Acentuação das Palavras Oxítonas

O sabiá não sabia nadar.
Pelé sofreu um ferimento na pele.
Em maio não se usa maiô.
Observe que as palavras sabiá, Pelé e maiô foram acentuadas para que pudessem ser lidas corretamente. Sem o acento, nós as leríamos como paroxítonas: saBIa, PEle, MAIo (a penúltima sílaba forte). Por que Telê tem acento? Porque a pronúncia é diferente de tele (telecomunicações). O coco-da-baía, por exemplo, não precisa de acento, pois é um paroxítono natural, como soco, bolo, tolo, mofo. A exceção é que deve ser acentuada (cocô).

Oxítonas são chamadas as palavras cujo acento tônico cai na última sílaba.

1. Assinalam-se com acento agudo ou circunflexo os vocábulos oxítonos que terminam em A, E, O seguidos ou não de S:

Iaiá ia ao parque comigo.
Na sua casa tem um pé de cajá.
Pepe veio receber seu cachê.
Vi jacarés nadando no rio.
Acabou o jogo de dominó.
Seus dois avôs usavam chapéu-coco.

Nesta regra se incluem as formas verbais seguidas de pronomes: contá-lo, amá-la, dizê-lo, magoá-las, marcá-la-ei, fá-lo-á, fê-los, movê-las-ia, pô-los, qué-los, dá-nos, etc.


2. Marca-se com o acento agudo o E da terminação em ou ens:

Tem alguém aí?
Os que eram louvados são agora mencionados com desdém.
Vários nenéns foram doados ilegalmente.

É necessário colocar acento gráfico na última sílaba de palavra acabada em EM (ou seu plural ENS) para ela não ser lida como paroxítona, como em: forem, morem, desdenhem, cosem, acalmem, bebem, cedem etc. (verbos) ou imagem, imagens, garagem, plumagem, nuvem, item, itens, hifens, liquens, jovens, totem (substantivos) etc. Quando a palavra é monossílaba, o acento não é necessário: nem, vem, sem, tem, cem, quem, bem, trem, tens, vens, bens.

3. Na regra dos oxítonos se incluem os monossílabos tônicos, palavras de uma só! sílaba com pronúncia forte. Assinalam-se com o acento agudo os que terminam em a, e, o abertos, e com o acento circunflexo os que acabam em e, o fechados, seguidos ou não de s: pá, pé, pó / pás, pés, pós; dê, dês, vô, vôs; Sé, lá, lê, dá, nó, nós, vó, vós.

4. Terminação em I e U. Observe:

Aqui estão os livros. Desculpe, não quis feri-lo. Chamou à parte os gurupis.
O urso-panda come bambu. Vendem-se perus congelados. Eles parecem urubus.

Não há necessidade de acentuar graficamente aqui, feri-lo, gurupis, bambu, peru, urubus, por exemplo, porque pronunciar fortemente a última sílaba de palavras terminadas em i e u é o natural. Mas repare que em todos os exemplos o i ou o u formaram sílaba com outras letras (qui, ri, pis, bu, rus, bus). Porém, quando o i e o u estão sozinhos na sílaba, devem ser acentuados:

Sai já daqui – já saí. Ontem caí da escada como laranja cai do pé. Daí disseram: dai-nos seu perdão. Concluí que o tolo jamais conclui com acerto. Ai, como deve doer .

Atravessou a vau carregando um baú. Nas naus portuguesas havia muitos baús. Maus elementos não entram no grupo Emaús.

O hiato, portanto, é a razão de algumas formas verbais serem acentuadas e outras não. Exemplos: atraí-lo, distraí-la, traí-los, construí-la, subtraí-los, distribuí-los, atribuí-lo, destruí-la, instruí-lo, constituí-lo. Mas: admiti-lo, abri-las, adverti-las! , muni-lo, fingi-lo, permiti-nos, garanti-lo, persegui-las, consegui-los.

fonte: Maria T.Q. Piacentini

Anúncios

33 comentários em “Acentuação das Palavras Oxítonas

  1. esse site me ajudou muito ,pois estava com algumas duvidas na escola e consegui dar soluçoes a elas muito obrigado por me ajudar mesmo sem saber que estava me ajudando e muito.

  2. [nao reparem a ausencia de acentos,esse computador esta desconfigurado]Esse site me ajudou muito com um trabalho de portugues que ate entao eu pensei que iria tirar conseito Z(pois o trbalho era imenso).
    Mas com ele eu pude fazer mais da metade dele apenas com esse site.

  3. gostei muito ele me ajudou um trabalho de português, de amanha pesso obrigado a vcs por ter feito isso no gloogle.
    e esse trabalho era em urgencia e é em dupla eu e minha colega estamos tentando fazer esse trabalho de portugues que e muito importante
    bejusssssssssssssss

  4. eu amei esse site pois consegui resolver minha tarefa intera de português que estava muito difícil.
    beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. É sempre bom ter esse tipo de site para nos auxiliar. Por mais que a gente estude o português sempre sobra alguma dúvida, e este site está me ajudando a tirá-las!
    Muito Obrigado

  6. Adorei esse blog, tem tudo o que eu quero na língua poruguêsa e em todas as minhas lições de casa, eu vou entrar nesse site.
    E eu descobri esse blog aqui, no Google e hoje mesmo!
    ADOREI, boa criatividade!
    Abraços, Beatriz!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s