Anorexia

Postado em Atualizado em

Algumas mulheres conseguem ser um tanto paranóicas quando o assunto é beleza. Um docinho aqui, uma dieta ali. Vale de tudo para ficar em paz com a balança. Aqui no Rio, corpo bonito é (quase) uma obrigação. Academias lotadas. Ué, pra quê ligar para o nivel de vida se é possível ter um corpo sarado!? o.O

Nesses dias (intensos) de férias sobrou espaço para dois doc´s que mostraram quando a tal neurose pelo corpo perfeito interfere na vida social: Thin e Quero Ser Anoréxica. O primeiro mostra o tratamento de jovens com disturbio alimentares em uma clínica especializada, o último, depoimento de jovens que encaram a anorexia como algo naturalíssimo.

O último foi o que mais me impressionou. Uma jovem de 16 anos dizia que a anorexia não é doença, mas um estilo de vida. Outra adolescente afirmava que podia sobreviver sem comer. Todas tinham em comum a rotina de se pesar à cada hora, experimentar roupas ou induzir vômitos para “acelerar” a perda de peso. No primeiro doc, a recuperação das adolescentes é mostrada de uma forma muito dolorosa. Algumas chegam às clinicas pesando 49 quilos, conseguem retonar ao peso normal e acabam, pouco tempo depois, voltando ao tratamento.

A anorexia é um assunto difícil de “digerir” logo de cara. Eu custei a entender como seria possível uma garota chegar numa situação de extrema magreza. Sim, é possível uma vez que nosso cérebro pode nos pregar peças quando não utilizado de forma coerente (se é que a palavra é esta). Cá entre nós essa tal anorexia é comum na classe média/alta. Até parece que uma adolescente que trabalha pra ajudar nas despesas de casa vai ter tempo pra pensar em ficar magra como Paris Hilton.

A beleza está supervalorizada, as adolescentes cada vez mais vazias, os pais dessas jovens ausentes na fase em que o diálogo deveria ser freqüente. Não me resta dúvidas de que ainda vamos ouvir muito falar sobre esse assunto.

Vi no blogue: A Moça com Brincos de Lua

Escrito por Janaína, 21 anos, vive na Selva (entenda-se RJ). Poucas palavras, timidez e sonhos (muitos!).

Anúncios

2 comentários em “Anorexia

    Márcia Carvalho disse:
    24 fevereiro, 2007 às 10:42 pm

    A maioria das adolescentes estão se deixando levar pelo lado estético,e esquecendo de ter uma vida saudavél.
    Muitas vezes,a falta de dialógo entre pais e filhos,deixam essas adolescentes ter uma forma de ver sua beleza totalmente errada e perigosa,chegando ao ponto dessa vaidade ir ao extremo.
    A anorexia,vem crescendo de uma forma rápida,onde existem vários casos que levam a morte.Onde todos nós sabemos de vários casos que foram divuldados na midia.Entre elas a da jovem modelo Ana Carolina ,com apenas 21 anos de idade teve todos seus sonhos acabados.
    A beleza sem saúde não é nada,os dois tem sempre que está ligados para ter uma vida saudavél e uma mente em harmonia.

    Lili disse:
    20 setembro, 2007 às 8:42 pm

    Tenho 30 anos,sou anoréxica e tricotilomaníaca desde os 11.Acho curioso não encontrar alguém com os mesmos desvios nessa faixa etária.Engraçado que eu já praticava essas punições antes mesmo dessas adolescentes de hoje terem nascido….Na adolescência tive minhas crises.Fiquei horrível.Hoje,controlo meus impulsos (se é que posso falar em controle..heehe),e pareço uma pessoa normal.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s