História das Palavras

Postado em Atualizado em

21- A palavra grega que originou o atualíssimo termo “clone” significa broto. Biologicamente falando, clone é a cópia idêntica de um ser vivo produzida artificial e assexuadamente. A prática da clonagem, entretanto, não é nova; já nos anos 50 os embriologistas conseguiram clonar sapos adultos a partir de uma única célula.

22- Túlipa ou tulipa são as duas pronúncias possíveis em português do nome da flor, conforme se aproxime a palavra do inglês tulip ou do francês tulipe. Porém, são o italiano tulipano (m.) e o castelhano tulipán (m.), os nomes que estão mais perto da sua etimologia, tülbend, a palavra turca para turbante. De fato, as túlipas têm a forma de um turbante invertido, e daí o seu nome. A tulipa foi trazida da Pérsia para a Holanda, em 1593, pelo botânico francês Charles de l’Ecluse conhecido sob o nome de Carolus Clusius. (Fonte: prof. Arlindo Correia).

etimologia


23- O nome Japão vem do chinês Ji-pen (raiz do sol), já que os antigos chineses acreditavam que o sol nascia nesse país. Até hoje, o Japão é conhecido como “a terra do sol nascente”. Em japonês, “raiz do sol” é ni-hon, ou Nippon. Daí o adjetivo nipônico, desigando aquilo que é relativo ao Japão.

24- A palavra decibel (um décimo de Bel, que é uma medida de som) é uma homenagem ao inventor do telefone, Alexander Graham Bell.

25- O prefixo grego tele, que significa longe ou distante, está presente em inúmeras palavras que são cognatas em várias línguas, como telefone (tele + phone= som distante), telescópio (tele+ scopos=observador distante), telegrama (tele + gramma= letra distante) e telepatia (tele + pathos= sentimento distante). (Fonte: Idiomas: Histórias Interessantes das Linguas, de Amir Mattos).

26- O prosaico jogo de Dominó pode ter um nome “divino”. É que, embora tenha sido inventado na China dois séculos antes de Cristo, era um jogo muito apreciado pelos monges medievais. A cada boa jogada ou quando venciam a partida, eles agradeciam: Domino Gratias! ou Graças a Deus!

27- Freqüentemente associa-se a malária a países tropicais. O nome da doença, entretanto, vem do italiano mal’aria, ou ar ruim. A doença foi por muito tempo associada à cidade de Roma, pois havia, nos arredores da cidade, pântanos que eram verdadeiros berçários para os mosquitos.

28- O “Rom” do CD-rom é uma sigla para “read-only memory”, ou seja, memória apenas para leitura. Acho importante frisar que a pronúnia correta é “rôm” e não “rum”, como freqëntemente se ouve, inclusive de professores de inglês.

29- O tchocolati fabricado pelos astecas, que deu o nome ao nosso apreciado chocolate (outra palavra cognata em diversos idiomas), era bastante diferente do chocolate que conhecemos e apreciamos atualmente. Além de líquido e quase tão escuro quanto café preto, era temperado com especiarias.

30- As notas musicais foram criadas por um monge em Toscana, na Itália, por volta de 1030. O monge Guido, mestre do coro da catedral de Arezzo, utilizou-se das primeiras sílabas dos versos de um hino a São João Batista: ut, re, mi, fa,sol, la. No século XVII, foi acrescentada a sétima nota, si, iniciais de Sancte Ioaness (São João). Só no século XVIII a primeira nota mudou de ut para dó. (Fonte: A Casa da Mãe Joana, de Reinaldo Pimenta). Aqui no FalaBonito foi publicado um artigo sobre a origem das notas musicais que amplia esse tema.

Tech Tags:

Anúncios

5 comentários em “História das Palavras

    alessandro messias de oliveira disse:
    19 abril, 2007 às 12:43 pm

    Gostaria de receber as palavras da biblia que vocês têm.

    Joao Maria Fonseca disse:
    14 setembro, 2007 às 3:28 pm

    Boa tarde,

    Excelente site, gostaria de saber onde encontrar link que ensine a raiz de todas as palavras da língua Portuguesa do latim e grego, história etc. grato pela atenção

    Gabrielle disse:
    6 julho, 2008 às 3:29 pm

    Gostaria de saber a etimologia da palavra atletismo.
    Obrigada

    cade disse:
    10 agosto, 2008 às 10:06 pm

    ola, amei este site. Gostaria de saber qual a etimologia da palavra “cade” que usamos pra perguntar onde esta/estao alguma coisa ou alguem.obrigada.

    nicole disse:
    15 abril, 2009 às 6:27 pm

    oi! esse site é d+.eu gostaria de saber oque significa sagrado.obrigado

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s