota baixa em REDAÇÃO simplesmente porque se comete uma série de erros gramaticais bobos, tolos, inadmissíveis. A principal finalidade deste MANUAL será contribuir de forma decisiva para que claudicações dessa natureza não mais sejam repetidas. É uma obra que se destina a estudantes que estejam fazendo o último ano do curso pré-escolar, cursando os ensinos fundamental e médio, até aqueles que estão se preparando para concurso ou vestibular. Servirá, portanto, para qualquer membro da família, inclusive para quem já concluiu o curso universitário e queira aprimorar-se na arte de escrever. Meus Sinceros Agradecimentos, Profº. Geimes Raulino MELHORE SUA REDAÇÃO Oferecemos algumas dicas para que o vestibulando faça um bom texto na prova de redação. Pode-se dizer ser os “os dez mandamentos da redação”. 1) Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto na construção das sentenças. Escreva com simplicidade. 2) Corte palavras sempre que possível. Use a voz ativa, evite a passiva. Evite termos estrangeiros e jargões. 3) Seja cauteloso ao utilizar as conjunções “como”, “entretanto”, “no entanto” e “porém”. Quase sempre são dispensáveis. Evite o uso excessivo de advérbios. Tome cuidado com a gramática. 4) Tente fazer com que os diálogos escritos (em caso de narração) pareçam uma conversa. Uso do gerúndio empobrece o texto. Exemplo: Entendendo dessa maneira, o problema vai-se pondo numa perspectiva melhor, ficando mais claro… 5) Evite o uso excessivo do “que”. Essa armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas. Exemplo: O fato de que o homem que seja inteligente tenha que entender os erros dos outros e perdoá-los não parece que seja certo. Adjetivos que não informam são dispensáveis. Por exemplo: luxuosa mansão. Toda mansão é luxuosa. Tenha coerência textual. 6) Evite clichês (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: “subir os degraus da glória”, “fazer das tripas coração”, “encerrar com chave de ouro”, “silêncio mortal”, “calorosos aplausos”, “mais alta estima”. 7) Verbo “fazer”, no sentido de tempo, não é usado no plural. É errado escrever: “Fazem alguns anos que não leio um livro”. O certo é “Faz alguns anos que não leio um livro”. 8) Cuidado com redundâncias. É errado escrever, por exemplo: “Há cinco anos atrás”. Corte o “há” ou dispense o “atrás”. O certo é “Há cinco anos…”. 9) Só com a leitura intensiva se aprende a usar vírgulas corretamente. Leia os bons autores e faça como eles: trate a vírgula com bons modos. As regras sobre o assunto são insuficientes. Leia muito, leia sempre, leia o que lhe pareça agradável. 10) Nas citações, use aspas, coloque a vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo. Exemplo: “O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.”, disse Samuel Johnson. NOCÕES DE DISSERTAÇÃO Existem dois tipos de dissertação: a dissertação expositiva e a dissertação argumentativa. A primeira tem como objetivo expor, explicar ou interpretar idéias; a segunda procura persuadir o leitor ou ouvinte de que determinada tese deve ser acatada. Na dissertação argumentativa, além disso, tentamos, explicitamente, formar a opinião do leitor ou ouvinte, procurando persuadi-lo de que a razão está conosco. Observar a estrutura dos textos dissertativos é um bom momento de aprendizagem. Recomenda-se tal exercício aos vestibulandos: ler editoriais e artigos de jornais. Na dissertação expositiva, podemos explanar sem combater idéias de que discordamos. Por exemplo, um professor de História pode fazer uma explicação sobre os modos de produção, aparentando impessoalidade, sem tentar convencer seus alunos das vantagens e desvantagens deles. Mas, se ao contrário, ele fizer uma explanação com o propósito claro de formar opinião dos seus alunos, mostrando as inconveniências de determinado sistema e valorizando um outro, esse professor estará argumentando explicitamente. Para a argumentação ser eficaz, os argumentos devem possuir consistência de raciocínio e de provas. O raciocínio consistente é aquele que se apóia nos princípios da lógica, que não se perde em especulações vãs, no “bate-boca” estéril. As provas, por sua vez, servem para reforçar os argumentos. Os tipos mais comuns de provas são: os fatos-exemplos, os dados estatísticos e o testemunho. Em geral, para se obter maior clareza na exposição de um ponto de vista, costuma-se distribuir a matéria em três partes: Introdução – em que se apresenta a idéia ou o ponto de vista que será defendido; Desenvolvimento ou argumentação – em que se desenvolve o ponto de vista para tentar convencer o leitor; para isso, deve-se usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer à opinião de especialistas, fornecer dados, etc. Conclusão – em que se dá um fecho ao texto, coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados. MODELO DE DISSERTAÇÃO Veja o seguinte tema: “A nova ordem mundial enfraqueceu ou não o poder político?”. Uma “dissertação-modelo” foi por nós elaborada com o propósito de demonstrar uma das múltiplas formas possíveis de abordagem do tema em questão e para exemplificar um modo pelo qual um eventual vestibulando pudesse abordar o tema. Atenção: o texto que se segue, em hipótese alguma, é uma forma única de se escrever sobre o assunto; ele é simplesmente um modelo, uma sugestão. TÍTULO: OS NOVOS DONOS DO PODER Ao longo dos Tempos Modernos, período compreendido entre os séculos XVI e início do XIX, o poder do Estado sobre a nação era exclusivo e incontestável. As estruturas econômicas, sociais e culturais ainda não tinham transcendido* as fronteiras dos estados nacionais. Desconhecia-se qualquer organização supranacional, com exceção da Igreja Católica, que afrontasse o poder do Rei, então absolutamente soberano sobre as atividades e comportamentos de seus súditos. O poder político e jurídico do Estado tinha condições de impor regras e determinações a empresas, instituições da sociedade civil e também aos cidadãos. Desobedecer a vontade do “Príncipe*” significava prisão, represálias e, muitas vezes, até a eliminação física pelo emprego da pena capital. Na época, portanto, era absolutamente válida a conhecida frase de Luís XVI, o “Estado sou eu”. Com o desenvolvimento do capitalismo, ampliando, em escala mundial, o comércio e as aplicações financeiras, o estado nacional se depara com um novo cenário: sua política econômica, suas decisões jurídicas e institucionais devem, a partir daí, levar em consideração os interesses e projetos de outras nações. Na fase mercantilista, a filosofia econômica das nações absolutistas, os governos impunham barreiras protecionistas para evitar a entrada de artigos estrangeiros em seu território. A crescente mundialização da economia, já evidente no século XIX, impedia restrições alfandegárias, pois o país que evitasse comprar gêneros importados, também não venderia os seus para os mercados externos. Começava imperar uma lógica econômica supranacional que sobrepujava* a vontade dos poderes políticos nacionais. Agora, empresários e investidores, se prejudicados pelo “Príncipe”, operariam em terras estrangeiras, solapando* a economia e as finanças de seu próprio país. Nascia uma “nova pátria”, não mais a definida por um solo, por uma origem étnica ou por hábitos culturais comuns, mas a “a pátria do lucro”. Para o homem contemporâneo, o “lar nacional” não mais seria determinado por laços afetivos – patriotismo e nacionalismo -, mas, isto sim, pelo lugar que permitisse o crescimento econômico e a ascensão social. O Rei tornou-se cauteloso: perseguir o capital implicava perdê-lo. Também a proliferação de idéias e estados liberal-democráticos, criou um fenômeno até então inédito: a “opinião pública”. Os cidadãos e segmentos sociais, agora menos tutelados* pelo Estado, passaram a exigir seus direitos e a limitar a prepotência* do Poder. Os governos, agora, só podiam agir dentro das normas instituídas pelo Direito. O Soberano já não mais podia ser Déspota*.Nos anos recentes, a globalização financeira, econômica e a difusão de hábitos culturais em escala planetária restringiram ainda mais a ação dos estados nacionais. Hoje, já se fala de uma sociedade civil* internacional. Antes, crimes e outras atitudes ilícitas levadas a efeito pelos governantes eram desconhecidos pelos povos; hoje, as redes internacionais de comunicação informam todos os cidadãos sobre as ações dos poderosos. A condenação moral tornou-se mundial, inibindo os mandatários* políticos. A produção é global, escapando progressivamente ao controle do Estado; a circulação de bens é planetária, dificultando decisões estatais que prejudiquem o livre comércio; a cada dia se formam organizações não-governamentais que atuam em escala mundial. Esboça-se*, até mesmo, um Direito Penal internacional, visando punir crimes contra a humanidade. Não, definitivamente não, se pode dizer “aqui mando eu”. O Estado, sem dúvida, ainda é um aparelho de mando*, mando este, contudo, compartilhado com outros “donos do poder”. DESCRIÇÃO É raro a descrição ocorrer isolada da narração e vice-versa. Tanto que os conceitos de descrição e narração são mais pressupostos metodológicos do que resultado da observação experimental dos discursos. Descrição é um tipo de discurso que dá ao receptor a situação vigente do universo narrativo considerado que, não raro, é o universo de objetividades. É o discurso sobre o que é imutável ao longo da ocorrência dos fenômenos. É discurso sobre o que é. Narrar é informar, através do discurso, sobre a mutação das coisas. A narração trata dos fatos, da ação. Narrar é dizer o que acontece. Tipos de descrição Tradicionalmente, as descrições são classificadas pelo assunto que abordam. Nessa classificação, dois tipos se destacam: a descrição geográfica e o retrato. A descrição geográfica trata da aparência das coisas não humanas tal qual se dão à percepção. O retrato trata das aparências do ser humano, enquanto indivíduo ou tipo, tanto físicas como de caráter e ideologia. Uma outra forma de classificar as descrições é pelo critério da ordem, com a qual apresentam as partes do discurso. Há descrições topográficas, de background progressivo, de complexidade crescente, em ordem atenuante ou agravante, conforme o caso. Os tipos de ordenação são muitos e incluem também o caso da ausência de ordem. Um outro critério de classificação é o das características do que se descreve sobre o objeto. Há descrições: Classificatórias. Organizam as partes segundo uma taxonomia. Fisiológicas. Explicam a função e o funcionamento das partes. Organizacionais. Explicam as relações entre as partes. Semelhanças da descrição com a narração Descrição e narração são categorias de uma mesma classe. Enquanto uma explana, informa uma situação, a outra explana as mutações da situação. Ambas são referência a um universo que pode ser o universo objetivo. DESCRIÇÃO SUBJETIVA X DESCRIÇÃO OBJETIVA: objetiva – quando o objeto, ser, etc são narradas/apresentadas como realmente são físicamente/na realidade. subjetiva – quando há a interferância da emoção, ou seja, quando o objeto/ser/etc, são tranfigurados pela emoção do autor. No terreno objetivo temos as informações (dados do conhecimento do autor do texto: livro comprado em Lisboa), as caracterizações (dados que estão no objeto de descrição: livro vermelho). Já no subjetivo, estão as qualificações (impressões subjetivas sobre o ser ou objeto: livro interessante). O ideal é que uma descrição possa fundir a objetividade, necessária para a “pintura” ser a mais verídica possível, e a subjetividade que torna o texto bem mais interessante e agradável. Sendo assim, a descrição deve ir além do simples “retrato”, deve apresentar também uma interpretação do autor a respeito daquilo que descreve. ELEMENTOS DA NARRATIVA Ficção: é o discurso narrativo ou representação ou fábula que nos remete a uma construção subjetiva em que figuram entidades, ações e situações que formam um todo organizado não veraz. Universo ficcional: é uma criação subjetiva intuída a partir de uma ficção, formado por entidades, ações e situações formando um todo organizado e hipotético. O discurso narrativo ou representação ou fábula é o ponto de partida para a construção do universo ficcional, que não é dado em si, mas por aspectos. Podemos até imaginar o universo ficcional se estendendo para além de onde é possível ver pela janela do discurso. Mera divagação! O que extrapolamos para além dos dados do discurso é por nossa conta e risco, o que não deixa de ser saudável em certos casos. Se o discurso nos remete a um universo ficcional, em certos aspectos análogo ao universo objetivo, diremos que ele possui uma dimensão realista, o que para a Mimética é um atributo contingente. Situação: é a ordem dos elementos do universo ficcional em dada coordenada de tempo ficcional. Ação: são as mudanças que ocorrem no universo ficcional. A ação pode ter vários aspectos: Consumada: efetivamente ocorrida no universo ficcional. Hipotética: supõe-se consumada, mas no decorrer da narrativa pode se mostrar como não consumada no universo ficcional. Imaginária: fruto de uma ficção dentro da ficção estabelecida por algum dos agentes da ficção. Representada: os agentes da ficção representam dentro da ficção. Onírica: resulta do sonho de um dos agentes da ficção. Ação cardeal: compromete a inteligibilidade da fábula, quando suprimida. Proposição: é a tripla situação anterior, ação, situação posterior. Episódio: é qualquer fragmento de narração formado por pelo menos uma proposição. Alguns tipos notáveis de episódio: Inversão de tendência: podemos exemplificá-la citando o herói que consegue inverter as expectativas que apontavam para o seu fracasso em expectativa para sua vitória. É um tipo de episódio útil para a obtenção de clímax. Esse exemplo chama-se peripécia. Revelação: ocorre quando um dos agentes da narração – que pode ser o narratário, o personagem ou leitor – toma conhecimento de um fato que redireciona os caminhos da ação. Um caso de revelação é o reconhecimento, onde um dos agentes da narração toma conhecimento da identidade de outro. Catástrofe: é o fato de dimensões trágicas no universo ficcional. Na tragédia grega, por exemplo, ocorre catástrofe no clímax. Confronto: é o encaminhamento irreconciliável para a disputa entre dois agentes da narrativa. Dano: é o fato que cria um desequilíbrio no universo ficcional que por vezes condiciona toda a ação. Núcleo narrativo: é uma parte da narrativa em que se prioriza a abordagem de determinado objeto. O tipo mais comum e notável de núcleo é o que se desenvolve em função de personagens. No romance Cem Anos de Solidão, de Garcia Marquez, por exemplo, há vários núcleos narrativos, cada um ligado a um dos personagens do romance. Nesse romance, o narrador acompanha a história de um personagem de cada vez. Podemos dizer que isso caracteriza um núcleo. A peça teatral ‘Peer Gynt’, de Ibsen, em três atos, passa-se em três épocas, respectivamente: infância, idade adulta e velhice do protagonista. Cada ato se constitui num núcleo. Pode-se dizer que uma parte da narrativa é um núcleo, desde que nela seja preservada a característica da parte. Para não se enxergar núcleos e mais núcleos numa narrativa é preciso considerar apenas as priorizações de abordagem mais gerais. Não há uma baliza precisa para determinar que nível de generalização deve ser empregado para caracterizar um núcleo, por isso a determinação dele é uma questão subjetiva. Narração em tempo real: é aquela que hipoteticamente ocorre paralela à ação. Há coincidência de época de ação com época de narração. Narração pretérita: é a que supostamente ocorre após a consumação dos fatos narrados. O narrador a pratica livre das contingências do momento da ação, rememorando os fatos. GÊNEROS REDACIONAIS Carta argumentativa – A estrutura de uma carta argumentativa Início: identifica o interlocutor. A forma de tratá-lo vai depender do grau de intimidade existente. A língua portuguesa dispõe dos pronomes de tratamento para estabelecer esse tipo de relação entre interlocutores. O essencial é mostrar respeito pelo interlocutor, seja ele quem for. Na falta de um pronome ou expressão específica para dirigir-se a ele, recorra ao tradicional “senhor” “senhora” ou Vossa Senhoria. O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal. A proposta de carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada. Essa diferença de interlocutores deve necessariamente levar a uma organização argumentativa diferente, nos dois casos. Até porque, na carta argumentativa, a intenção é freqüentemente a de persuadir um interlocutor específico (convencê-lo do ponto de vista defendido por quem escreve a carta ou demovê-lo do ponto de vista por ele defendido e que o autor da carta considera equivocado). Mas que fique bem claro: no cumprimento da proposta em que é exigida uma carta argumentativa, não basta dar ao texto a organização de uma carta, mesmo que a interlocução seja natural e coerentemente mantida; é necessário argumentar. EXEMPLO DE CARTA ARGUMENTATIVA Fortaleza, 28 de junho 2007. Prezado Sr. E.B.M. Em seu artigo publicado pelo jornal a VOz do Povo a 1.º de junho, deparei com sua opinião expressa no Painel do Leitor. Respeitosamente, li-a e percebendo equívocos em suas opiniões quanto à veracidade dos motivos que colocaram milhares de jovens na rua, de maneira organizada e cívica, tento elucidar-lhe os fatos. Nosso país, o senhor bem sabe, viveu muitos anos sob o regime militar ditatorial. Toda e qualquer manifestação que discordasse dos parâmetros ideológicos do governo era simplesmente proibida. Hoje, ao contrário daquela época, as pessoas conquistaram a liberdade de expressão e o país vive o auge da democracia. Assim, perante essa liberdade o Brasil evoluiu. Atravessamos um período de crises econômicas, mas as pessoas passaram a se interessar de maneira mais acentuada pelo seu cotidiano diante da própria liberdade existente. Dessa forma, deparamos com uma população ideologicamente mais madura. Em sua carta enviada à Folha de São Paulo, o senhor assegura que a juventude é absolutamente imatura e incapaz de perceber a profundidade dos acontecimentos que a envolvem. Asseguro que tal opinião não é a mais justa. Nós já fomos jovens e sabemos perfeitamente que é uma época de transição. Mudamos nossos conceitos, nossos desejos e nossa visão de mundo. Mesmo assim, determinados valores que assumimos como corretos persistem em nossas vidas de forma direta ou não. Não sei se o senhor tem filhos, mas eu invejo a concepção que os meus assumem perante inúmeros acontecimentos. São adolescentes, que se interessam pelos fatos políticos e se preocupam com o destino da nação, pois estão cientes de que num futuro próximo serão as lideranças do país. Outro aspecto relevante em sua carta é o de dizer que a juventude, generalizadamente é indisciplinada. Tal opinião não condiz com a verdade. Nas manifestações pró “impeachment que invadiram o país visando à queda do Presidente Collor, não se viram agressões, intervenções policiais ou outras formas de violência. Fica, portanto, claro, que a manifestação dos chamados caras-pintadas não é vazia”. Conscientes de que uma postura pouco organizada não lhes daria credibilidade, os jovens manifestaram-se honrosamente. Com isso, frente ao vergonhoso papel do próprio Presidente da República, Fernando Collor de Mello, a juventude demonstrou um grau de maturidade e percepção maior que o do próprio chefe de estado. Vemos, com isso, que os jovens visam ao bem do país e o seu processo de conscientização não se deu de uma hora para outra. Assim, dizer que a juventude é motivada pelo espírito da época, visando ao hedonismo é errôneo. Nossos jovens, senhor E.B.M., são reflexos da liberdade existente no país e a sua evolução político-ideológica. Sem mais, despeço-me. F.J.R de O. A estrutura de um editorial – É um texto dissertativo, escrito por um redator, normalmente o redator-chefe. Aparece nos jornais escritos diariamente, nas revistas semanais ou mensais, em programas de televisão (nem sempre). Faz parte decisiva do jornalismo opinativo. Caracterizado por ser atual, curto ou não, conforme o meio e geralmente expressa a opinião, a linha filosófica ou política da empresa. SINTESE DE ALGUMAS TIPOLOGIAS TEXTUAIS Romance: Pluralidade e simultaneidade de fatos e ações. Total liberdade de tempo e espaço. Maior número de personagens. Possibilidade de narrativas superpostas. Várias células dramáticas. Subgêneros principais: – histórico: conta uma história situada em uma época anterior a do autor; -policial: centra-se sobre a resolução de um enigma; – de aventura: faz com que as personagens evoluam em novos espaços, entre povos exóticos ou diferentes ou em outras épocas. Concentra-se nas ações; – picaresco: tem como personagens malandros, marginalizados e desclassificados. Propõe uma visão particular da sociedade, através de cenas que revelam o ardil, a vigarice, a esperteza, a comicidade etc. – psicológico: centra-se na alma da personagem, com um enfoque que procura retratar sua evolução interna, sua psicologia. Entretanto, este gênero não se separa das outras formas romanescas: há intriga e presença do mundo exterior no romance psicológico e, em muitos casos, atribui-se importância aos determinantes do mundo exterior, como é o caso dos romances do Naturalismo, por exemplo. – Novo romance: denominação de escola francesa dos anos 50. Livre dos processos tradicionais da narrativa, como. Por exemplo, o respeito à ordem cronológica, procura apreender a realidade (um objeto, um momento), através de múltiplas aproximações e enfoques como pagamento da personagem. – Autobiográfico: romance no qual se mistura ficção e realidade entre autor, narrador e personagem, já que relatam eventos e descrevem espaços indissociáveis do testemunho e vivências pessoais dos autores. Conto: Uma só unidade de tempo e espaço. Unidade de fatos e ações. Número reduzido de personagens. Narrativas breves. Uma só célula dramática. Subgêneros principais: – de fadas: elementos do maravilhoso, em lugar e época indeterminados, com personagens que têm uma função precisa na narrativa. Final feliz. – Fantástico: explora domínios inacessíveis, atingidos apenas pela literatura. Situações absurdas e inverossímeis. – Filosófico: utiliza os processos narrativos ( intriga, personagens…) para expor um problema filosófico, moral. Crônica: Texto de caráter ficcional, lírico ou filosófico, de extensão curta, geralmente vinculado a um fato ou evento que serve de ponto de partida para reflexão e análise. Subgêneros principais: – mundana: trata de fatos ou acontecimentos que caracterizam uma sociedade. – Lírica: exprime o estado emotivo do cronista – Filosófica: faz uma reflexão a partir de um fato ou evento. – Humorística: apresenta uma visão irônica ou cômica dos fatos. – Jornalística: trata periodicamente de aspectos particulares de notícias ou de fatos. Pode, portanto, ser esportiva, policial, política etc. Lenda: são narrativas imaginárias, acompanhadas de mistérios, assombrações e medo. Elas acompanham fatos e acontecimentos comuns, ilustrada por cenários exóticos e de curta duração. Fábula: narrativa inverossímil, com fundo didático, que tem como objetivo transmitir uma lição moral. Normalmente, a fábula trabalha com animais como personagens. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe a denominação de apólogo. Estrutura de uma crônica Crônica é o único gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem. Características A crônica é, primordialmente, um texto escrito para ser publicado no jornal. Assim o facto de ser publicada no jornal já lhe determina vida curta, pois à crônica de hoje seguem-se muitas outras nas próximas edições. Há semelhanças entre a crônica e o texto exclusivamente informativo. Assim como o repórter, o cronista se inspira nos acontecimentos diários, que constituem a base da crônica. Entretanto, há elementos que distinguem um texto do outro. Após cercar-se desses acontecimentos diários, o cronista dá-lhes um toque próprio, incluindo em seu texto elementos como ficção, fantasia e criticismo, elementos que o texto essencialmente informativo não contém. Com base nisso, pode-se dizer que a crônica situa-se entre o Jornalismo e a Literatura, e o cronista pode ser considerado o poeta dos acontecimentos do dia-a-dia. A crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio escritor está “dialogando” com o leitor. Isso faz com que a crônica apresente uma visão totalmente pessoal de um determinado assunto: a visão do cronista. Ao desenvolver seu estilo e ao selecionar as palavras que utiliza em seu texto, o cronista está transmitindo ao leitor a sua visão de mundo. Ele está, na verdade, expondo a sua forma pessoal de compreender os acontecimentos que o cercam. Geralmente, as crônicas apresentam linguagem simples, espontânea, situada entre a linguagem oral e a literária. Isso contribui também para que o leitor se identifique com o cronista, que acaba se tornando o porta-voz daquele que lê. Em resumo podemos determinar quatro pontos: •Narração histórica pela ordem do tempo em que se deram os fatos. •Seção ou artigo especial sobre literatura, assuntos científicos, esporte etc., em jornal ou outro periódico. •Pequeno conto baseado em algo do cotidiano. •Normalmente possuiu uma critica indireta. •Muitas vezes a crônica vem escrita em tom humorístico. Exemplos deste tipo de crônica são Fernando Sabino, Millôr Fernandes, Leon Elichar. Tipos de Crônica Crônica Descritiva Ocorre quando uma crônica explora a caracterização de seres animados e inanimados num espaço, viva como uma pintura, precisa como uma fotografia ou dinâmica como um filme publicado. Crônica Narrativa Pode ser narrado tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular. Texto lírico (poético, mesmo em prosa). Comprometido com fatos cotidianos (“banais”, comuns). Crônica Dissertativa Opinião explícita, com argumentos mais “sentimentalistas” do que “racionais” (em vez de “segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil”, seria “vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo”). Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural. Crônica Narrativo-Descritiva É quando uma crônica explora a caracterização de seres, descrevendo-os. E, ao mesmo tempo mostra fatos cotidianos (“banais”, comuns) no qual pode ser narrado em 1ª ou na 3ª pessoa do singular. Crônica Lírica Linguagem poética e metafórica. Crônica Poética Escrever no meio de uma crônica verso poetico Crônica Reflexiva Reflexões filosóficas sobre vários assuntos EXEMPLO DE CRÔNICA “ A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Passo a observá-lo. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga – no pratinho – um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma fatia triangular. A negrinha, contida da sua expectativa, olha a garrafa de coca-cola a sua frente. Porque não começa a comer? Os três, pai, mãe e filha, obedecem a um discreto ritual. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia de bolo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. De súbito, dá comigo a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido – vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso. Assim eu queria a minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso”. REQUISITOS BÁSICOS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA BOA REDAÇÃO: 1ª. A (minúsculo). Faça-o um pouco achatado, com os contornos fechados (e não abertos), sem qualquer traço no meio dele. 2ª. ABAIXO-ASSINADO. É um documento assinado por várias pessoas, que contém pedido, reivindicação ou manifestação de protesto. 3ª. ABREVIAÇÕES. Escreva as palavras por extenso. As abreviações são consideradas incorretas. Portanto, não use abreviações quando no corpo do texto de sua redação. ERRADO CERTO P/, c/, tá, pra, qdo Para, com, está, para, quando Prof., edif., pop Professor, edifício, população Fone, cine Telefone, cinema 4ª. ABSURDO. Use o raciocínio absurdo, a percepção exagerada dos fatos, para sugerir a visão alterada da personagem. Embriagado, achou que a mulher estava conversando com o amante e atirou no seu próprio cunhado. Achava que o cãozinho estava silencioso apenas para ludibriá-lo, que preparava um ataque feroz; talvez até saltasse no seu pescoço em um momento de distração. 5ª. AÇÃO. Quando quiser, em narrações, fazer sentir a atenção dada pela personagem às próprias ações, mostre os pormenores da cena. Colocou cuidadosamente o cristal sobre a mesa, pegando a taça com a ponta dos dedos, pressionando-a levemente, mas com firmeza. Aproximava-a da mesa muito lentamente, quase sem fazer barulho algum ao tocá-la. Se desejar mostrar ações sucessivas da personagem, efetuadas sem pressa e valorizadas uma a uma, separe-as em períodos diferentes. Entrou na sala. Caminhou lentamente em direção ao cofre. Observou se o sistema de segurança estava desativado. Tirou o quadro da parede. Passou a girar lentamente o segredo do cofre, escutando atentamente quando daria o estalo que lhe permitiria abri-lo com segurança. Para construir na narrativa a idéia de rapidez, use períodos curtos. Se buscar transmitir a sensação de um longo tempo transcorrido, use frases extensas. Correu até o outro lado da rua. Girou a chave na fechadura. Entrou no prédio. Acenou para o porteiro. Entrou no elevador. Estacionou o carro na frente do prédio, observando se a esposa já havia descido. Abriu a caixa de discos, escolhendo o que faria a mulher lembrar dos tempos de namoro. Reclinou o banco do automóvel, baixando o volume do rádio; pensou que a mulher estava atrasada; devia estar escolhendo seu melhor vestido ou talvez terminando de fazer a maquiagem com o cuidado que a ocasião merecia. 6ª. ACENTOS. Coloque-os com clareza e corretamente, e não simples traços displicentes (em pé ou deitados). O acento grave, levemente voltado para a esquerda; o agudo, levemente inclinado para a direita. Tanto o acento grave, quanto o agudo e o circunflexo, devem ser colocados bem próximos das respectivas letras e bem centralizados (e não distantes e de lado). O acento não pode ser um risquinho qualquer, torto, deformado, ilegível. Tem que ser escrito de maneira correta, clara e precisa. Faça-os de tamanho normal, nem demasiado grandes, nem demasiado pequenos. 7ª. ACENTUAÇÃO. Verifique sempre a acentuação dos vocábulos. Procure conhecer as regras de acentuação sem, contudo, decorá-las como papagaio. Uma técnica de aprendizagem infalível: Estude o assunto, por exemplo, em mais de dois autores, fazendo, depois, os respectivos exercícios. Proceda da mesma forma com os demais assuntos de gramática, que jamais precisará tomar curso de Português desse capítulo. 8ª. ALFABETO. Procure não inovar, por sua conta, o alfabeto da língua portuguesa, a ponto de tornar sua letra praticamente irreconhecível. 9ª. ALITERAÇÃO. É a repetição de fonemas-consoantes, que resulta num resultado sonoro específico. Velho vento vagabundo… Chove chuva choverando. Boi bem bravo, bate baixo, bota baba, boi berrando. 10ª. AMBIGÜIDADE OU ANFIBOLOGIA. Evite frases ambíguas (confusas) ou de duplo sentido. Ocorrem em conseqüência da má pontuação ou da má colocação das palavras. A ambigüidade deve ser evitada com a utilização de termos que expressem clara e objetivamente o que se pretende mostrar. FRASES AMBÍGUAS CORRIJA AS EXPRESSÕES GRIFADAS PARA OU Alice saiu com sua irmã. A irmã dela A irmã de uma amiga Vi José beijando sua namorada. A namorada dele A namorada de um amigo Um ladrão foi preso em sua casa. Na casa dele Na casa da vítima João ficou com Mariana em sua casa. Na casa dela Na casa dele Pintaram o quarto da casa em que durmo. No qual durmo Na qual durmo 11ª. ANULADA. A redação poderá ser anulada, ou receber nota zero, se: Estiver ilegível. Fugir do assunto. For escrita a lápis. For escrita com rasuras e sem título. For apresentada sob a forma de verso. Não obedecer ao espaço e ao número de parágrafos determinados. Não seguir as instruções relativas ao tema escolhido. Tiver menos ou mais linhas do que a quantidade preestabelecida. Contiver cópias das idéias do texto de motivação, quando este for dado. Contiver elemento que identifique o candidato (como letra de forma ou de imprensa, por exemplo). 12ª. APOSTO. Use o aposto — explicação sobre um termo ou expressão da frase — quando, ao mesmo tempo que caracterizar, você pretender explicar a própria atitude da personagem. Mariana, enfurecida, arremessou o valioso colar no rio. A Universidade pública deve ser defendida por todos, ricos ou pobres. O estudo do Romeno, língua neolatina como o Português, pode ser bastante facilitado com o uso de uma gramática comparativa. 13ª. ARGUMENTAR. Não comece a redação com períodos longos. Exponha logo suas idéias. Não fundamente seus argumentos com fatos que não sejam de domínio público. Os argumentos do desenvolvimento da redação devem surpreender o leitor. Suas idéias precisam ser saborosas para atrair sua atenção. Dê sua opinião, argumentando. Não use expressões como eu acho, eu penso, para mim ou quem sabe, pois denotam imprecisão em suas ponderações. É preciso mostrar conhecimento e domínio sobre o tema que está escrevendo. 14ª. ARTIGO, PREPOSIÇÃO: A, À, PARA, PARA A. A (artigo): Fui a Salvador (fui e voltei logo). PARA (preposição). Fui para Salvador (fui e vou passar alguns dias ou morar lá). À (craseado): Fui à fazenda (fui e voltei logo). PARA A (preposição + artigo): Fui para a fazenda (fui e vou passar alguns dias ou morar lá). 15ª. ASPAS. Vêm entre aspas: Os estrangeirismos (as palavras estrangeiras): “Pizzaria”, “mobylette”, “show”, “vídeo game”. Observação: Matinê, buate e pingue-pongue, no entanto, não vêm entre aspas, por serem estrangeirismos aportuguesados. Os apelidos: “Zezinho”, “Juca”, “Nice”. As citações que não sejam de sua autoria: “Oxalá não se me fechem os olhos sem que o queira Deus”. (Rui Barbosa). “Se viveres com dignidade, não melhorarás o mundo, mas uma coisa é certa, haverá na terra um canalha a menos” (Confúcio). Observação: As citações, quando não colocadas entre aspas, constituem plágio, o que é errado e desonesto. Plagiar, segundo o dicionário do Aurélio, é “assinar ou apresentar como sua obra artística ou científica de outrem” (de outro autor). As gírias. Isto é, as palavras usadas em sentido figurado. A festa foi um “barato” (ótima, “legal”). Não “saquei” (entendi) nada. Aliás, evite usar gírias. 16ª. ASPECTO VISUAL. Qualidade da letra, margem, espaços entre as palavras, legibilidade, limpeza, pontuação, facilidade de leitura, parágrafos (espaços), períodos (se não deixou períodos longos). 17ª. ASSÍNDETO. É a ausência de conjunções coordenativas no período composto. Cheguei, vi, venci. O barco veio, chegou, atracou, chegamos. 18ª. AVALIAÇÃO. A autocrítica pode ser essencial quando se deseja melhorar o texto. Avalie o texto. Verifique se as frases soam bem, se não contêm cacófatos ou rimas. Começou bem a redação e terminou-a melhor ainda? A avaliação de uma redação segue um critério rigoroso, pois está relacionada à norma culta da língua portuguesa. Além da parte específica de gramática, muitas vezes recorre-se à grafologia para verificar-se o perfil psicológico e pendores vocacionais do candidato à função que pleiteia. 19ª. BARBARISMO OU ESTRANGEIRISMO. É a utilização de palavras ou construções estranhas à língua portuguesa. Evite usá-lo. ESTRANGEIRISMOS PREFIRA Show Espetáculo Jeans Calça de brim 20ª. BATE-PAPO. Evite a projeção de bate-papo, ou seja, escrever com estilo coloquial numa redação. A Guerra do Iraque foi duramente criticada, vai daí que os americanos tiveram abalado seu conceito de democracia. A expressão “vai daí que” é da fala coloquial, devendo ser substituída por uma construção mais adequada: A Guerra do Iraque foi duramente criticada e, em função de sua postura, os americanos tiveram abalado seu conceito de democracia. Ele repetia tudo o que dizia, que nem um papagaio de madame. A palavra adequada é como; “que nem” desmerece o texto em que está inserido, a não ser que represente a fala popular da personagem. 21ª. BILHETE. É uma forma de comunicação da língua escrita, bastante simples e breve. 22ª. BOM SENSO. Evite construções complexas. Leia o texto várias vezes para ter certeza de que ficou claro e preciso. 23ª. BRANCO. Em caso de dar branco, procure relaxar e tente escrever qualquer coisa, desde que dentro do assunto e com um mínimo de sentido. 24ª. CABEÇALHO. Não há pontuação após os dados do cabeçalho. Faça o cabeçalho de sua redação completo, com todos os dados indispensáveis, dentro da estética, ou seja, organizado, perfeitamente alinhado um embaixo do outro e no centro do papel. 25ª. CACOFONIA OU CACÓFATO. É o encontro de sílabas que formam palavras de sentido ridículo ou obsceno, com a produção de som desagradável. ORAÇÕES COM CACÓFATOS ESCREVA-AS ASSIM Meu coração por ti gela. Meu coração gela por ti. Vou-me já para casa. Já estou indo para casa. O noivo beijou a boca dela. O noivo beijou-a na boca. Nunca gaste dinheiro com bobagens. Jamais gaste dinheiro com bobagens. 26ª. CALIGRAFIA. Escreva com capricho e nitidez, procurando tornar sua grafia clara, uniforme e bem legível. Se tiver a grafia ruim, faça de tudo para melhorá-la, porque uma redação escrita com capricho e grafia bonita impressiona favoravelmente. Não invente traços novos nas letras e não enfeite demais as maiúsculas, pois o leitor do texto pode não compreender o que você está escrevendo. 27ª. CARACTERÍSTICO. Observe os seres no que têm de mais característico. Procure traduzir essas impressões ou os fatos sem se alongar em considerações desnecessárias, que nada acrescentem de importante à cena ou ao fato. Ombros curvados, cabelos escuros que o pente mal vira, passos arrastados – um homem ainda moço, levando consigo a carga de uma pesada e infeliz vida. Em um canto, calada, estava Maria, com seus grandes olhos negros, cabelos que caíam em cascata pelos ombros, dona de uma beleza intrigante e misteriosa. Para ela tudo era novo e assustador. 28ª. CARTA. É uma das formas de comunicação da língua escrita, usada desde a antiguidade. Por meio dela você (remetente) pode dizer às pessoas (destinatários) o que faz, o que pensa, o que deseja. A primeira carta de que se tem registro foi escrita há 4 mil anos, na Babilônia e se tratava de uma correspondência amorosa. 29ª. CENA. Para descrever aspectos de uma cena, veja se deve empregar pronomes indefinidos ou adjuntos adverbiais, de modo a ordená-la. A escada já lhe era conhecida. No entanto, uma passadeira nova cobria os degraus desgastados, tentando trazer um pouco de claridade e alegria ao ambiente envelhecido e quase sem vida. Uma mulher ainda jovem procurava o endereço que trazia nas mãos. Seu olhar vagava aflito. Quem a observasse poderia confundir aquela expressão ansiosa… Na verdade, o que ela esperava é que, realmente, o tal endereço não existisse. 30ª. CHAVÕES, CLICHÊS, FRASES FEITAS, JARGÕES, LUGARES COMUNS, MODISMOS. Evite-os, pois empobrecem o texto e demonstram a ausência de originalidade, falta de imaginação e de bom gosto. A inflação galopante, rigoroso inquérito, vitória esmagadora, astro-rei. Caixinha de surpresas, nos píncaros da glória, encerrar com chave de ouro, nos primórdios da humanidade. Não é fácil falar a respeito de… Bem, eu acho que… A esperança é a última que morre. …um dos problemas mais discutidos da atualidade. 31ª. CLAREZA. Redija frases curtas e, portanto, use ponto à vontade. Escreva com toda a simplicidade e clareza, sem embolar o assunto. Ser claro é ser coerente, conciso, não se contradizer. São inimigos da clareza: a desobediência às normas da língua, os períodos longos e o vocabulário difícil, rebuscado ou impreciso. O segredo está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que se quer dizer. Evidencie todo o conteúdo da escrita. Lembre-se de que está dando uma opinião, desenvolvendo idéias, narrando um fato. O mais importante é fazer-se entender. TEXTOS EMBOLADOS—CONFUSOS CORREÇÃO Participei de um campeonato tirei segundo lugar em ping-pong e ganhei medalha de prata. Participei de um campeonato de “ping-pong”, no qual tirei segundo lugar, tendo ganhado uma medalha de prata. NOTA: “Ping-pong”, entre aspas, por ser estrangeirismo. Comemoramos o aniversário de meu pai que foi uma surpresa para ele, fizemos um churrasco com muitas bebidas. Comemoramos o aniversário de meu pai e, como surpresa para ele, fizemos-lhe um churrasco com muitas bebidas. Na hora de ir embora nós fomos pela canoa, a mesma começou a balançar, eu na ponta da canoa fazendo a danada balançar, teve uma vez que a canoa quase emborcava, eu tomei um choque. Na hora de voltarmos, viemos numa canoa que começou a balançar, sendo que eu, que estava na ponta da canoa, fi-la balançar mais ainda. Houve um momento em que ela quase emborcava, quando tomei um grande susto. ATENÇÃO: “Tomar um choque” é receber uma descarga elétrica. Portanto, a expressão está usada indevidamente. No caso, a expressão adequada é “tomar um susto”. 32ª. COERÊNCIA. A coerência entre todas as partes do texto é fator primordial para se escrever bem. É necessário que elas formem um todo, ou seja, que estabeleçam uma ordem para as idéias, se completem e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as conseqüências. Em muitas redações fica patente a falta de coerência. O candidato apresenta um argumento e o contradiz mais adiante. As idéias contidas no texto devem estar interligadas de maneira lógica. O vestibulando não pode expor uma opinião no início do texto e desmenti-la no final. Deve-se ter cuidado redobrado para não se cometer esse tipo de erro. Em vestibular da FUVEST, o candidato saiu-se com a seguinte frase: “… a palidez do sol tropical refletia nas águas do rio Amazonas”. Convenhamos que o sol tropical pode ser acusado de muitas coisas, menos de palidez. O riso provocado pela leitura do texto poético é derivado de um caso de incoerência no uso da imagem. 33ª. COESÃO. A falta de coesão provoca a redundância. Fica-se dando voltas num assunto, sem acrescentar-lhe nada de novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto. Em lugar de: Comprei sorvetes. Dei os sorvetes a meus filhos. Deve-se usar: Comprei sorvetes. Dei-os a meus filhos. 34ª. COLISÃO. É a seqüência desagradável de consoantes ou sílabas idênticas. ORAÇÕES COM COLISÃO REDAÇÃO MELHOR Jorge já jantou. Jorge acabou de jantar. O rato roeu a roupa da rainha. O rato roeu os nobres tecidos que compunham os trajes da rainha. 35ª. COLOQUIALISMO. Uso da língua na forma como é escrita, ou seja, é uma armadilha para o aluno o emprego de termos coloquiais, gíria e jargão. Expressões coloquiais só são aceitas na reprodução de diálogos. Isso não significa que o texto tenha de ser empolado, de difícil entendimento. Evite usar as expressões: só que, que nem, é o seguinte, etc. 36ª. COLORIDA. Procure dar, às suas personagens, uma linguagem não só adequada, mas, também, colorida por imagens pertinentes, ligadas a elas e ao assunto. A senhora soltou um pequeno grito, e o rapaz, de vermelho que estava, fez-se cor de cera; mas Botelho procurou tranqüilizá-los. O primeiro raio do sol encontrou Tapirapé moreno, pele molhada, com cabelo e olho bem cor de noite sem lua, sentado na folha redonda do mururu. 37ª. COMEÇO. Uma redação não é nenhum bicho de sete cabeças. Respire fundo. Três vezes. Devagarinho. Deixe o ar chegar lá em baixo, no fundão da barriga. Visualize o umbigo. Sorria para ele. Por dentro e por fora. Escolha uma frase bem atraente. Pode ser uma declaração, uma citação, uma pergunta, um verso, a letra de uma música. Depois desenvolva o seu tema. Cada idéia num parágrafo. Por fim, conclua. Com fecho de ouro. 38ª. COMPARAÇÃO. É a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança, como na metáfora. Quando usar comparações, escolha a conjunção que as introduz em função do tipo de linguagem que está empregada. Use a comparação, hipotética ou não, quando perceber que estabeleceu entre o ser que você descreve e outro uma semelhança interessante e que ela vai enriquecer seu texto. A liberdade das almas, frágil, frágil como o vidro. A chuva caía como lágrimas de um céu entristecido. As chamas, como língua de monstro, saíam pelas janelas. 39ª. COMUNICAÇÃO. Em situações de comunicação descontraída e, sobretudo, oral, você pode, conforme o caso, substituir o futuro do presente pelo imperativo. Não saia (sairás) até que tenhamos concluído esta conversa. Eu não sabia que ele era o meu pai. Veja (verás) que não minto, basta que me dê a oportunidade de provar. 40ª. CONCISÃO. Elimine palavras ou expressões desnecessárias. Escreva com clareza e, na medida do possível, diga muito com poucas palavras. Concisão, clareza, coesão e elegância: palavras-chaves que definem um texto competente num exame vestibular. Seja claro, preciso, direto, objetivo e conciso. Use frases curtas e evite intercalações excessivas ou ordens inversas desnecessárias. O aluno deve expressar o pensamento com o menor número de palavras possível. Aquilo que é desnecessário deve ser eliminado. A concisão dá ênfase ao estilo. O prolixo prejudica e enfraquece o texto, além de tirar o brilho de suas idéias. EM VEZ DE EMPREGUE …neste momento nós acreditamos. …acreditamos. Travar uma discussão. Discutir. 41ª. CONCLUSÃO. Não conclua sua redação, jamais, com as seguintes terminologias: concluindo, em resumo, nada mais havendo, poderia ter feito melhor, como o tempo foi curto, etc. Termine-a, sim, com conclusões consistentes (e não com evasivas). 42ª. CONCORDÂNCIA. Cuidado para não cometer erros gramaticais, como de concordância. Lembre-se de que o verbo sempre concordará com o sujeito e os nomes devem estar concordando entre si. ERRADO CERTO Falta cinco alunos. Faltam cinco alunos. Fazem dez dias que não chove. Faz dez dias que não chove. Minas férias começou. Minhas férias começaram. (plural, com plural, isto é, férias concordando com começaram). Os meninos saltavam descalço sobre as poças d´água da rua. Os meninos saltavam descalços sobre as poças d´água da rua. 43ª. CONHECIMENTO LINGÜÍSTICO. Use todo o seu conhecimento gramatical. Faça um rascunho e ao passar o texto a limpo, observe se faltam acentos, sinais de pontuação, se há erros de grafia, termos de gíria, impropriedade vocabular. 44ª. CONJUNÇÃO. Seja cauteloso ao utilizar as conjunções como, entretanto, no entanto, porém. Quase sempre são dispensáveis. Evite o exagero de conectivos (conjunções e pronomes relativos) para evitar a repetição e para não alongar períodos. Para mostrar hipóteses diferentes, as dúvidas e conflitos de reflexão da personagem, explore as conjunções alternativas e adversativas. Sim, sou homem e deixei-me levar por meus instintos. Como a senhora deve saber, sou respeitador. Nada farei que desabone a minha conduta. Elvira era simplesmente uma entre as outras empregadas domésticas da mansão. Tinha, no entanto, seus sonhos, alguns até mesmo ousados, e uma quase certeza de conseguir alcançá-los. Mas como? Decidiu, após muito pensar. Se ficasse mais algum tempo naquele trabalho, poderia conseguir uma promoção para chefe das serviçais ou, pelo menos, um aumento no ordenado, já que desempenhava com esmero suas funções. E, a partir dessa convicção, tornou-se exemplar. 45ª. CONJUNTO. Quando quiser descrever um conjunto, empregue termos indicadores de lugar que revelem posição, aproximação ou afastamento de aspectos diferentes do conjunto. Estavam todos os cavaleiros em volta da mesa. Nem todos, porém, tinham o mesmo prestígio na corte. Perto do rei estavam os mais destacados nobres: Marcelo, à esquerda; Eduardo, à direita. O primeiro trajava negro com as insígnias reais e o brasão de família. O segundo trajava azul e não trazia insígnias. Uma armadura reforçada cobria seu tórax. 46ª. CONSTRUÇÕES. Não escreva construções como lá em Recife, aqui em Salvador mas, sim, em Recife, em Salvador. 47ª. CONTEÚDO. Um bom texto não é apenas o texto correto, sem erros gramaticais. Ele deve ter conteúdo. O conteúdo, que vale, no mínimo, 5 (cinco) pontos numa redação, não pode ser ridículo, nem infantil, mas deve ser simples. Tome-se, como exemplo, o seguinte tema: O Acidente Nuclear de Chernobyl. Ao redigir sobre esse tema, não se pode esquecer, de forma alguma, de abordar os seguintes assuntos: Nos próximos 30 (trinta) anos ainda vão morrer mais de 5 mil pessoas na Rússia e em países circunvizinhos, em conseqüência desse acidente. A economia dos países vizinhos foi enormemente prejudicada, porque eles foram contaminados pela radioatividade. Mais de 100 mil habitantes da cidade de Kiev foram evacuados, para que ela fosse despoluída, tornando-se uma cidade fantasma. Os programas de energia nuclear foram quase totalmente paralisados, em todo o mundo, em razão dessa terrível tragédia. Ficou comprovado, com esse acidente, que o homem ainda não está dominando, inteiramente, com segurança, a tecnologia da energia nuclear. A sua utilização e expansão, portanto, precisa ser repensada. Faça sempre uma análise crítica do que escreveu, como, por exemplo, através das seguintes perguntas: Sua redação é interessante? A leitura do texto é agradável? Tem boas idéias? O texto dá uma boa idéia daquilo que foi descrito? O texto está bem organizado? Presume-se que o candidato prestes a ingressar numa universidade tenha certa cultura. Assim sendo, não pode encarar o tema da redação de modo infantil ou rasteiro. É por meio do conteúdo, especialmente, que o professor irá aquilatar a capacidade ou o grau de conhecimento do aluno. 48ª. CONTO. É a mais breve e simples narrativa, centrada em um episódio da vida. 49ª. CONTRADIÇÃO. Para desenvolver a impressão de contradição, use conjunções adversativas. Se for o caso, varie as conjunções, observando as que se prestam a determinada situação. Um homem gordo, bem vestido, porém sem pompa, saiu logo a seguir. Dirigiu-se ao carro, com passo leve e animado, mas não entrou. O caso estava praticamente resolvido, mas alguma coisa ainda perturbava o Inspetor. A testemunha jurara ter dito a verdade, contudo sua voz não parecia firme como deveria estar naquela circunstância. 50ª. CONTRASTE. Para manter a curiosidade do leitor com relação a personagens (ou cenário) contrastantes, oponha um a um os elementos em contraste. Letícia, bonita, rica e cheia de preconceitos, olhava com desprezo a jovenzinha mirrada e pobremente vestida que tentava vender doces, aproveitando o sinal fechado. A magreza e a palidez da jovem que se inspirava nas modelos de passarela, contrastava violentamente com as faces coradas e cheias de vida da amiga saudável, cujos padrões de estética divergiam frontalmente das de sua companheira. 51ª. COORDENAÇÃO. Coordene suas idéias como se estivesse contanto uma história: o seu texto deve ter início (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão). 52ª. COR. Escreva apenas com caneta preta ou azul. O rascunho ou o esboço das idéias podem ser feitos a lápis e rasurados. O texto não será corrigido em caso da utilização de lápis ou caneta vermelha, verde, etc. Na redação definitiva. 53ª. CORREÇÃO GRAMATICAL. A linguagem utilizada na redação precisa estar de acordo com a norma culta, ou seja, deve obedecer aos princípios estabelecidos pela gramática. Tenha o máximo de cuidado para que sua redação não apresente, principalmente, nenhum erro de ortografia, acentuação, pontuação e concordância, seja ela verbal ou nominal. Conhecer as normas que regem o uso da língua é fundamental para a produção de um texto correto. Em caso de dúvidas na redação, consulte sempre um bom livro de gramática. 54ª. CRASE. Expressões com crase: À beça, à toa, etc. Uso corriqueiro da crase, mas absolutamente errado: Marcelo reside à Rua (Avenida, Praça, etc). O correto é: Marcelo reside na Rua, na Avenida, na Praça, etc. (Quem reside, reside em algum lugar). 55ª. CRIATIVIDADE. É claro que uma abordagem original do tema valoriza seu texto. No entanto, o vestibulando deve ter cuidado para não confundir criatividade com idéias esdrúxulas. Na gíria estudantil, não viaje. Lembre-se: Ninguém pode exigir que escreva bem, como um escritor, pois isto pressupõe talento; as faculdades querem que se escreva certo. 56ª. CRÍTICA. É um tipo de redação que aprecia e avalia livros de caráter científico ou literário, além de manifestações artísticas ligadas ao cinema, ao teatro, à música, etc. Habitue-se a criticar sua redação, procurando ver se todos os seus pormenores colaboram para criar a idéia que tem em mente. Solicite a uma terceira pessoa, de bom conhecimento técnico ou nível escolar, para ler e fazer críticas sobre o seu texto, pois a leitura demasiada de nossos próprios trabalhos torna-nos cegos para determinados pontos. 57ª. CRÔNICA. É uma narrativa curta que retrata, em geral, fatos do cotidiano, presenciados ou não pelo narrador, escrita numa linguagem leve, de caráter jornalístico. 58ª. CURRÍCULO. É um documento que reúne as informações profissionais para alguém que se candidata a um emprego. Contêm objetivo, formação escolar, idiomas que domina, experiência profissional, pretensão salarial, etc. 59ª. DESCRIÇÃO. Descrever é fazer um retrato com palavras, isto é, apresentar, detalhadamente, características de pessoas, animais, objetos, lugares, etc. Quando quiser estabelecer uma ordem cronológica na sua descrição, mostrando as mudanças sucessivas da paisagem, use termos que indicam sucessão (sobretudo adjuntos adverbiais de tempo). 60ª. DESENVOLVIMENTO. É a redação propriamente dita. No desenvolvimento, o aluno deverá discutir os argumentos apresentados na introdução. Em cada parágrafo, escreve-se sobre um argumento. Tenha sempre em mente que o examinador de sua dissertação provavelmente seja uma pessoa culta, que lê bons jornais e revistas e tem bastante conhecimento geral, portanto não generalize. É a parte mais importante em qualquer texto. É quando podemos nos aprofundar nas idéias que, por enquanto, foram apenas mencionadas na introdução. Os argumentos devem ser apresentados em função da idéia e organizados com clareza para não confundir o leitor. Devemos ser cuidadosos para que o texto não se torne inconsistente e imaturo por falta de informação de nossa parte. Para isso, é preciso que nos ilustremos, lendo revistas, jornais e livros; assistindo a noticiários na televisão; freqüentando o maior número possível de produções culturais a que tivermos acesso – teatro, “shows”, exposições, etc. Em qualquer uma dessas atividades, assuma uma posição crítica questionadora que resultará em análises objetivas e, conseqüentemente, em julgamentos coerentes. Evite radicalismos, ofensas pessoais, nacionalismos piegas e “achismos” (eu acho, eu penso) 61ª. DIÁLOGO. É a conversa entre duas ou mais pessoas. A fala de cada personagem é indicada, na escrita, por um travessão. Ao apresentar um diálogo, ou a personagem pensando, use o presente do indicativo para sugerir a proximidade do fato futuro. 62ª. DIÁRIO. É uma das formas do registro do mundo interior, ou seja, das confissões, dos segredos, etc, de uma pessoa. 63ª. DICAS. Ao escrever uma redação, faça, primeiramente, uma lista de tudo o que lhe vier à memória. Quanto mais idéias, melhor. Não se preocupe em saber se as idéias são boas ou más. Escreva-as, simplesmente. Anote tudo, sem ordem, sem critério, sem censura. Use palavras simples e frases curtas. Selecione as idéias e estruture o seu texto. 64ª. DICIONÁRIO. Em vez de sair por aí “chutando” palavras cujos significados você não conhece bem, utilize-se de um bom dicionário, em livro ou disquete, para aumentar o vocabulário. 65ª. DIMINUTIVO. Use o diminutivo com muito cuidado, e sempre quando for importante marcar a dimensão dos seres, ou a afetividade (carinho, desprezo) da personagem com relação a esses seres. Pegou o banquinho para apoiar o pé enquanto tocaria violão. Disse para a avozinha que lhe traria o doce de goiaba de que tanto gostava. 66ª. DISCUSSÃO. Falar e ouvir são meios de desenvolvimento do espírito humano. O debate de idéias pode levar a um resultado enriquecedor. 67ª. DISSERTAÇÃO. Nunca se inclua em sua dissertação, principalmente para contar fatos de sua vida particular. É uma redação que, através do raciocínio, expõe idéias, doutrinas, impressões, pontos de vista. Utilize sempre, em suas dissertações, a primeira pessoa do plural em vez da primeira pessoa do singular. A dissertação é a forma mais comum de redação. É a mais solicitada nos exames vestibulares e provas de colégio. Dissertar é defender uma opinião a respeito de determinada questão. Para isto, precisamos conhecer o assunto e refletir sobre ele. É analisar um assunto proposto, emitindo opiniões gerais. Deve ser feito de modo impessoal e com total objetividade. Essa visão imparcial perde-se quando o autor confunde a problemática que está analisando com os problemas particulares que possa ter. 68ª. DIVAGAR. “Estou sem inspiração para fazer uma redação. Escrever sobre a situação dos sem-terra? Bem que o professor poderia propor outro tema.” Não fale de sua redação dentro do próprio texto, porque isso demonstra insegurança e vazio de idéias. Ademais, sua nota ficará seriamente comprometida quando da avaliação do conteúdo. 69ª. DOIS PONTOS. As citações vêm sempre após dois pontos. Lá, fiz diversas coisas: tomei banho de piscina, na sauna, montei cavalo e charrete, comi cacau, etc. Use dois pontos, antes de uma enumeração, se quiser valorizar os termos que a constituem. Descobri a grande razão da minha vida: você. Já dizia o poeta: Deus dá o frio conforme o cobertor. 70ª. E (minúsculo). Faça-o um pouco aberto, para não ficar parecendo “i”, de forma que o seu interior apareça com toda a nitidez. 71ª. ECO OU ASSONÂNCIA. É a repetição desnecessária de palavras terminadas pelo mesmo som, provocando rimas desagradáveis, com um ritmo batido e monótono. FRASES COM ECO ESCREVA-AS ASSIM Neste momento eu tive um aumento de vencimento. Tive aumento de salário. Clemente, certamente, está descontente com o parente. Clemente, com certeza, está aborrecido com o primo dele (como poderia ser irmão, etc.). 72ª. EDITORIAL. É um artigo que exprime a opinião do órgão jornalístico. É o jornalismo opinativo. 73ª. ELEGÂNCIA. A leitura de um texto elegante, que deve ser criativo e original, torna-se agradável ao leitor. Fuja de gírias e palavrões. Mantenha certa elegância no seu texto, sem cair em pedantismos exagerados. A elegância começa pela própria apresentação do texto, ou seja, limpo, sem borrões ou rasuras, e com letra bem legível. Importantíssimo atentar, também, para a correção gramatical, a clareza, a concisão e para o conteúdo da redação, que deve ser original e criativo. 74ª. ELIPSE. É a omissão de um termo previsível, subentendido, que deixa de ser expresso por ser óbvio, mas também confere elegância à frase. Vida interessante, a dele… Na rua, um malvado; em casa, um santo. A casa era pobre. Os moradores, humildes. 75ª. EM, NO, AO, NA, À. ERRADO CERTO Fui em Jequié, na fazenda, no jogo. Fui a Jequié, à fazenda, ao jogo. A regência do verbo ir exige preposição “a” e não “em”. (Quem vai, vai a algum lugar, e não em algum lugar). 76ª. EMBROMAÇÃO. É o famoso enche lingüiça. Fica-se dando voltas no mesmo lugar, usando-se palavras vazias e embromatórias. A vida, única e exclusivamente, é tão complexa que, apesar de tudo, não obstante o que possam dizer, torna-se altamente problemática. 77ª. EMOÇÃO OU LINGUAGEM EMOCIONAL. Não analise os temas propostos movido por emoções exageradas. Mantenha-se imparcial em quaisquer circunstâncias. Não transforme seu texto em desabafo nem em panfleto, com linguagem apaixonada. A emoção deve ficar no rascunho, enquanto que no texto definitivo você deve chamar a razão para auxiliá-lo. Quando nos exaltamos a respeito de determinado assunto ou sobre a pessoa de quem estamos falando, infringimos a boa norma da escrita padrão, por fazermos uso de juízos de valor sobre os fatos. A objetividade é imprescindível, a fim de que o texto se mantenha imparcial e claro. Existem alguns temas dissertativos que envolvem a análise de assuntos dramáticos, que causam revolta e indignação pela própria gravidade de sua natureza. Porém, por mais revoltante que se mostre o assunto tratado, ele deve ser abordado de modo comedido e, se possível, imparcial. Não devemos deixar nossas emoções interferirem demasiadamente na análise equilibrada e objetiva que precisa transparecer em nossas redações, porque elas impedem que ponderemos outros ângulos da questão. Só assim, com a predominância da argumentação lógica, ela se mostrará convincente. Os noticiários apresentam-nos todos os dias crimes bárbaros cometidos por verdadeiros animais, que deveriam ser exterminados, um a um, pela sua perversidade sem fim. Muitos menores que perambulam pelas ruas e se tornam delinqüentes são vítimas indefesas de um governo ineficiente, que não se preocupa e não respeita o direito que eles têm à educação. 78ª. ENCHE LINGÜIÇA. Não espiche o assunto, isto é, não diga com 8 (oito) palavras o que pode dizer com 5 (cinco). Seja objetivo e direto. Encher lingüiça é, também, repetir idéias, a saber, tornar a abordar um assunto com palavras diferentes sobre o qual já tinha escrito anteri
  15. show de bola estudei p/ prova da policia militar,e muito me ajudou. valeu. por favor me mande alguma para servir de ex.

  16. Adorei as dicas, mas preciso saber mais como fazer uma boa redação pois, sou uma péssima redatora. Em 2006 fiz o ENEM fui muito mal na redação, vou tentar novamente agora em 2007. Por isso preciso ter uma redação boa como exemplo,no aguardo.
    Bjoks

  17. Essas dicas são maravilhosas, pelo menos para mim serão muito úteis.
    Infelizmente, não aprendi até hoje como se faz uma redação corretamente, não por falta de interesse, mas por que estou no 2º ano do ensino médio e a minha professora de português não ensinou.

    muito obrigada.

  18. eu tenho muitas duvida em como fazer uma boa redação….gostaria de saber mais…pois este ano estarei fazendo Enen…Proune…e varios vestibulares…se vcs puderem me ajudar..obrigada

  19. Quando a informação é precisa,e,a nomenclatura dos parâmetros entonada,a sapiêcia se faz mister.O esboço de uma redação,está,nas ídéias acometidas de exatidão,do tema pressuposto.Ademais,se faz necessário,o lapidar do homem,através da leitura.

    arnoldo araújo dos reis Imperatriz-MA
    kakika.reis@hotmail.com
    terça-feira,19 de junho de 2007
    às 02:37 hs

  20. O meu caso não é de vestibular mas mesmo assim vo faze uma prova pra ve se eu vo estudar fora
    E o meu maior problema e Português
    So meia tantan nessa materia
    Não sei fazer textos
    Será que alguem podia me ajudar
    Add ai leticinha_ceres@hotmail.com

    Brigado

  21. gostei muito dessas dicas , muito praticas e de facil entendimento, entrei em um outro site e achei cosas muito complexas ,muita aula de portugues,que complica mais ainda pois o portugues quase sempre ninguem vai bem , mas essas dicas usadas acima sao otimas….

  22. Vou fazer o vestibular e vou usar essas dicas para fazer uma boa redação, não sei tudo, mais um ponto fundamental que me alertou, foi que so escrevo com letra de forma, foi uma otima dica, cou me policiar, depois lhe envio se fui ou não aprovada …..

    Obrigado

  23. adorei as recomendaçoes, estou me preparando para o vestibular e espero que tudo que li nesse site mim ajude a desenvolver uma boa redação.
    afinal de contas estou dando um grande passo na minha vida.
    valeu!!!

  24. estas dicas são muito importante para todo vestibulando, são válidas e proveotosas vou prestar um concurso Público da SEJUSP em MT, não haverá prova objetiva e sim somente uma Redação, o candidato será aprovado mediante uma boa Redação sendo assim ingressará na sec. de seg.publica de mt. espero com estas dicas ser aprovado.valeu!!!

  25. muito obrigado pelas dicas
    n tenho dominio de um texto mais com essas dicas e mais um material q acheina net estou conseguindo trabalhar essa dificuldade

  26. Oi me mande uma boa dica ae como fazer uma ótima redação!! o ENEM ja é nesta semana 26-08-2007, e preciso desta dica por favor!!

  27. Ola pessoal, tudo bem?
    Preciso fazer uma redação no qual o tema é: Se todas as pessoas do mundo perdessem a capacidade de falar por 24 horas!
    O problema, é que não consigo começa-la…
    Alguem pode me ajudar, por favor? Com alguma dica, ou com um começo…
    Desde ja agradeço.
    Beijos

  28. valeu mesmo por esta se preucupando com as pessoas,eu peguei todas as suas dicas e vou pedir a DEUS que eu passe no concurso da (EsSa)

  29. Olá!! tudo bom?? na verdade foi muito bom eu ter
    encontrado esse sate, pois tenho muitas dificuldades em redação, será que eu poderia pedir a sua ajuda? gostaria de poder fazer uma redação que eu pudesse achar maravilhosa!! e satisfeita, geralmente sempre perco nos vestibulares por contas das redações, isso me prejudica muito, espero respostas!!

    desde de já agradeço pela atenão!!

    abraço!!

  30. AMEIIIIIIIIII!!!!
    MUITO BOM PRA MIN,ME AJUDOU A ENTENDER ALGUNS TEMAS!
    BOM, PRA QUEM VAI FAZER O ENEM DAKI UMAS 2 HORAS TÁ ATÉ BOM!!!!

    VALEU MESMO!!!!!

  31. Eu gostei muito dessas dicas, mas ainda não foram o suficientes para que eu possa fazer uma boa redação.
    Vou continuar procurando outras dicas que podem me levar mais alem de uma redação comum, pois eu preciso de uma redação profissional…

    Abraços!!

  32. Nossa muito bom essas Dicas estão colocadas de uma forma simples mas que da pra entender bem escritas com bastante clareza!!
    É sempre bom ter uma explicação rápida e prática .
    Adorei mesmOo…

    BeeeeeeeijOo 😉

  33. sou breve no que respondo adorei suas dicas …………
    pois o grande sabio não é aquele que sabe mais a quele que ensina ……….
    sabedoria passada até mais

  34. Vou fazer uma prova dia 27 de outubro e vai ter redação,por favor se for possivel me mande uma dicas de como fazer uma boa redação!!!
    muito obrigado!!!

  35. adorei esse site nos mostra as coisa bem explicadas nos ajuda a tirar muitas duvidas e estou feliz por ta aqui colocando meu ponto de vista em relação a esses assuntos
    beijos

  36. minha prposta de redação foi uma carta.
    e eu me esqueci de colocar a data e o local. isso vai reduzir minha redação em muitos pontos ou zerar??

    sem mais, obrigado.

  37. ola! sou pessma em redaçao, pois justo agora estou aqui. Como posso me desenvolver numa introduçao,
    pois mnha prova e dia1 de dezembro me ajude .

  38. OLA PESSOAL
    ADOREI AS DIACS DE VCS!
    VOU FAZER A PROVA DA TERMOMECANICA
    NO DIA 02/12/2007
    ESPERO TER OTIMOS RESUTADOS
    BJINHOSSSSSSSSSS

  39. Oiii

    Eu sou estudante e vou prestar vestibular ano que vem, sei que tenho muitas dificuldades de escrever,eu sei como deve ser feita uma redação mas nao consigo expor minhas ideias e tb não tenho muito assunto ao escrever, ja li varios livros mas nao vejo muito resultado, acho meu vocabulario fraco… Alguém poderia me ajudar a escrever melhor.

    Obrigada

  40. Para se construir um bom texto basta primeiramente ter conciência que gênero você estará produzindo, já que há uma enorme diferença entre gênero e tipologia textual. Dessa forma, o conhecimento das estruturas retóricas e elementos de textualidade serão adaptáveis ao contexto de interação do falante.

  41. por favro preciso com a maxima urgencia de um modelo de redacao que fale sobre seguranca publica,pois tenho dificildade em encontrar as palavras adequadas.obrigada

  42. Tenho uma prova de vestibular e só sei que tenho que escrever no minimo 25 linhas na redação, gostaria de dicas precisas sobre o que não se deve fazer, quais os piores erros cometidos numa redação. grata

  43. Boas dicas!
    Amanhã farei a segunda fase de Direito da UFC,espero usar tais dicas,pois estas me deixaram -de alguma forma- mais tranquila.
    Obrigada!

  44. acho muito importante haver sites como este que servem de base e esclarecimento de dúvidas aos necessitados. E creio que ele deveria ser mais divulgado pois contém grande riqueza e afinal de contas, todo povo brasileiro informado, deve se dar conta do aprimoramento cada vez maior de sua língua, hoje tão miscigenada! A produção desta página está muito congratulada. Deus os abençoe!

  45. Estas dicas com certeza serão de bom uso. Claro, se houve um jeito de fazer uma redaçao e automaticamente ela ser, avaliada e assim revelando os erros e os bom pontos , seria de melhor ajuda.
    Contudo muito OBRIGADA!

  46. Adorei essas dicas, minha prova da Estácio é amanha e só cairá redaçao.
    vocês me salvaram!=P

    Depois eu mando o resultado!

    beijkssss

    =***

  47. obrigada pelas dicas, agora vou salvar esta pagina no documentos, pois é muito importante saber disso.
    by, kisses

  48. Obrigada pelas dicas.
    Agora vou evitar cometer erros em redações.
    minhas redações na escola são muito boas pois a professora disse que eu tenho uma boa dissertação.

  49. Preciso de uma ajuda! Gostaria de saber se: Qualquer que seja o tema de uma redação, ela poderá ser “Narrativa”? independentemente do tema? me ajudem!!!

  50. Muito obrigada por essas dicas, acho que vou melhorar, estou horrível em redação, se puder envia mais dicas pro meu email. Valeu!

  51. Poow!! qro ajuda pra fazer uma redação!! sabi, eu nunca fiz curso pra redação, mas não sei como, tiro excelentes notas!! Só preciso de ajuda, dicas, sei lá, para eu fazer bonito no vestibular!! Mas, esse site é excelente!!!!

  52. Gostei muito, espero consegue aplicalas corretamente, sem entar em contradição.
    OBRIGADO!!!!
    UM ABRAÇO, BEIJOOOS

  53. ♥ adorei ♥ ☻ valeu, mesmo ☻ ♥ que DEUS elumine seus caminhos♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥
    ♥♥

  54. Adoreii as dicas!!
    Mais eu queria um site,
    q era so pesquisar o q a
    gente queria e aparecese!!
    tipo: redação/Brasil o país que vivemos!!
    Daí aparecesse vários tipos
    de redações, q daí,
    eu pudesse escolher
    uma e copiar ela!!
    beijos!!

  55. Nossa, eu nunca fiz uma redação, e tenho vestibular semana q vem, e precisava muito dessas dicas!
    Muito obrigadaaa
    =]

  56. Vou participar de um processo interno na empresa onde trabalho e a redação será item de suma importancia ,certamente as dicas apresentadsa me ajudarão muito…

    grato, ed

  57. Muito legal mesmo…irei fazer o vestibular agora em 2008 21/06 …estou muito anciosa pois é o meu primeiro vestibular espero que essas dicas fortaleça mas meu entendimento e que Deus me de sabedoria na hora da prova…

  58. oi quero uma dica sobre começa uma boa redaçao pois vou fazer uma prova para presta infermagem e preciso dessa dica muito. obrigada

  59. Adorei as dicas.
    Pois sou uma pessima redatora, mais com essas dicas vou tentar me aprimorar.
    se poder mandar mais alguma dicas e exemplos de redação para meu e-mail serei muito grata.
    Desde já obrigado!

  60. Ola por favor me ajudem faz 10 anos que conclui o 2º grau e nao consigo mais fazer uma redação vou fazer a prova do enem e o ponto principal é a redação por favor me ajudem.gratos

  61. Muito obrigado pelas dicas, me foram muito uteis!!!
    Meu caso nao e o vestibular, mas vou fazer uma prova pra conseguir uma bolsa de estudos.

  62. Oii.. as dicas são legais mais eu queriia que vocês me mandassem um site, para eu fazer a redanção e eles darem as notas. Na verdade quero testar minha capacidade poiis vou precisar muito disso. Muito Obigadaa’ Vlw mesmO BeeijOs

  63. Adorei as dicas de redação, vou fazer o vestibular sem medo.Mais lembrando sempre das regras de uma boa redação.obrigada!

  64. Essas dicas serviran para abrir minha mente, como se fosse uma aula de ortografia que ajuda a escrever melhor e com mais atenção nas letras e cada palavra.
    na escrita aprendemos diversas formas e maneiras de se escrever uma carta, dissertação ou uma redação.Tudo se torna tão simples quando aprendemos uma língua tão importante como o português,e ele se torna tão bonito quando falado de foma corréta.

  65. Olá
    Adorei as dicas, me ajudou muito,espero que ajude muitas pessoas.
    Deixo aqui um pedido:
    vocês poderíam também colocarem algumas amostras de redação.
    Valeu!

  66. Eu não estou aqui para criticar quem escreve mal ,mas sim os que acham que escrevem bem…pois estes são os piores exemplos que nós brasileiros temos,devido a sua ingnorância para com o proximo,
    todos merecem respeito.

    sou gustavo estou me formando em técnico agrícola e exijo respeito com as pessoas carentes de leitura.

  67. Será muito útil pra mim essas dicas, porque eu iraei fazer uma prova de vertibular e tenho dúvidas em fazer redações então.
    Obrigado(a) pelas dicas e que tenha mais dicas sobre isso.
    beijos

  68. DEPOIS DESSAS DICAS PASSEI NO VESTIBULAR COM NOTA 10 EM REDAÇAO, HA ANTES QUE EU ME ESQUEÇA FOI A NOTA MAIS ALTA TAMBÉM!!!
    VALEU MESMO VIU

  69. preciso fazer uma redaçaão com o seguinte tema o que você mais gosta no brasil e nos brasileiro e o que vc menos gosta nos mesmos so que eu nunca fiz uma redação antes e nao sei como fazer será que vc spoderiam me ajudar agradeço desde já

  70. Caro colegas, bom dia!!!

    Preciso urgentemente de ajudas, pois as minhas provas a maioria são dissertativa.E preciso imensamente aprender como faço uma dissertação, quase peguei DP o semestre passado, e estou com muito medo nesse semestre. Alunos, Professores, graduados,escritores,diretores em fim, mundo me ajude.
    me adicionem no msn assim podemos nos falar e acredito que poderei tirar mais duvidas.
    MSN: rosealmeida73@hotmail.com

    Fico no aguardo de um breve pronunciamente de algum anjo para me ajudar

    grata.

  71. ficou bem claro pra mim agora.
    espero me dar bem no enem…
    porém deveria ter faldo sobre organização de idéias!!
    porque nisso eu não sou muito bom!!
    thanks

  72. vlw gnt…vou fazer o enem e tudo o q eu precisava era d ‘dicas’ afinal isso conta mto neh…
    nunk me axei mto boa em redação neh mas…
    vo tentar…rsrs

    ^^

  73. valeu pela dica♣♣♣ Essa dica foi muito importante para mim! Essas árvores significa que quero mais dicas!♥♥♥, e os corações muito obg.☺ olha minha cara de feliz☻ tô mais feliz ainda… agora vou fazer várias redações♦♦♦,essas 3 estrelas, quero desejar muito sucessos com essas DICAS!!!☺☻♥♦♣♠•◘

  74. Valeu…

    foi otimo essas dicas…

    é de muita inportancia que esse saite continue sempre dando essas dicas pa quem vai fazer uma redação.

    obrigado!

  75. nOooossaaaa….amei as dicaSs..vão ser muitO úteiss….muitO ObrigadOo!!

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  76. Vocês são simplesmente BRILHANTES!!!!!!
    Esse site era justamente o que eu estava procurando!! Encontrei diversas dicas que irão melhorar muito o meu texto. Eu não estava indo bem no texto dissertativo, com essas dicas já dá para dar uma melhorada. Uma coisa que, ao meu ver, faltou foi como começar e algumas dicas de como ter idéias para a construção do texto. Na hora de escrever os argumentos parece que vem “um branco” e eu não tenho idéia nenhuma. Não sei se há dicas para esse tipo de problema, mas se houver, vocês podiam acrescentar no site. Outro detalhe que também poderia ter era como estruturar o último parágrafo. Parece que nas minhas redações eu coloco conclusões grandes demais e eu não sei como deveria ser. Se vocês puderem me ajudar e ajudar outras pessoas que têm as mesmas dificuldades que eu, acrescentem esses três pontos. O site já é maravilhoso, com isso vai ficar perfeito!! =)
    PARABÉNS
    e
    OBRIGADA

  77. Dicas boas para aqueles que não têm nenhuma noção de como fazer uma dissertação pois elas são muito básicas. Se alguém puder adicionar ao site dicas mais complexas fico grato e peço que entrem em contato comigo caso isso ocorra.

  78. essas 10 dicas mim ajudou muito no trabalho que o prof passou de última hora. gralas a deus que eu achei…♥♥♥ minha nota é… 10

  79. essas dicas vão ser de grande valia para mim.
    foi muito de bom ato,voces pensarem em postarem dicas como essas…
    atenciosamente

  80. são dicas muito boas, mas faltou apenas uma que é importante, o habito da leitura,que ajuda muito na diversidade das palavras à serem usadas em uma redação.
    tatiana eu também sinto muita dificuldade em começar uma redação,mas quando eu vo fazer uma dissertação vejo alguns exemplos na internet de como começar!

  81. Até que eu domino o assunto de uma certa forma, porém tenho algumas dificuldades que tentarei melhorar com o tempo…A leitura também nos ajuda bastante, então pessoal vamos ler que iremos melhorar nossa escrita.
    Dicas muito uteís que farei o possivel para usa-los…

    Muito obrigada…
    Grande bjO*
    Ana Paula – 18 anos

  82. as dicas são excelente, mais preciso fazer uma carta argumentativa, na linguagem padrão sobre um produto defeituoso, queixando-me ao fabricante e requerendo a substituição do produto, não sei como fazer help
    urgente

  83. Muito bom mesmo! Ira me ajudar muito no conquista de uma vaga em uma das escolas mais concorridas do Brasil.
    Depois direi o resultado.valeu mesmo muito util.

  84. Gostei muito das dicas de redação e erie tirar uma boa nota na minha prova. alan: servo do Deus de abraão ,isaac e jacó.

  85. Adorei essas dicas! Graças a elas consegui obter um ótimo resultado na avaliação do meu colégio. Tirei a nota mais alta da sala, um 95. Nunca mais vou esqece-las. Obrigada!!

  86. Até que domino um pouco a redação… no entanto dicas são sempre ótimas. Elas nos ajudam a crescer. Todavia é muito importante que tenhamos um conhecimento, a respeito do tema relacionado, sem isso você pode até saber todas as dicas mais jamais vai obter um bom resultado, por tanto é importante que estejamos sempre atualizados. O que não é dificil já que temos tantos meis de informação.

  87. Muito bom as dicas , venho treinando sempre que posso,tenho dificuldade em digitar textos pôs fujo do asunto. O que fazer?
    Agradeço…

  88. Obrigado, me ajudará bastante com um concurso q vou prestar amanhã. Adorei as dicas, muita coplexas e curtas. Farei uma excêlente redação!

  89. Nossa eu estou desesperada,pois vou presta vestibular esse ano no dia 16 e 17,e não sei o fazer,pois não sou muito boa nas palavras
    e nem em fazer redação…e confeso que to com medo
    de cai um tema e não saiba fala…aff
    vou ficar doida..

    “Mas valeu pelas dicas muito boas,mas te peço mim ajude por favor”

    bjs

  90. este site é um a forma muito importante de ajuda aqueles que não sabem fazer redações, principalmente aqueles, cuja parecm carregar uma arma na hora de fazer sua redação, pois vivem matando a lingua portuguesa

  91. Olá!
    Gostei bastante das dicas.
    Sinto dificuldades para me adequar aos novos gêneros textuais exigidos pela comissão de vestibular do meu estado (Pernambuco) e por isso decidi consultar as pessoas que compõem este espaço.

    O meu principal questionamento é: qual é a diferença entre uma dissertação tradicional e um comentário opinativo?

    Muito obrigada pela atenção!

  92. ainda tenho 17 mais ja estou sendo cobrado por todos eles que ver o meu estudo como estár isso e legal e inportante para todos na faculdade o q vale mais ponto é a redação então de uma olhada q vc vai amar esses topicos para uma boa redação valew

  93. Esse site é um sucesso para quem não esta preparado para fazer uma redação!!!muito style parabéns a todos vcs que fazem parte…

  94. bom dia a todos adorei as dicas sao maravilhosas.se nao for de mas e vcs poderem me mandarem 5 temas porsiveis da atualidades que possa cair na prova do concurso da policia militar da bahia ficarei muito grato um abraço a todos fiquem com Deus

  95. Muito boas essas dicas, vão ser muito utieis, pois vou fazer uma prova para um curso tecnico e a redação é a parte mais importante da prova

  96. muitissimo obr. Essas dicas com certeza, irao servir de primeira na redaçao q eu fizer !”!!!

    muito agradecido0o0o0o

  97. Muito obrigado pelas dicas elas vão me ajuda muito para,eu min da bem nas redações que vim erem daqui por diante,obrigado que Deus te abençoe,e que meu Deus me ajude…

  98. Toda redaçao que eu tinha feito estavam boas,
    mais depois dessas dicas elas vão ficar muito
    melhor melhor,obrigado perlas dicas .

  99. “Todos artigos que venham contribuir para um melhor aprendizado é sempre muito legal quando informado para todos. Esse site e de muita valia para nós que pensamos prestar vestibular a dicas são sensacionais.”

  100. Eu, um aluno de 3°ano, estou numa apreenção danada, pois 2009 é o ano que irei por em prática tudo o que aprendir no decorrer de minha vida. E é por esse motivo que estou recorrendo as essas informações, pois sei da importância da redação para um bom desempenho no vestibular. Valeu pelas as informações, creio que irão me ajudar bastante.

  101. Nossa!As melhores respostas encontrei aqui agora,estou iniciando o 3º ano do Ensino Médio, e quero de imediato começar a me preparar para o vestibular em 2010[…]E, Obrigada Por esclarecer minhas dúvidas!. 🙂

  102. esse site e bom d+
    eu amei as dicas eu adoro saber sobre redaçao ainda mas agora q eu vou ter q fazer varias ´provas de redaçao essas dicas vao ajudar d+

    valeu

  103. ADOREI TODAS AS DICAS COM CERTEZA VAI ME AJUDAR MUITO
    VOU MANDAR VER NAS REDAÇÕES,COM FÉ EM DEUS PRINCIPALMENTE NO VESTIBULAR QUE EU QUERO ME SAIR BEM,VALEUUUUUUUUUUUUUU

  104. Vou fazer o concurso da pm-ba outra vez, o último que teve foi em 2007, me sai bem na prova mas a minha redação, miericórdia…, foi realmente uma negação. Espero ter melhor sorte dessa vez, ainda mais agora com essas dicas importantes. Obrigada gente e torçam por mim

  105. Oi sou eu outra vez, se vcs souberem de algum endereço on-line ( e 0800) que eu possa mandar minha redação para corrigir por favor me deem ou dêm a dica valeu!

  106. olá,
    passando para agradecer pelas dicas, ameeeeeei ….
    tenho certeza que com essas dicas agora saberei fazer uma boa redação.

  107. bah,eu tenho só 12 anos
    e estou na 6 serie e estas
    dicas me ajudaram muito,
    agora quando a professora
    de portugues me pedir para
    fazer uma redaçao,
    eu tenho ceerteza que eu
    vou ir bem
    muito obrigada

  108. Obrigado
    consegui melhorar muito a minha redação .
    so não entendo como e que é fazer uma redação dissertativa dando seu objetivo ou solução para algo.

  109. hum… boas dicas, com certeza me ajudará bastante,meus professores ja alertaram do quanto é importanate a dissertação no vestibular. obrigado

  110. Oi gente amei essas dicas tenho q fazer enem esse ano.
    procurei na google como fazer uma redação e acabei encontrando esse site e foi otimo aprendi como fazer uma redação e vi q não é só eu q tinha duvidas sobre redação
    amei.
    tenho uma duvida!
    sera que vou passar no enem com a minha redação?
    kkkkkkkkkkk
    fiquem com DEUS…

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