Como Construir uma Carta

Postado em

A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição, a reflexão ou o parecer dissertativo. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim a que ela se destina: um amigo, um negócio, um interesse pessoal, um ente amado, um familiar, uma seção de jornal ou revista etc.
A estética da carta varia consoante a finalidade. Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposição da data, do vocativo (nome, cargo ou título do destinatário), do remetente e a assinatura.
No caso das correspondências comercial e oficial – textos jurídicos, comunicados, ofícios, memorandos emitidos por órgãos públicos -, a linguagem é muitas vezes feita de jargões e expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio.
Quando um exame vestibular sugere uma carta como proposta, o aspecto formal, bem como a abertura e o fechamento do texto segundo o jargão, são irrelevantes, pois o que prevalece é o conteúdo e a linguagem (orientação da maioria das universidades, especialmente as públicas).carta CARTA: tema 10: Ética (na política, no esporte, na justiça…)

João Pessoa, 25 de agosto de 2002

Editor de notícias do jornal O Norte

Prezado senhor editor,

Devido à competência profissional que lhe é creditada e à grande aceitação do seu veículo comunicativo pela população, venho solicitar desse a publicação de uma matéria com fins esclarecedores sobre ética.
É sabido de todos que as eleições se aproximam, portanto se faz necessário levar à sociedade um documento da natureza solicitada para que os valores morais, o decoro e o compromisso com a honestidade sejam cobrados de maneira mais veemente.
Visando a uma maior compreensão, a abordagem poderia abarcar outros setores além da política, como a ética nos esportes, na justiça, no trabalho etc., constituindo-se, pois, numa matéria multidisciplinar.
Verificar-se-á, senhor editor, o pioneirismo deste estudo, caso seja levado em consideração o cunho popular, e a grande atenção que será dada a ele pela população. Ciente da compreensão e da aceitação do conteúdo aqui apresentado, agradeço antecipadamente.

Por Eraldo Cunegundes

Tech Tags:

Anúncios

Um comentário em “Como Construir uma Carta

    Pátrícia Alves disse:
    15 março, 2007 às 9:07 pm

    Como sabemos,o assunto “carta”, assim como muitos outros em Redação,é bastante interessante e pode suscitar muitas dúvidas, por isso, faço a seguinte pergunta:numa carta de cunho informal, é permitido a abreviação de alguns termos no interior do texto, como “pra” ou mesmo a data como, por exemplo:Belém-PA,15/03/2007?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s