Eu ou Mim? Tu ou Ti?

Postado em

Só se usam os pronomes eu e tu quando funcionarem como sujeito de um verbo. Perceba, então, que o segredo é este: analisar sintaticamente a oração; caso o pronome funcione como sujeito, use “eu” ou “tu”; senão, use “mim” ou “ti”.

Por exemplo:

Era para eu sair mais cedo hoje”, pois o sujeito de “sair” é o pronome “eu”;

Ela trouxe o livro para mim”, pois o pronome não funciona como sujeito.

 

Agora preste atenção a esta frase:

Foi difícil para mim conseguir o emprego.”

Parece estar errada, não é mesmo? mas está certa, pois o pronome não funciona como sujeito, como à primeira vista possa parecer.

Na verdade, “conseguir o emprego” é uma oração que funciona como sujeito do verbo “ser”. Observe a inversão:

Conseguir o emprego foi difícil para mim.”

Percebeu como o pronome não funciona como sujeito? Isso ocorre quando surgir “custar, faltar, restar, bastar ou verbo de ligação com predicativo do sujeito”:

Custou para mim aceitar a situação.

Falta para mim conversar com três candidatos.

Resta para mim explicar duas teorias.

Basta para mim ter você ao meu lado.

É necessário para mim aguardar ordens superiores.

fonte : prof. Dílson Catarino

9 comentários em “Eu ou Mim? Tu ou Ti?

    Elisabete cunha disse:
    22 março, 2007 às 1:55 am

    Obrigada pelas dicas!!!
    quebra um galhão!!!!
    🙂

    raquel disse:
    8 abril, 2007 às 8:42 pm

    tudo isso para mim é muito complicado,porém vcs me ajudaram muito,valeu!

    Tarzan disse:
    30 maio, 2007 às 2:37 pm

    Mim não entendeu muito bem!

    Ricardo Goularte disse:
    15 abril, 2008 às 7:58 pm

    Obrigado!!!
    Vocês tiraram minha dúvida, acredita isso tudo cai em processos seletivos.

    Quase fui reprovado

    Gostaria que tirasse mais dívidas?

    Meio/Meia
    Porque/por que / por quê/ porquê
    haver
    fazer
    onde/ aonde
    mostrar/ amostrar
    e outras…

    Valeu fui obrigado.

    Tarzan disse:
    8 agosto, 2008 às 8:06 pm

    Deu para eu entender agora….

    roberta disse:
    24 setembro, 2008 às 8:08 pm

    Vllw ..
    Tava proucurando no meu livro de port .. masi nao tava achando .. ai vim aki eh axeii .. vlw pela ajudah ..
    Qualquer coisa do uma passada akie ..
    fuiiz

    Fabíola disse:
    4 outubro, 2008 às 6:59 pm

    valeuuuuuuuu mesmo
    foi de muita ajuda!!!

    MARI LUCI CARVALHO disse:
    7 janeiro, 2009 às 9:36 pm

    obrigada, tirou minhas dúvidas

    Ingrit rOck* disse:
    16 abril, 2009 às 2:04 am

    Ameei as dicas…

    bjOou ih fikein cun rOck nuh S2!

Deixe um comentário

