Autores e Autoridades – O Livro

Postado em

livrosEm Autori e Autoritá, Umberto Eco tem uma importante reflexão sobre o futuro do livro. Como muitos, também Eco receia perder, com o aparecimento do e-text, o contacto físico com o livro, ou que este se perca num universo virtual, num labirintico hipertexto. A tecnologia veio revolucionar o modo tradicional de produzir cultura. Veja-se o projecto desenvolvido pela Xerox, juntamente com a Universidade de Stanford, de criar o dispositivo tecnológico de um «livro on demand». Imagine-se na estação do metro, a caminho do emprego ou da Faculdade a compar, com meia dúzia de euros, o livro que lhe apetece ler naquele momento. O livro é impresso na hora a partir de uma base de dados que, virtualmente, poderá armazenar todos os livros em circulação e aqueles há muito esgotados. Imagine-se a comprar a Divina Comédia de Dante, ou o último livro de Eco, ou os poemas de O’Neill, ou outro livro qualquer, no café onde habitualmente vai tomar a bica. Um sonho! Enquanto houver leitores que gostem de ler livros de carne e osso, de papel e tinta impressa, estes não desaparecerão. Quando já não houver mais livros para colocar numa estante, não será porque não há quem os queira ler, mas porque o leitor preferirá lê-los num suporte tecnológico diferente. Para quem cresceu, como Umberto Eco, emerso em livros, e acreditou, como Borges, na Biblioteca como imagem do universo… múltiplas galerias hexagonais, diferentes planos de saber, labiríntica e infinita…, o e-book representa o fim de um tempo, o fim da era Guttenberg.

Tomei prestado do Tudo o mais

Tech Tags:

Anúncios

3 comentários em “Autores e Autoridades – O Livro

    luis disse:
    13 fevereiro, 2007 às 3:39 pm

    Obrigado por ter escolhido um post meu. Deixou-me muito feliz. Parabéns pelo falabonito. É bom espreitar aqui e aprender sempre com o português do lado de lá. 🙂

    elisabetecunha disse:
    13 fevereiro, 2007 às 6:03 pm

    Fala: A relação do homem x livro é insubstituível, NÃO acredito que a tecnologia possa nos dar o prazer de abrir , ler e degustar um bom livro. A sensação é física ,pele a pele[ quase uma RELAÇÃO SEXUAL GOSTOSA].
    Um beijão…;)

    morganusvitus disse:
    4 abril, 2007 às 1:31 pm

    The site looks great ! Thanks for all your help ( past, present and future !)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s