Reveillon, Big Ben, Pomo de Adão, Caipirinha e Arroz e o Feijão

Postado em

voce sabia1. De onde vem a tradição de pular sete ondas no Reveillon?
Esse costume remete às tradições africanas, trazidas pelos escravos. O ritual homenageia Iemanjá, dona das águas salgadas. Sete é um número cabalístico, representado por Exu, filho de Iemanjá. Os sete pulos servem para que os caminhos sejam abertos. Segundo a tradição, na certeza de garantir a futura sorte, jamais dê as costas para o mar após a homenagem.

2. Por que Big Ben?
Quando o famoso relógio londrino foi construído em 1859, o então ministro de Obras Públicas da Inglaterra chamava-se Sir Benjamin Hall e pesava 158 quilos. Em homenagem a ele, deu-se o apelido de “Big Ben” ao grande sino de mais de 12 toneladas. O apelido, contrariamente ao que se diz, não se refere originalmente à torre ou ao relógio, mas ao sino contido no alto da torre.

3. Por que o pomo de Adão tem esse nome?
O nome se refere a uma lenda que afirma que um pedaço do fruto proibido teria ficado preso na garganta de Adão. Na verdade, essa parte da garganta é uma projeção de uma cartilagem da laringe.

4. Você sabia que a caipirinha nasceu de um remédio?
A brasileiríssima caipirinha nasceu a partir de uma receita de remédio caseiro. Tudo começou com a tradicional infusão de limão e alho contra gripes e resfriados. Um belo dia alguém resolveu acrescentar um ingrediente: a cachaça. Pronto, estava feita a bebida. A receita habitual da caipirinha é limão amassado, açúcar, cachaça e gelo. A bebida ficou conhecida em todo o país e é presença constante em bares à beira de praia. A fama atravessou fronteiras e virou referência do Brasil. Em setembro de 1995, a caipirinha foi a primeira brasileira a integrar a lista oficial de coquetéis da Associação Internacional de Barmen (AIB).

5. Como o arroz e o feijão se consagraram nos pratos dos brasileiros?
Primeiro, porque são nutritivos. O feijão é rico em uma proteína chamada lisina; o arroz, em metionina. As duas juntas dão uma boa refeição. Há um século, o par ficou popular no Brasil. O arroz veio da Ásia e se adaptou bem ao solo de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O feijão é originário das Américas e difundiu-se pelo Brasil principalmente por causa da influência de Portugal. A leguminosa era usada pelos portugueses como acompanhamento de guisados de carne. Como custava pouco, tornou-se comum também entre nós.

Tech Tags:

Anúncios

2 comentários em “Reveillon, Big Ben, Pomo de Adão, Caipirinha e Arroz e o Feijão

    Tereza disse:
    10 março, 2007 às 12:43 am

    Gostaria muito de saber o significado dos nomes Iemanjá e Melissa.Muito Obrigada e muito axé !!!!!!!!!!!

    andreia disse:
    1 abril, 2008 às 7:19 pm

    muito giro…fixe

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s