Acentuação das Palavras Oxítonas

Postado em

O sabiá não sabia nadar.
Pelé sofreu um ferimento na pele.
Em maio não se usa maiô.
Observe que as palavras sabiá, Pelé e maiô foram acentuadas para que pudessem ser lidas corretamente. Sem o acento, nós as leríamos como paroxítonas: saBIa, PEle, MAIo (a penúltima sílaba forte). Por que Telê tem acento? Porque a pronúncia é diferente de tele (telecomunicações). O coco-da-baía, por exemplo, não precisa de acento, pois é um paroxítono natural, como soco, bolo, tolo, mofo. A exceção é que deve ser acentuada (cocô).

Oxítonas são chamadas as palavras cujo acento tônico cai na última sílaba.

1. Assinalam-se com acento agudo ou circunflexo os vocábulos oxítonos que terminam em A, E, O seguidos ou não de S:

Iaiá ia ao parque comigo.
Na sua casa tem um pé de cajá.
Pepe veio receber seu cachê.
Vi jacarés nadando no rio.
Acabou o jogo de dominó.
Seus dois avôs usavam chapéu-coco.

Nesta regra se incluem as formas verbais seguidas de pronomes: contá-lo, amá-la, dizê-lo, magoá-las, marcá-la-ei, fá-lo-á, fê-los, movê-las-ia, pô-los, qué-los, dá-nos, etc.


2. Marca-se com o acento agudo o E da terminação em ou ens:

Tem alguém aí?
Os que eram louvados são agora mencionados com desdém.
Vários nenéns foram doados ilegalmente.

É necessário colocar acento gráfico na última sílaba de palavra acabada em EM (ou seu plural ENS) para ela não ser lida como paroxítona, como em: forem, morem, desdenhem, cosem, acalmem, bebem, cedem etc. (verbos) ou imagem, imagens, garagem, plumagem, nuvem, item, itens, hifens, liquens, jovens, totem (substantivos) etc. Quando a palavra é monossílaba, o acento não é necessário: nem, vem, sem, tem, cem, quem, bem, trem, tens, vens, bens.

3. Na regra dos oxítonos se incluem os monossílabos tônicos, palavras de uma só! sílaba com pronúncia forte. Assinalam-se com o acento agudo os que terminam em a, e, o abertos, e com o acento circunflexo os que acabam em e, o fechados, seguidos ou não de s: pá, pé, pó / pás, pés, pós; dê, dês, vô, vôs; Sé, lá, lê, dá, nó, nós, vó, vós.

4. Terminação em I e U. Observe:

Aqui estão os livros. Desculpe, não quis feri-lo. Chamou à parte os gurupis.
O urso-panda come bambu. Vendem-se perus congelados. Eles parecem urubus.

Não há necessidade de acentuar graficamente aqui, feri-lo, gurupis, bambu, peru, urubus, por exemplo, porque pronunciar fortemente a última sílaba de palavras terminadas em i e u é o natural. Mas repare que em todos os exemplos o i ou o u formaram sílaba com outras letras (qui, ri, pis, bu, rus, bus). Porém, quando o i e o u estão sozinhos na sílaba, devem ser acentuados:

Sai já daqui – já saí. Ontem caí da escada como laranja cai do pé. Daí disseram: dai-nos seu perdão. Concluí que o tolo jamais conclui com acerto. Ai, como deve doer .

Atravessou a vau carregando um baú. Nas naus portuguesas havia muitos baús. Maus elementos não entram no grupo Emaús.

O hiato, portanto, é a razão de algumas formas verbais serem acentuadas e outras não. Exemplos: atraí-lo, distraí-la, traí-los, construí-la, subtraí-los, distribuí-los, atribuí-lo, destruí-la, instruí-lo, constituí-lo. Mas: admiti-lo, abri-las, adverti-las! , muni-lo, fingi-lo, permiti-nos, garanti-lo, persegui-las, consegui-los.

fonte: Maria T.Q. Piacentini

33 comentários em “Acentuação das Palavras Oxítonas

    adsasdasdsa disse:
    29 março, 2007 às 4:28 pm

    Excelente blog

    carolina disse:
    5 abril, 2007 às 3:33 am

    esse site me ajudou muito ,pois estava com algumas duvidas na escola e consegui dar soluçoes a elas muito obrigado por me ajudar mesmo sem saber que estava me ajudando e muito.

    Ana Carolina disse:
    11 abril, 2007 às 5:20 pm

    [nao reparem a ausencia de acentos,esse computador esta desconfigurado]Esse site me ajudou muito com um trabalho de portugues que ate entao eu pensei que iria tirar conseito Z(pois o trbalho era imenso).
    Mas com ele eu pude fazer mais da metade dele apenas com esse site.

    Aládiny Eduarda disse:
    10 abril, 2008 às 10:58 pm

    gostei muito ele me ajudou um trabalho de português, de amanha pesso obrigado a vcs por ter feito isso no gloogle.
    e esse trabalho era em urgencia e é em dupla eu e minha colega estamos tentando fazer esse trabalho de portugues que e muito importante
    bejusssssssssssssss

    jadyanielle do nascimento fenandes disse:
    9 maio, 2008 às 12:40 am

    quero saber palavras oxitonas sem acento

    ana laura disse:
    20 maio, 2008 às 11:30 pm

    eu amei esse site pois consegui resolver minha tarefa intera de português que estava muito difícil.
    beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    rafaela disse:
    4 setembro, 2008 às 11:50 am

    eu amei esse site pois consegui resolver minha tarefa intera de português que estava muito difícil.
    beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    isabela disse:
    18 setembro, 2008 às 7:50 pm

    gostei muito bye

    ALYNY disse:
    19 setembro, 2008 às 2:01 am

    adorei esse site me fez entender o que presisana
    consegui fazer tudo o meu tema de português que era muito dificiiiilllll….
    ***beijus****

    lucas disse:
    30 setembro, 2008 às 4:09 pm

    muitio bom!!!
    otimo!!!!!!!]

    raianna disse:
    2 outubro, 2008 às 10:03 pm

    amei pois fiz uma atividade de portuga muito dificil
    valeu!!!!!!!!!!!!♥♥♥

    Larissa disse:
    22 outubro, 2008 às 11:13 pm

    adorei!!!!!

    com essa ajuda aiiii tirei um 9,5 em Português!!

    larrryne disse:
    25 outubro, 2008 às 11:35 am

    muito bom

    manoela disse:
    5 novembro, 2008 às 6:41 pm

    Adorei este site, me ajudou muito numa atividade de português, obrigada !!!!!!!!

    alexia disse:
    12 novembro, 2008 às 2:04 pm

    oi valeu pela ajuda fiz uma pesquisa e tanto valeu beijos

    lucas disse:
    15 novembro, 2008 às 7:44 pm

    nossa esse site é uma blz me ajudou a resolver todas as minhas duvidas recomendados prara todos

    fernanda disse:
    17 fevereiro, 2009 às 2:54 pm

    nossa ta de parabens muito bom bjuss!!! fikem com Deus?!!!

    ana carolina disse:
    3 março, 2009 às 11:12 am

    adorei esse site tem muitas cisas legais

    beijossssssssss

    roberta disse:
    5 março, 2009 às 5:35 pm

    adorei consegiui resolver todo o meu trabalho

    gabriely disse:
    9 março, 2009 às 9:28 pm

    ` adorei.!

    kailon disse:
    10 março, 2009 às 7:59 pm

    esse site é o maximo
    bjossssssssssssssssss!!!!!!

    karolayne disse:
    10 março, 2009 às 8:46 pm

    amei isso e legal de mais

    bjos

    gatinha secsi disse:
    19 março, 2009 às 12:59 am

    amei isso e legal de mais

    bjos

    stephanne disse:
    20 março, 2009 às 1:12 pm

    ameii esse site

    Jhenifer Ketlin disse:
    20 março, 2009 às 7:55 pm

    muitobom!!!!!!! muito obrigada! me ajudou muito na atividade de portugues!

    muitos beijos!

    lala disse:
    22 março, 2009 às 2:48 pm

    amei ,maravilhos esse site!!!!!!

    Druida disse:
    24 março, 2009 às 5:07 pm

    É sempre bom ter esse tipo de site para nos auxiliar. Por mais que a gente estude o português sempre sobra alguma dúvida, e este site está me ajudando a tirá-las!
    Muito Obrigado

    gilherme disse:
    27 março, 2009 às 3:12 pm

    eu preciso de 10 palavras oxitona e só achei 6

    Beatriz disse:
    31 março, 2009 às 4:35 pm

    Adorei esse blog, tem tudo o que eu quero na língua poruguêsa e em todas as minhas lições de casa, eu vou entrar nesse site.
    E eu descobri esse blog aqui, no Google e hoje mesmo!
    ADOREI, boa criatividade!
    Abraços, Beatriz!

    rafael disse:
    14 abril, 2009 às 4:56 pm

    me ajudou muito

    Diego disse:
    16 abril, 2009 às 12:15 pm

    Queria saber quais palavras sao oxítonas nesse texto

    coisas de que mais gosto café com bolo de sorvete de maracujá tomar guaraná Ouvir o canto do sabiá

    JÉSSICA CAROLYNE disse:
    16 abril, 2009 às 6:23 pm

    Adorei essas dicas de acentuação. Me ajudaram bastante.

    Felipe disse:
    16 abril, 2009 às 11:39 pm

    Usei pra faze tarefa :B

Deixe uma resposta

