Narração: Discursos Direto, Indireto e Indireto Livre.

Postado em Atualizado em

Na narração, existem três formas de citar a fala (discurso) dos personagens: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre.

redaçao

Discurso direto: Por meio do discurso direto, reproduzem-se literalmente as palavras do personagem. Esse tipo de citação é muito interessante, pois serve como uma espécie de comprovação figurativa (concreta) daquilo que acabou de ser exposto (ou que ainda vai ser) pelo narrador. É como se o personagem surgisse, por meio de suas palavras, aos olhos do leitor, comprovando os dados relatados imparcialmente pelo narrador. O recurso gráfico utilizado para atribuir a autoria da fala a outrem, que não o produtor do texto, são as aspas ou o travessão. O discurso direto pode ser transcrito:

a) Após dois-pontos, sem verbo dicendi (utilizado para introduzir discursos)

E, para o promotor, o processo não vem correndo como deveria: “Às vezes sinto morosidade por parte do juiz”.

*Utilizando-se o sinal de dois-pontos, o ponto final deve sempre ficar fora das aspas, tendo em vista que encerra todo o período (de E… até juiz).

b) Após dois-pontos, com verbo dicendi (evitável)

E o promotor disse: “Às vezes sinto morosidade por parte do juiz”.

c) Após dois-pontos, com travessão:

E Carlos, indignado, gritou:
– Onde estão todos???

d) Após ponto, sem verbo dicendi

E, para o promotor, o processo não vem correndo como deveria. “Às vezes sinto morosidade por parte do juiz.”

* O ponto final ficou dentro das aspas pois encerrou somente o período correspondente à fala do entrevistado (personagem).

e) Após ponto, com verbo dicendi após a citação

E, para o promotor, o processo não vem correndo como deveria. “Às vezes sinto morosidade por parte do juiz”, declarou.

f) Integrado com a narração, sem sinal de pontuação

E, para o promotor, o processo não vem correndo como deveria, porque “Às vezes se nota morosidade por parte do juiz”.

Discurso indireto: Por meio do discurso indireto, a fala do personagem é filtrada pela do narrador (você, no caso). Não mais há a transcrição literal do que o personagem falou, mas a transcrição subordinada à fala de quem escreve o texto. No discurso indireto, utiliza-se, após o verbo dicendi, a oração subordinada (uma oração que depende da sua oração) introduzida, geralmente, pelas conjunções que e se, que podem estar elípticas (escondidas).

Exemplos:

Fala do personagem: Eu não quero mais trabalhar.
Discurso indireto: Pedro disse que não queria mais trabalhar.

Fala do personagem: Eu não roubei nada deste lugar.
Discurso indireto: O acusado declarou à imprensa que não tinha roubado nada daquele lugar.

Você notou que, na transcrição indireta do discurso, há modificações em algumas estruturas gramaticais, como no tempo verbal (quero, queria; roubei, tinha roubado), nos pronomes (deste, daquele), etc. Confira a tabela de transposição do discurso direto para o indireto:

DIRETO – Enunciado em primeira ou em segunda pessoa: “Eu não confio mais na Justiça”; ” Delegado, o senhor vai me prender?”

INDIRETO – Enunciado em terceira pessoa: O detento disse que (ele) não confiava mais na Justiça; Logo depois, perguntou ao delegado se (ele) iria prendê-lo.

DIRETO – Verbo no presente: “Eu não confio mais na Justiça”

INDIRETO – Verbo no pretérito imperfeito do indicativo: O detento disse que não confiava mais na Justiça.

DIRETO – Verbo no pretérito perfeito: “Eu não roubei nada”

INDIRETO – Verbo no pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo ou no pretérito mais-que-perfeito: O acusado defendeu-se, dizendo que não tinha roubado (que não roubara) nada

DIRETO – Verbo no futuro do presente: “Faremos justiça de qualquer maneira”

INDIRETO – Verbo no futuro do pretérito: Declararam que fariam justiça de qualquer maneira.

DIRETO – Verbo no imperativo: “Saia da delegacia”, disse o delegado ao promotor.

INDIRETO – Verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo: O delegado ordenou ao promotor que saísse da delegacia.

DIRETO – Pronomes este, esta, isto, esse, essa, isso: “A esta hora não responderei nada”

INDIRETO – Pronomes aquele, aquela, aquilo: O gerente da empresa tentou justificar-se, dizendo que àquela hora não responderia nada à imprensa.

DIRETO – Advérbio aqui: “Daqui eu não saio tão cedo”

INDIRETO – Advérbio ali: O grevista certificou os policiais de que dali não sairia tão cedo..

Discurso indireto livre: Esse tipo de citação exige muita atenção do leitor, porque a fala do personagem não é destacada pelas aspas, nem introduzida por verbo dicendi ou travessão. A fala surge de repente, no meio da narração, como se fossem palavras do narrador. Mas, na verdade, são as palavras do personagem, que surgem como atrevidas, sem avisar a ninguém.

Exemplo: Carolina já não sabia o que fazer. Estava desesperada, com a fome encarrapitada. Que fome! Que faço? Mas parecia que uma luz existia…

A fala da personagem – em negrito, para que você possa enxergá-la – não foi destacada. Cabe ao leitor atento a sua identificação.

Fonte: Prof. Dílson Catalino

Tech Tags:

80 comentários em “Narração: Discursos Direto, Indireto e Indireto Livre.

    ninguém disse:
    5 maio, 2007 às 12:04 pm

    está otimo,mas cadê os sinais de pontuação?

      jeisa disse:
      7 maio, 2009 às 6:43 pm

      opa!adoramos pesquisar aki…parabéns!!!!!

    Gousty disse:
    12 setembro, 2007 às 5:43 pm

    ótimo.
    me salvou em uma baita prova

    Silvana Karoline disse:
    11 março, 2008 às 3:09 am

    Foi otimo me salvou num
    trabalhoo !!!!
    =)

    ellen caroline disse:
    13 maio, 2008 às 2:15 am

    Foi muito bom foi ótimo.

    Me salvou em uma Prova!!!!

    Beatris disse:
    13 maio, 2008 às 2:20 am

    Maravilhoso Amei !!!

    Estudei para minha próva,agora só esperar o resultado.
    ja tenho certeza que irei bem na próva.

    Lucas disse:
    17 maio, 2008 às 2:59 pm

    Muito bom,show de bola,me ajudou muito no meu trabalho!

    =]

    Kerolaine Amando disse:
    19 maio, 2008 às 1:45 pm

    Adorei!
    vai me ajudar muito na prova,
    só falta agora a nota!

    Mariana disse:
    27 maio, 2008 às 9:08 am

    tá mto bom!!vai me ajudar em uma prova q eu vou fazer hj!

    JÉSSICA disse:
    28 maio, 2008 às 6:56 pm

    POW, MUITO BOM MESMO!!!
    ME AJUDOU MUITO EM UM TRABALHO!!!
    MUITO BEM EXPLICADO.

    marcela disse:
    2 junho, 2008 às 7:35 pm

    Muito bom!!!

    Me tirou algumas dúvidas..

    Obrigado…

    laryssa tayna disse:
    4 junho, 2008 às 6:44 pm

    amei,vai ajudar muito na prova!!!
    kiss…

    Gustavo disse:
    6 junho, 2008 às 8:20 pm

    E muito bom me ajudou muito!!!!!!!

    polyana disse:
    9 junho, 2008 às 4:58 pm

    GOSTEI

    MAS PODERIA TER TEXTOS EM CADA TIPO DE
    DISCURSO

    maria clara disse:
    10 junho, 2008 às 6:34 pm

    amei mais !!!!!!!!!!!
    queria exemplo de texto!!!!!!!!
    srrsrsrsrrsrsrsrrsrsrsrrs
    mas so isso nao me salvou da prova!!!!!!!

    Gustavo disse:
    11 junho, 2008 às 2:25 pm

    esse conteudo tabom mais falta exemplos
    fuiiiiiiiiii
    =)
    fodas para todo mundo

    Victor disse:
    16 junho, 2008 às 6:58 pm

    Ficou ótimo!!
    Me tirou dúvidas,e me ajudou muito em um trabalho.
    Está de parabéns.

    TVianna disse:
    23 junho, 2008 às 7:12 pm

    Parabens,
    achei que o conteudo foi otimo .
    espero que a professora tambem ache o conteudo bom para que me de uma boa nota .
    rs

    abçs

    gabi disse:
    6 julho, 2008 às 7:03 pm

    gostei muito me ajudou bastante.valeu!!!

    juninho pay disse:
    7 julho, 2008 às 3:55 am

    maravilhoso me salvol de uma baita prova

    don gabriel disse:
    12 julho, 2008 às 12:02 am

    Muito bom!
    Foi bastante esclarecedor. Sanou por inteiro as minhas dúvidas.

    /

    emilayne disse:
    31 julho, 2008 às 10:19 pm

    eu adorei, foi muito bom me salvou em um trabalho

    franciane disse:
    1 agosto, 2008 às 9:17 pm

    muito bom me ajudou no trabalho agora só esperar voltar das férias e ver o resultado !!!
    xd bjss

    Bibia disse:
    3 agosto, 2008 às 12:54 am

    Foi d+ me ajudou muito para fazer uma prova vlw

    flavia disse:
    5 agosto, 2008 às 12:58 pm

    me ajudou para caranda site D+

    Carol Poss disse:
    5 agosto, 2008 às 10:25 pm

    Olha é bom msm
    adoreii…
    Mais eu keria exemplos
    de discurso direto e indireto
    Nao a explicaçaoo

    Desculpa aii!!

    Mais tirando issuh
    ta linda
    super bem explicadoo

    BjÔ

    Carol Poss disse:
    5 agosto, 2008 às 10:27 pm

    Exemplos Maiores
    tipo textos
    de 4 5 e até 7 linhas

    leticia disse:
    10 agosto, 2008 às 5:05 pm

    As explicaçoes estao claras me salvou para um concurso publico obrigado!!!!

    patricia disse:
    15 agosto, 2008 às 1:03 pm

    otimo vai me ajudar no provao que vou fazer hoje!

    joakinnnn disse:
    18 agosto, 2008 às 4:08 pm

    vlw ae me ajudo pakass

    Géssica disse:
    18 agosto, 2008 às 9:53 pm

    aai:)
    muito bom, parabéens !
    espero que mi ajude na prova .

    stefany disse:
    20 agosto, 2008 às 11:54 pm

    uhull !! perfeitooo…
    vai mi salvaa no trabalho q tenho q entregaa amanhaa e na provaa !!

    =]

    bjooo
    vlw msm…

    Marisa Lima disse:
    21 agosto, 2008 às 10:34 pm

    Adorei ótima explicação!!!!!!!!!!!!!!!
    me salvo na prova>>>><<<

    *****************bjuxs***************
    “””””vlw””””

    Gise disse:
    22 agosto, 2008 às 2:22 am

    Muito bom, me ajudou muito no meu
    Trabalho
    =]

    Bruno Bueno disse:
    29 agosto, 2008 às 12:54 am

    ameii!!

    me livrou de um trabalhoo…

    agora vou usalo…

    bjosss

    ;D

    Alice disse:
    9 setembro, 2008 às 10:05 pm

    Nossaaa mim savou de um trabalho de faculdade !!

    Bjooos
    😀

    Monika disse:
    12 setembro, 2008 às 5:59 pm

    gostei!!
    bem explicado!!

    =**

    Victor disse:
    18 setembro, 2008 às 8:02 pm

    Achei a explicação ótima, mas gostaria de exemploss..
    mals aii!!
    mais a explicação me ajudou muito!!

    vlw

    Francisco disse:
    30 setembro, 2008 às 10:13 pm

    Gostei bastante, consigui relembrar algumas regrinhas básicas.Provavelmente terei uma boa nota amanhã.

    Abraços.

    Giba disse:
    1 outubro, 2008 às 3:58 am

    ótima explição
    ,foi muito útil !!!!!!!!!!!

    abraço…

    Roberto disse:
    1 outubro, 2008 às 1:01 pm

    Muito bom o conteúdo. Tenho uma dúvida: Todos leram este conteúdo por causa de alguma prova, ou são respostas pleonásticas? Bom, pelo menos parece que todos foram salvos por ele.

    Abraços.

    eliana regina sanchez disse:
    15 outubro, 2008 às 4:30 pm

    Oi,vc. me salvou de um seminário que nem a professora sabia do que se tratava, tínhamos que pesquisar por fora… que saco!!!!
    abraço.

    Isabella disse:
    24 outubro, 2008 às 2:11 am

    Foi otimo, me salvou de um belo trabalho…

    Renato Danin disse:
    3 novembro, 2008 às 9:14 pm

    muito bon vai me ajudar muito na minha prova valeu

    *Sara Paula disse:
    4 novembro, 2008 às 4:23 pm

    *Eu gostei muito,mais a pior parte e que eu tive que copiar e isso naum me deixou nem um pouco feliz…
    Mas levando em concideraçao gostei me salvou vou ganhar *A* pelo tarbalho…

    Mil Bjokas*

    *SARA PAULA*

    henrique disse:
    10 novembro, 2008 às 3:42 am

    valeu lek me ajudo mt no trabalho uhu tirei 9

    Patrícia Rodrigues disse:
    25 novembro, 2008 às 11:15 pm

    Parabéns!
    Achei o conteúdo ótimo! me salvou de uma prova amanhã!
    Muito Obrigada!

    dfgsdty disse:
    10 dezembro, 2008 às 2:40 pm

    me salvou da recuperacao

    Prii disse:
    12 dezembro, 2008 às 9:10 pm

    Muito Bom.!

    Nathália disse:
    16 dezembro, 2008 às 8:41 pm

    fiz um trabalho aqui agora valendo dois, com certeza vou zerar!😀

    Camila disse:
    4 fevereiro, 2009 às 12:16 am

    Muitissimo obrigada!
    Me salvou também de um trabalho.

    Thais Távora disse:
    8 fevereiro, 2009 às 11:37 am

    Foi otimo me salvou num
    trabalhoo !!!!
    =)

    tatazinha!!!!! disse:
    17 fevereiro, 2009 às 12:00 am

    me salvou das garras
    do professor!!!!!!!!!!!=P

    Miro disse:
    20 fevereiro, 2009 às 3:00 am

    Muito boa explicação prof Dilson catalino. Tem atrvessado já 2 anos e as explicação continuam bem atualizadas. Parabens…

    Ane Caroline disse:
    27 fevereiro, 2009 às 12:00 am

    , goosteii muiitoo, mee ajuudoou coom meu trabaalhoo =]

    mikael disse:
    9 março, 2009 às 2:28 pm

    me salvou

    matheus disse:
    15 março, 2009 às 2:26 am

    bom min ajudou muito
    a fazer minha prova….

    Tiago disse:
    18 março, 2009 às 9:59 pm

    Isso fez o trabalho prontinho pra mim
    valeu, continuem asiim, que eu passo de ano!!!!!!

    Vitória disse:
    26 março, 2009 às 11:46 pm

    Nossa.. miim ajudoou demaiis!
    Valews!😀

    bruna disse:
    1 abril, 2009 às 2:24 pm

    nossa isso me ajudou muito na minha prova de lingua portuguesa!!!

    roh disse:
    2 abril, 2009 às 4:07 pm

    noss…muito obrigada…
    vai ajudar muito no trabalho de português…
    vlw…!

    bruna disse:
    6 abril, 2009 às 3:43 pm

    valeu me ajudou muito no trabalho de portugues, era justamente o q eu estava procurandu!!
    brigadão!!!♥
    =D

    nathalia disse:
    6 abril, 2009 às 5:35 pm

    ufa…….valeu amanha tirarei um 10 dez em portugues e muito bom esse saite

    Mayara disse:
    6 abril, 2009 às 10:14 pm

    Me ajudou na prova!! Obrigadoo

    danilo disse:
    6 abril, 2009 às 10:15 pm

    gostei muito pq mim ajudou muito no trabalho…

    esta de nota 1.000

    heheheh com certesa podera mim ajudar em outro trabalho como em uma prova etc…

    taty disse:
    7 abril, 2009 às 1:40 am

    ajudou muitoo no trabalhoo (y’

    Renata disse:
    8 abril, 2009 às 6:49 pm

    vlw ajuda na pesquuisa tirei 10
    mentira 9,30

    Renato disse:
    12 abril, 2009 às 6:28 pm

    Explendido !
    tirei 9,5 na minha prova !

    thamy disse:
    14 abril, 2009 às 11:17 pm

    esta otimo!

    adoreii me safol de um a prova

    ~~bligadoo~~

    Camilla Teodoro disse:
    15 abril, 2009 às 12:23 am

    arigatô(obrigado)
    me ajudou pra caramba num trabalho
    muito bom mesmo
    tomara q a professoa tbm ache

    camila disse:
    15 abril, 2009 às 2:30 pm

    valeu me ajudou no trabalho….

    gabriella disse:
    15 abril, 2009 às 3:01 pm

    adorei me salvou no trabalho se não eu teria tirado um zero bem redondo !! adorei o texto explica tudo nos minimos detales !!

    joice e fernanda disse:
    15 abril, 2009 às 4:51 pm

    oi!eu li tudo isso e aprendi

    ***********bjs*****************

    Gutinha disse:
    15 abril, 2009 às 5:07 pm

    Salva pelo gongoooo…
    Tava aqui toda atrapalhada pra fazer um seminário..

    thank’s! s2

    andrinho disse:
    16 abril, 2009 às 5:09 pm

    po ta otimo me salvo no trabalho ufa

    Loirááh disse:
    22 abril, 2009 às 12:14 am

    Brigad’s

    ma ajudo mtoo em uma liçao de casa.. e um trabalho !!

    cako disse:
    5 maio, 2009 às 4:05 pm

    yshyhuhsuhas espero que ajude eu na prova

    mister disse:
    6 maio, 2009 às 3:43 pm

    muito bomm
    me ajudouu
    num trabalho

    Michelle disse:
    6 maio, 2009 às 9:48 pm

    Nossa valeu eu nao estava conseguindo achar.
    Eu achei em outro site so que nao dava pra salvar e nesse eu consegui. Esse site e tudo de bom.

    Valeu!!!!

    Regina disse:
    17 junho, 2009 às 10:37 pm

    É sempre bom termos recursos diversos para pesquisa! Os assuntos abordados aqui nessas páginas mostra apenas uma trilha para o estudante tentar seguir! Além disso não é um fim em si mesmo!!! É preciso buscar cada vez mais!

Deixe uma resposta

