Adjetivos: como atribuir qualidades

Postado em

Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Um adjetivo normalmente exerce uma dentre três funções sintáticas na oração: Aposto explicativo, adjunto adnominal ou predicativo.

OS ADJETIVOS PODEM SER:

Adjetivo explicativo

É o adjetivo que serve para esclarecer o sentido do substantivo, denotando qualidade essencial do ser, qualidade inerente, ou seja, qualidade que não pode ser retirada do substantivo. Por exemplo, “todo homem é mortal”, “todo fogo é quente”, “todo leite é branco”, então mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite.

Adjetivo restritivo

É o adjetivo que limita, restringe o sentido do substantivo ou pronome a que se refere, denotando qualidade adicionada ao ser, ou seja, qualidade que pode ser retirada do substantivo. Por exemplo, “nem todo homem é inteligente”, “nem todo fogo é alto”, “nem todo leite é enriquecido”, então inteligente, alto e enriquecido são adjetivos restritivos, em relação a homem, fogo e leite.

Sempre que o adjetivo estiver imediatamente após o substantivo qualificado por ele, teremos o seguinte: Se ele for adjetivo explicativo, deverá estar entre vírgulas e funcionará sintaticamente como aposto explicativo; se for adjetivo restritivo, não poderá estar entre vírgulas e funcionará como adjunto adnominal.

Por exemplo: “O homem, mortal, age como um ser imortal”. Nessa frase, mortal é adjetivo explicativo, pois indica uma qualidade essencial do substantivo, por isso está entre vírgulas e sua função sintática é a de aposto explicativo.

Já na frase “O homem inteligente lê mais”, inteligente é adjetivo restritivo, pois indica uma qualidade adicionada ao substantivo, por isso não está entre vírgulas e sua função sintática é a de adjunto adnominal.

Perceba que inteligente, apesar de não ser essencial a todos os homens, é especificamente ao universo de homens dos quais estamos falando. Caso o adjetivo restritivo esteja entre vírgulas, funcionará como predicativo. Por exemplo: “O diretor, preocupado, atendeu ao telefone.” Perceba que preocupado não é uma qualidade essencial a todos os homens nem o é ao diretor de quem estamos falando; o diretor possui a qualidade de preocupado apenas em um determinado momento – essa é a diferença entre o adjunto adnominal e o predicativo.

Observe estas duas frases: “O lixo, proveniente dos hospitais, deve ter tratamento especial” e “O lixo proveniente dos hospitais deve ter tratamento especial”. Qual a diferença entre elas? É que na primeira oração todo o lixo de determinado universo deve ter tratamento especial, pois todo ele provém dos hospitais; na segunda, somente o lixo proveniente dos hospitais deve ter tratamento especial, os outros não. Assim é que se estabelece a diferença entre um adjetivo explicativo e outro restritivo.

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

As orações subordinadas adjetivas são aquelas que funcionam como um adjetivo, modificando o substantivo. Sempre são iniciadas por pronome relativo (que, quem, qual, onde, quanto, cujo) e podem ser denominadas de explicativas e de restritivas, tais quais os adjetivos.

Oração Subordinada Adjetiva Explicativa

É a oração que funciona como o adjetivo explicativo, ou seja, esclarece o sentido do substantivo, denotando uma qualidade essencial do ser. Deve estar entre vírgulas e funciona como aposto explicativo.

Por exemplo: “O homem, que é mortal, age como um ser imortal.” Outros exemplos: “O advogado, que é pintor, ficará uns dias por aqui.” Perceba que a referência é a um único advogado, que tem a qualidade de ser pintor.

“O bolo, que estava no armário, desapareceu.” Novamente perceba que a referência é a um único bolo (o que estava no armário). “Os doces, que estavam visivelmente deteriorados, foram postos na lixeira”, ou seja, todos os doces de determinado universo foram postos na lixeira, pois todos eles estavam deteriorados.

Há outra oração que funciona como aposto explicativo: a oração subordinada substantiva apositiva. A diferença é que esta não explica o significado do substantivo anterior, mas sim o contexto da frase anterior. Não é iniciada por pronome relativo, e sim por conjunção integrante. Por exemplo, a frase “Todos temos conhecimento de uma verdade: que o Brasil é o maior país da América do Sul” possui uma oração subordinada substantiva apositiva (que o Brasil é o maior país da América do Sul), que explica o contexto da frase anterior, e não o significado da palavra verdade.

Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

É a oração que funciona como o adjetivo restritivo, ou seja, limita, restringe o sentido do substantivo ou pronome a que se refere, denotando uma qualidade adicionada ao ser. Não pode estar entre vírgulas e funciona como adjunto adnominal.

Por exemplo: “O homem que é inteligente lê mais.” O nome restritivo se deve ao fato de que a oração restringe o significado do substantivo anterior, ou seja, a oração apresentada significa que apenas os homens que são inteligentes lêem mais, os outros não. É assim que se comprova a existência de uma oração subordinada adjetiva restritiva: usando a expressão somente… , os outros não.

Outros exemplos: “O advogado que é pintor ficará uns dias por aqui.” Perceba que a referência não é a um único advogado, mas somente ao advogado que tem a qualidade de ser pintor, ou seja, somente o advogado que é pintor ficará aqui por uns dias, os outros não.

“O bolo que estava no armário desapareceu.” Novamente perceba que a referência não é a um único bolo: somente o bolo que estava no armário desapareceu, os outros não. “Os doces que estavam visivelmente deteriorados foram postos na lixeira”, ou seja, somente os doces que estavam visivelmente deteriorados foram postos na lixeira, os outros não.

fonte: Dílson Catarino

Tech Tags:

Anúncios

2 comentários em “Adjetivos: como atribuir qualidades

    elisabetecunha disse:
    11 maio, 2007 às 2:50 am

    CARA,SOU SUA FÃ!

    vc tira tantas dúvidas..
    obrigada!

    Carol disse:
    4 julho, 2007 às 4:24 pm

    Olá!
    Você conhece algum adjetivo (que seja de qualidade positiva) terminado ou que contenha a letra ã?
    Obrigada

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s