Plural dos Substantivos Compostos

Postado em Atualizado em

1-PRIMEIRO CASO.
(Substantivo + Substantivo)
Os dois elementos vão para o plural.
Veja exemplos:
couve-flor = couves-flores (Substantivo + Substantivo)
homem-rã = homens-rãs (Substantivo + Substantivo)
No caso acima, todos os termos são substantivos, portanto, todos vão para o plural.
Atenção: nos casos em que o segundo substantivo indica característica do primeiro, não é obrigatório passar o segundo termo para o plural.
Veja:
Comi uma banana-maçã.
Comi duas bananas-maçã. (é correto pluralizar só o primeiro termo)
Comi duas bananas-maçãs. (também é correto pluralizar os dois termos)
As duas formas do plural estão corretas.

2-SEGUNDO CASO.
(Dois substantivos ligados por preposição)
Somente o primeiro termo irá para o plural.
Veja os exemplos abaixo:
estrada de ferro = estradas de ferro (Subst.+ preposição + Subst.)
pé de moleque = pés de moleque (Subst.+ preposição + Subst.)
Nos casos apresentados acima, o fato de os substantivos receberem uma preposição (de) como elo de ligação entre si, permite que apenas o primeiro termo vá para o plural.

3-TERCEIRO CASO.
(Substantivo + Adjetivo ou Adjetivo + Substantivo)
Os dois elementos vão para o plural.
cartão-postal = cartões-postais (Subst. + Adjetivo)
má-língua = más-línguas (Adjetivo + Subst.)
No primeiro exemplo temos o substantivo CARTÃO + o Adjetivo POSTAL e no segundo, temos o Adjetivo MÁ + o substantivo LÍNGUA. Todos vão para o plural.

4- QUARTO CASO.
(Verbo + Substantivo)
Somente o segundo elemento irá para o plural.
vira-lata = vira latas (Verbo + Substantivo)
beija-flor = beija-flores (Verbo + Substantivo)
Sempre que o primeiro termo for um verbo, somente o segundo passará para o plural.

5- QUINTO CASO.
(Palavra invariável + Palavra variável)
– Veja Classes de palavras
Só o adjetivo vai para o plural.
Veja este exemplo:
sempre-viva = sempre-vivas (Invariável + Variável)
Nesse caso o substantivo composto é formado pelo Advérbio, (palavra invariável) SEMPRE + o Adjetivo (e portanto variável), VIVA. Lembre-se, as palavras invariáveis não flexionam. Se você ainda não leu o texto que trata das classes de palavras, então leia e “fique por dentro”.

6- SEXTO CASO.
(Palavras repetidas)
Apenas o segundo termo vai para o plural.
Veja o exemplo:
o pula-pula = os pula-pulas
o tico-tico = os tico-ticos
Nas palavras formadas por termos repetidos só o segundo passa para o plural.

7- SÉTIMO CASO.
(substantivos compostos formados com o uso da palavra GUARDA)
Quando a palavra GUARDA for usada no sentido verbal, utilizamos a regra descrita no QUARTO CASO desta página. Veja:
guarda-roupa = guarda-roupas (verbo+substantivo)
guarda-pó = guarda-pós (verbo+substantivo)
guarda-chuva = guarda-chuvas (verbo+substantivo)
Nesses casos a palavra (guarda) está sendo utilizada como verbo, no sentido de guardar algo. Aplicando a regra do quarto caso, temos que, somente o Substantivo passa para o plural.

Nos casos em que a palavra GUARDA é usada no sentido de Substantivo aplicamos a regra do TERCEIRO CASO descrito acima, pois, o segundo termo vira adjetivo do primeiro. Veja:
guarda-noturno = guardas-noturnos (Substantivo + Adjetivo)
guarda-florestal = guardas-florestais (Substantivo + Adjetivo)

Dica legal.
GUARDA é substantivo quando se refere a pessoas e profissões.
GUARDA é adjetivo quando se refere a móveis ou objetos.

Tech Tags:

18 comentários em “Plural dos Substantivos Compostos

    Marilia disse:
    19 março, 2007 às 8:18 pm

    Adorei o blog, parabéns

    carina disse:
    3 dezembro, 2007 às 4:59 pm

    eu preciso dec uma ajuda para o teste de amanhã

    carina disse:
    3 dezembro, 2007 às 5:00 pm

    eu preciso de uma ajuda da prova de amnhã

    Anonimo disse:
    15 fevereiro, 2008 às 5:39 pm

    E eu preciso passa no Cefet-BA =P
    u.u

    pablo disse:
    3 abril, 2008 às 11:04 pm

    Dica legal.
    GUARDA é substantivo quando se refere a pessoas e profissões.
    GUARDA é adjetivo quando se refere a móveis ou objetos.

    ???? adjetivo?

    icaro disse:
    4 maio, 2008 às 6:07 pm

    blog maneiro tomara que me ajude no trabalho qu eu estou fazendo

    Yuri disse:
    6 junho, 2008 às 6:47 pm

    Cara adorei sobre isto!!
    Nota 10 pra vc cara,me ajudou demais no meu trabalho valeusão 😀

    luciana lima neves moraes disse:
    18 junho, 2008 às 6:18 pm

    obrigadão estou fazendo seminário de teologia e tive que fazer um trabalho de portugues e vcs me quebraram um galhão pois já terminei faz um tempo!!!! bjs

    Luiz Natal disse:
    23 junho, 2008 às 6:07 pm

    Será que consigo, com vocês, lista de muitos substantivos compostos?

    Pelos comentários, parece que vocês são ótimos.

    Aguardamos

    Abraços.

    Adrii disse:
    28 agosto, 2008 às 5:54 pm

    Cara.. mto trii isso daew..
    me ajudo “D+” xD

    Brunao disse:
    4 setembro, 2008 às 11:06 pm

    Valeu ai parceiro, vai me ajudar na prova de amanhã

    matheus disse:
    19 setembro, 2008 às 11:41 am

    ae blz esse site me ajudou muito

    raianhe disse:
    21 setembro, 2008 às 7:04 pm

    eu adoreiessa pagina ajudou demais no meu trabalho valeusão

    Diango disse:
    9 dezembro, 2008 às 12:48 am

    To Precisando de uma ajudinha, espero q dê pra estudar com essas informaçoes xD.

    Gilberto Luis disse:
    6 janeiro, 2009 às 6:25 pm

    Favor informar qual o plural de pão-francês

    Grato

    Jenifer disse:
    29 março, 2009 às 1:31 pm

    Adorei !

    Me ajudou muito!!!Mas acho que vcs podiam resumeir tudo ao invés de colocar Casos.

    carol disse:
    5 abril, 2009 às 4:40 am

    Muito melhor doo q eu imaginavaa

    Vanessa disse:
    4 maio, 2009 às 3:40 pm

    q blog horrivel, nao gostei nem um pouco nao me ajudou em nada

Deixe uma resposta

