Regras Sobre o Uso de ç, s, ss, z, x…

Postado em Atualizado em

Grupo 01

a) Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TO:
intento = intenção
canto = canção
exceto = exceção
junto = junção

b) Usa-se ç em palavras terminadas em TENÇÃO referentes a verbos derivados de TER:
deter = detenção
reter = retenção
conter = contenção
manter = manutenção
c) Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TOR:
infrator = infração
trator = tração
redator = redação
setor = seção

d) Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TIVO:
introspectivo = introspecção
relativo = relação
ativo = ação
intuitivo – intuição

e) Usa-se ç em palavras derivadas de verbos dos quais se retira a desinência R:
reeducar = reeducação
importar = importação
repartir = repartição
fundir = fundição

f) Usa-se ç após ditongo quando houver som de s:
eleição
traição
Grupo 02

a) Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em NDER ou NDIR:
pretender = pretensão, pretensa, pretensioso
defender = defesa, defensivo
compreender = compreensão, compreensivo
repreender = repreensão
expandir = expansão
fundir = fusão
confundir = confusão

b) Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em ERTER ou ERTIR:
inverter = inversão
converter = conversão
perverter = perversão
divertir = diversão
c) Usa-se s após ditongo quando houver som de z:
Creusa
coisa
maisena

d) Usa-se s em palavras terminadas em ISA, substantivos femininos:
Luísa
Heloísa
Poetisa
Profetisa

Obs: Juíza escreve-se com z, por ser o feminino de juiz, que também se escreve com z.

e) Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em CORRER ou PELIR:
concorrer = concurso
discorrer = discurso
expelir = expulso, expulsão
compelir = compulsório

f) Usa-se s na conjugação dos verbos PÔR, QUERER, USAR:
ele pôs
ele quis
ele usou

g) Usa-se s em palavras terminadas em ASE, ESE, ISE, OSE:
frase
tese
crise
osmose

  • Exceções: deslize e gaze.
  • h) Usa-se s em palavras terminadas em OSO, OSA:
    horrorosa
    gostoso

  • Exceção: gozo
  • Grupo 03 a) Usa-se o sufixo indicador de diminutivo INHO com s quando esta letra fizer parte do radical da palavra de origem; com z quando a palavra de origem não tiver o radical terminado em s:
    Teresa = Teresinha
    Casa = casinha
    Mulher = mulherzinha
    Pão = pãozinho

    b) Os verbos terminados em ISAR serão escritos com s quando esta letra fizer parte do radical da palavra de origem; os terminados em IZAR serão escritos com z quando a palavra de origem não tiver o radical terminado em s:
    improviso = improvisar
    análise = analisar
    pesquisa = pesquisar
    terror = aterrorizar
    útil = utilizar
    economia = economizar

    c) As palavras terminadas em ÊS e ESA serão escritas com s quando indicarem nacionalidade, títulos ou nomes próprios; as terminadas em EZ e EZA serão escritas com z quando forem substantivos abstratos provindos de adjetivos, ou seja, quando indicarem qualidade:
    Teresa
    Camponês
    Inglês
    Embriaguez
    Limpeza

    Grupo 04

    a) Os verbos terminados em CEDER terão palavras derivadas escritas com CESS:
    exceder = excesso, excessivo
    conceder = concessão
    proceder = processo

    b) Os verbos terminados em PRIMIRterão palavras derivadas escritas com PRESS:
    imprimir = impressão
    deprimir = depressão
    comprimir = compressa

    c) Os verbos terminados em GREDIRterão palavras derivadas escritas com GRESS:
    progredir = progresso
    agredir = agressor, agressão, agressivo
    transgredir = transgressão, transgressor

    d) Os verbos terminados em METERterão palavras derivadas escritas com MISSou MESS:
    comprometer = compromisso
    prometer = promessa
    intrometer = intromissão
    remeter = remessa

    Grupo 05

    a) Escreve-se com j a conjugação dos verbos terminados em JAR:
    Viajar = espero que eles viajem
    Encorajar = para que eles se encorajem
    Enferrujar = que não se enferrujem as portas

    b) Escrevem-se com j as palavras derivadas de vocábulos terminados em JA:
    loja = lojista
    canja = canjica
    sarja = sarjeta
    gorja = gorjeta

    c) Escrevem com j as palavras de origem tupi-guarani.
    Jiló
    Jibóia
    Jirau

    Grupo 06

    a) Escrevem-se com g as palavras terminadas em ÁGIO, ÉGIO, ÍGIO, ÓGIO, ÚGIO:
    pedágio
    sacrilégio
    prestígio
    relógio
    refúgio

    b) Escrevem-se com g os substantivos terminados em GEM:
    a viagem
    a coragem
    a ferrugem

  • Exceções: pajem, lambujemc) Palavras iniciadas por ME serão escritas com x:
    Mexerica
    México
    Mexilhão
    Mexer
  • Exceção: mecha de cabelosd) As palavras iniciadas por EN serão escritas com x, a não ser que provenham de vocábulos iniciados por ch:
    Enxada
    Enxerto
    Enxurrada
    Encher – provém de cheio
    Enchumaçar – provém de chumaçoe) Usa-s x após ditongo:
    ameixa
    caixa
    peixe
  • Exceções: recauchutar, guache
  •  

    Tech Tags:

    235 comentários em “Regras Sobre o Uso de ç, s, ss, z, x…

      francisca disse:
      24 novembro, 2006 às 12:16 am

      Muito interessante este site! Gostei e encontrei o que estva procurando.
      Parabéns.

      Adamastor Monteiro disse:
      30 novembro, 2006 às 5:22 pm

      Excelente!!!
      Pedagogicamente e didaticamente acessível.
      Obd.
      Adamasrj

      COMO SE ESCREVE: MUSSARELA OU MUÇARELA? disse:
      6 dezembro, 2006 às 6:35 pm

      COMO SE ESCREVE MUSSARELA OU MUÇARELA?

      falabonito respondido:
      7 dezembro, 2006 às 4:26 pm

      Maria, veja:

      1. muçarela s.f./muzarela s.f.

      grafada dessa maneira pelo vocabulário ortográfico oficial da Academia Brasileira de Letras.

      2.mozarela s.f./ muçarela s.f.

      O Aurélio registra as dos formas.

      3. Mozarela s.f.

      O Priberam registra a forma acima.

      Conclusão: todas são validas.

      Att.

      ivan disse:
      21 dezembro, 2006 às 1:19 am

      muito legal este site
      tinha muito tempo que eu estava procurando, um site como este!!
      parabens

      Lais disse:
      22 dezembro, 2006 às 4:25 pm

      infelismente ou infelizmente?
      s ou z?

        darlene disse:
        7 maio, 2009 às 6:55 pm

        infeliZmente com z
        ja que tem deriva de feliz com z com prefizo (in) e sufixo (mente)

      Guilherme disse:
      4 janeiro, 2007 às 12:11 pm

      òtimo este site, só resta decorar as regrinhas …

      lucas disse:
      10 janeiro, 2007 às 11:00 am

      Adorei este site, era isto que eu precisava..!!!Adorei!!!

      Débora disse:
      11 janeiro, 2007 às 11:31 am

      Adorei este site!!!!!!!!!

      edicarla disse:
      12 janeiro, 2007 às 1:11 pm

      site super maneiro

      suzana disse:
      17 janeiro, 2007 às 11:28 am

      Este site e muito aproveitativo!
      Podemos tirar duvidas, sem ficarmos constrangidos! rsrsrs

      gloriene disse:
      23 janeiro, 2007 às 5:11 pm

      esse site é muito bom mesmo, nos fazer ver que nossa dificuldade,pode ser superada de forma bem simples.

      gloriene disse:
      23 janeiro, 2007 às 5:12 pm

      esse site é muito bom mesmo, nos faz ver que nossa dificuldade,pode ser superada de forma bem simples.

      thaisa freitas disse:
      28 janeiro, 2007 às 4:31 pm

      Gostei muito desse site, gostaria de mais regras para eu poder montar um modulo legal p/ meus alunos.

      Marta disse:
      2 fevereiro, 2007 às 8:01 pm

      Muito interessante, e acessível para estudantes.

      JUNIOR disse:
      13 fevereiro, 2007 às 11:29 pm

      ESEE SITE ESTÁ MUITO ÇLEGAL PARA PESQUISAR COISAS DIFERENTES

      Fabiana disse:
      21 fevereiro, 2007 às 12:04 am

      Tenho dúvida nesta regra de tupi-guarani, africana, ou exótica para que possa colocar o “X” em vez do “CH”, não sei exatamente quais são essas palavras..tipo abacaxi não sabia que era de origem tupi

      Juninho disse:
      21 fevereiro, 2007 às 5:27 pm

      Achei muito bom mesmo!!! Acabou as minahs dúvidas sobre X, tava meio q me quebrando aew. Vlw!!!!!!!!!!! kkkkkk

      Carolina disse:
      1 março, 2007 às 10:17 pm

      Site mto bom, realmente vocês souberam simplificar, e tornar nosso estudo mais pratico!
      Parabens

      anny disse:
      1 março, 2007 às 11:33 pm

      gostei muito deste site,mas eu gostaria de saber se vocês podem me ajudar a formar frases com ss e s.
      Desde ja agradeço!!!

        Dannylo Hortega disse:
        5 maio, 2009 às 12:40 am

        que saber sobre o ss eo rr

      Mário Silva disse:
      7 março, 2007 às 2:32 am

      Muito bom este saite eu tenho que estudar muito
      seria bom ele mais completo em formato acrobat para poder bixarmos.

      Gabriela Almeida disse:
      12 março, 2007 às 4:58 am

      Este site é muito interessante, porque oferce praticidade para quem quer tirar dúvidas de uma forma mais rápida e fácil! Fiquei muito feliz de aprender um pouco mais com ele e tirei várias dúvidas que eu tinha! Muito obrigada por facilitarem a vida das pessoas que querem aprender o certo! Um grande Abraço!Gabriela

      Thiago disse:
      12 março, 2007 às 6:19 pm

      Muito boa dica. Valeu !!1

      Ysis disse:
      14 março, 2007 às 8:31 pm

      O site é até legal,mas…infelizmente não encontrei o q procurava!

      Caca disse:
      17 março, 2007 às 5:29 pm

      Muito interessante as regras colocadas aqui.Me ajudou muito!
      Valeu

      solange disse:
      23 março, 2007 às 8:17 pm

      oi.sol,tudo bem com vc?

      Sinara disse:
      26 março, 2007 às 2:12 am

      Olá,
      gostaria que mne respondessem
      Lembrancinha é com C ou com Ç ?

      Obrigadaa

      Mariah Rey disse:
      26 março, 2007 às 12:29 pm

      Muito bom, de fácil compreensão!

      camila disse:
      3 abril, 2007 às 2:10 pm

      uma droga de bom

      gege confecções disse:
      8 abril, 2007 às 11:08 pm

      gostei destas regras há muito que as procurava!
      obrigadooooo!!!!!!!!!!!
      estudei-as há muito tempo,mas já as havia esquecido.

      gege confecções disse:
      8 abril, 2007 às 11:09 pm

      como já sabes do mmeu E-mail?

      Zeni disse:
      10 abril, 2007 às 12:11 pm

      Quero receber todas as informações em meu email.

      ADRIANA disse:
      17 abril, 2007 às 5:45 pm

      ÓTIMO ESTE SITE, É O QUE ESTAVA PROCURANDO.

      cida disse:
      21 abril, 2007 às 12:23 am

      adorei este site,são regrinhas q as vezes esqueçemos

      goy Costa disse:
      21 abril, 2007 às 12:23 am

      adorei as regras colocadas aqui, me ajudaram bastante!!
      Obrigada!!

      kiko disse:
      21 abril, 2007 às 12:28 am

      adorei este site!!!!

      wanderlei disse:
      25 abril, 2007 às 12:00 am

      muito legal

      codio disse:
      3 maio, 2007 às 12:05 pm

      çabe me ajudou bastante não escrevo mais tão erado agora se tenho dúvidas procuro nesse cite que não me deicha erar e paçar vergonha.

      Leandro disse:
      3 maio, 2007 às 1:25 pm

      Adorei o site… era tudo o que eu sempre procurei em livros e nunca encontrei!!!

      parabens!!!

      Ana Carolina disse:
      3 maio, 2007 às 1:58 pm

      Nossa, muito bom esse site, achei tudo o que eu queria….

      Meus Parebéns!

      Geyse disse:
      6 maio, 2007 às 10:50 pm

      amei o site estava necessitada pois tenho teste amanha e preciso das regrinhas!!!

      keylla kris disse:
      10 maio, 2007 às 11:54 am

      Bom dia!

      gente,adorei este site, é simplesmente excelente, tirei todas as minhas dúvidas,obrigadooooooooo

      jessica disse:
      10 maio, 2007 às 8:47 pm

      este site ta muito bom mas queria pergunar: tem quais palavras q se escreve com (s) mas tem som (z)

      de jessica da dinamica

      jessica disse:
      10 maio, 2007 às 8:49 pm

      hehehe gostei sou o irma maior dela moro no parana e vi este site e achei o q procurava e muito bom esse site

      cenny disse:
      10 maio, 2007 às 8:53 pm

      oi este site me tirou todas as duvidas obrigadoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      lucas disse:
      12 maio, 2007 às 10:30 pm

      Este site é muito bom, entretanto encontrei uma dificuldade não só aqui como em todos os outros. Fiz uma busca sobre as duvidas que tenho a respeito de palavras escritas com x que tem som de s e x que tem só de z. Todos os links dão a mesma orientação, no entanto ainda não consegui tirar minhas dúvidas, por exemplo: extraviar som de s;exagerar som de z, como é que saberei a escrita correta, tem alguma regra? Por favor me enviem se possível. Acho até que muita gente tem a amesm dúvida que eu…Obrigada! Gostaria que a resposta me fosse enviada atrávés de meu e-mail. edienyl@gmail.com

      lucas disse:
      16 maio, 2007 às 6:08 pm

      gostei desse site acwhi oq queria
      vlw

      huasuhauhsuahsu

      Bruna disse:
      22 maio, 2007 às 2:41 pm

      Não gostei!!
      não está completo… tem que melhoras muitas coisas!!
      bj e melhoras!

      janaina disse:
      23 maio, 2007 às 6:20 pm

      Porque as pessoas tei tanta dificuldade com as palavras ss,x,s,ç,z,sc.deveria ter um aprendizado melhor.

      Marta Alves disse:
      30 maio, 2007 às 6:41 pm

      Nossa, amei este site! aprendi muito com ele.

      douglas disse:
      30 maio, 2007 às 7:37 pm

      adorei esse site

      douglas disse:
      30 maio, 2007 às 7:38 pm

      adorei esse site e muito legal!!!!!!!!!!!

      Lara disse:
      1 junho, 2007 às 6:24 pm

      Site bala =)
      mas eu detesto gramática ¬¬
      é a maior chatice xDDD
      Mas ta bala
      pra procurr coisas pra escola ficou muito bom mesmo =D
      vlw
      ^^
      ;****

      mirian disse:
      1 junho, 2007 às 7:49 pm

      quero saber mais regra de acentuação com ss ex: interesse

      Leonardo Miranda disse:
      2 junho, 2007 às 5:18 pm

      Gostei muito desse site! Aprendi bastante, ele possui dicas maravilhosas, conseguir entender muitas delas…

      Leonardo.

      solange disse:
      4 junho, 2007 às 5:00 am

      Adorei o site, porém gostaria de obter informações colocadas de maneiras mais simplicadas para ensinar no 2ºano da educação infantil. Mas mesmo assim valeu… abraços

      solange disse:
      4 junho, 2007 às 5:02 am

      Gostaria de obter informações de forma mais simplicada para educação infantil.

      marina disse:
      4 junho, 2007 às 6:30 pm

      valeu!!!!!!!!!!!!!!

      Marina disse:
      4 junho, 2007 às 6:30 pm

      esse site me ajudou muito

      valeu!!!!!!!!

      RAFAEL XODO disse:
      7 junho, 2007 às 3:00 am

      gostei muito dessas dicas com certeza me ajudara muito
      parabens!!!e muito utíl

      Mari disse:
      13 junho, 2007 às 1:56 pm

      Perfeito!!!

      Parabéns pelo site …me ajudou pacas….

      bjaum

      Pati disse:
      13 junho, 2007 às 9:06 pm

      Adorei este site!!!! Achei tudo o que eu queria… Acabei com minhas dúvidas. Vou indicá-lo aos meus amigos… Estão de parabéns.

      Joana disse:
      25 junho, 2007 às 7:33 pm

      Esse site eh baum
      u ceis gusto?
      eu mó di guxteiii

      Joana disse:
      25 junho, 2007 às 7:35 pm

      oiem , é um sirte curtu e insina as pissoa a fala mio
      Obrigada ao dono por ter feitu essi sirte

      lu disse:
      26 junho, 2007 às 7:55 pm

      odorei o site!!!!!!!!!!!
      mais acho que precisa de alguns exercicios de pratica, para ficar ainda melhor:-)

      ronaldo disse:
      27 junho, 2007 às 10:56 am

      Bom dia.

      Parabéns pelo sate, acham que deveria ter alguns exercícios, pois o povo brasileiro tem muita duvida sobre a língua portuguesa

      Camila disse:
      28 junho, 2007 às 1:01 pm

      Agora não tenho mais dúvidas
      Obrigada

      Júninho ( Grajaú ) disse:
      1 julho, 2007 às 2:15 am

      Pabens esse site eh de +

      Júninho ( Grajaú ) disse:
      1 julho, 2007 às 2:48 am

      Esse site é muito bom gostei muito….
      Nele achei tudo que eu estava procurando, sobre dúvidas de gramática e de como fazer uma boa redação…
      Gostei mesmo …

      [:D]

      Alcy disse:
      7 julho, 2007 às 3:40 am

      gostei

      silvana Pires disse:
      13 julho, 2007 às 2:54 pm

      Parabens!

      MATEUS disse:
      13 julho, 2007 às 7:11 pm

      QUAL EA REGRA DE ORTOGRAFIA PARA O EMPREGO DA CONSONTE C?

      Fabíola Araujo disse:
      27 julho, 2007 às 12:45 am

      Estou estudando para fazer um concurso e achei muito bom esse site pois tirou as minhas dúvidas…..Obrigada

      Fabíola Araujo disse:
      27 julho, 2007 às 12:49 am

      Adorei esse site pois tirou dúvidas que eu tinha parabéns e obrigada..
      Beijo

      manoel disse:
      2 agosto, 2007 às 12:48 pm

      gostei de site…
      estará me auxiliando em um teste seletivo.
      obrigado…

      simone disse:
      5 agosto, 2007 às 6:25 pm

      bom eu gostei muito de site
      bom tem tudo que eu preciso

      queria mandar um beijo pra hebert
      e dizer que eu amo muito ele

      e pra galera me add no orkut simones_schimidt_sp@yahoo.com.br

      Junia e Julia disse:
      6 agosto, 2007 às 4:55 pm

      Este comentario é otimo mas muito dificil de desnvolver as mentalidads certas para os jovem teria que ser mais simplificado … Mas é assim que começa tudo de pouco a pouco iremos evoluir…..

      brhno disse:
      7 agosto, 2007 às 11:44 pm

      site muito doido.

      eliete disse:
      9 agosto, 2007 às 3:12 pm

      INFELISMENTE OU INFELIZMENTE?

      francieli disse:
      10 agosto, 2007 às 1:22 pm

      eu achei que esse site mostra,quase tudoprecisa melhorar po exemplo:eu pedi uma coisa e veio outra

      lor disse:
      11 agosto, 2007 às 7:30 pm

      adorei!!!!!

      !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Bianka disse:
      17 agosto, 2007 às 9:46 pm

      Adorei este site!
      muito bom, porque ele ensina as regras as pessoas, pra mim também, porque eu vou participar de um soletrando amanhã!

      espero que essas regras me ajudem!

      um beijo ;**

      xandy disse:
      20 agosto, 2007 às 11:49 pm

      po..gostei muito..tava estudandu pra prova…
      awe achei esse site super interessante..agradeço por todos professores..q colocaram essa regra..
      flw…

      michele disse:
      23 agosto, 2007 às 5:15 pm

      infelismente ou infelizmente ?

      jobson disse:
      28 agosto, 2007 às 3:17 pm

      eu queria saber por que a regra do “S” não se aplica a palavra fundição, já que ela deriva-se de fundir?

      Rafael de Realengo disse:
      4 setembro, 2007 às 6:15 pm

      POXA ! QUE SITE SHOW DE BOLA, DEU PARA TER UMA ÓTIMA VISÃO DE COMO É IMPORTANTE, DE QUE TENHAMOS CONHECIMENTOS DO QUE ESTAMOS ESCREVENDO PARABÊNS PELOS RESPONSÁVEIS DO SITE….

      Miria Granja disse:
      9 setembro, 2007 às 12:21 am

      Esse site é nota 10!

      fenando disse:
      11 setembro, 2007 às 10:36 am

      essas dicas sao maito importantes para esclrecer várias duvidas do portugues…
      e me ajudasse muito em diverssos problemas!!!!!!!!!!!!!!!!

      isabelle disse:
      12 setembro, 2007 às 11:30 pm

      queria receber alguns exercicios de alfabetização de palavras com s e ss

      Allison Moraes disse:
      14 setembro, 2007 às 2:14 am

      PARABÉNS! me quebraram um galhão……

      SuzanaCurty disse:
      20 setembro, 2007 às 1:45 am

      Esse site é muito bom, gostei mesmo, aprendi muita coisa!

      Nilton disse:
      23 setembro, 2007 às 2:51 pm

      O site é ótimo pra exclarecer dúvidas de gramática.

      jonathan disse:
      7 outubro, 2007 às 2:18 am

      valeu vc’s mi ajudaron muito
      bjozzzzzzzzzz
      pra todos vc to mara que eu passi na prova com fe em deus

      Pamella disse:
      8 outubro, 2007 às 10:24 pm

      Nossa, muito legal estas dicas. São válidas tanto no vestibular como em entrevistas de trabalho.
      Adorei e gostaria muito de receber dicas em meu email.
      bjuss

      Monica Tiyoko disse:
      4 novembro, 2007 às 8:18 am

      Fiquei tão feliz em encontrar este site, além de útil, é muito bonito!

      Thata disse:
      4 novembro, 2007 às 8:44 pm

      Parabéns pelo site viu?!

      BjOOsSssSs

      sandro disse:
      11 novembro, 2007 às 1:59 pm

      po mó legal aí

      Dayane disse:
      12 novembro, 2007 às 6:25 pm

      Oiiii…
      gostei bastante das dicas aê elas irão me ajudar bastante no que irei fazer.
      valeu galera e até a próxima!
      tchau…tchau!!!!

      Nilce Alves Martins disse:
      1 dezembro, 2007 às 10:13 am

      As formas Muçarela e Mussarela são corretas?

      Carol disse:
      11 dezembro, 2007 às 4:16 pm

      Muito útil ! ;D
      adorei! :*

      gilmar disse:
      20 dezembro, 2007 às 12:42 pm

      gostaria de saber quando usar (((( l ou u )))) tipo gilmar giumar parece dar o mesmo som

      Arielaaaaa! disse:
      8 janeiro, 2008 às 2:26 pm

      Valeu!
      Tava precisando!

      Pitty disse:
      18 janeiro, 2008 às 1:32 am

      Gostei !!!
      Aprimorei muito os meus conhecimentos ortograficos
      bjs gente :}

      marvin rodrigues disse:
      1 fevereiro, 2008 às 3:47 pm

      esse site e exelente!!!

      ele me fez escrever bem melhor….

      abraço..

      Edna Forbes disse:
      5 fevereiro, 2008 às 5:07 am

      Achei o que procurava.
      Este site e super explicativo parabéns xx

      Jéssica mary disse:
      8 fevereiro, 2008 às 6:08 pm

      Olá
      Adorei o site
      Parabéns!
      E obrigada as dicas estão me ajudando!

      Paula Mayelle disse:
      13 fevereiro, 2008 às 5:57 pm

      Olá..
      Gostei muito das regras;
      E realmente estava prescizando no momento!
      Apreciei os meus conhecimentos á este site…
      Parabéns!
      ;D
      Beijos

      damaris disse:
      20 fevereiro, 2008 às 11:01 pm

      muit bom! perfeito

      Rafael pato pguá disse:
      23 fevereiro, 2008 às 7:51 pm

      Gostei do site. Está dificil de encontrar um site como este, com tantos exemplos, tornando-se fácil aprender e entender. Nós que gostamos de estudar sempre encontramos dúvidas, principalmente em português e matemática, por serem matérias contituidas de detalhes e regras, que muitas vezes somos obrigados a decorar.

      Daniele disse:
      28 fevereiro, 2008 às 3:13 pm

      Por favor gostaria de saber qual é o certo?
      Cadeira de Rodas ou Cadeiras de Rodas ou Cadeiras de roda.
      Obrigada desde já.

      mayra m disse:
      28 fevereiro, 2008 às 4:51 pm

      gostei muito deste site , me ajudou em trabalhos da minha escola !

      carlos eduardo santos disse:
      7 abril, 2008 às 1:25 pm

      ola eu quero q vocês me digam qual é a diferença de s e ss , obrigado !

      lana disse:
      11 abril, 2008 às 8:57 pm

      esse site é bom + tem cm certo a palavra viagem com g e cm j e o certo é cm g!!
      cmo pod a mesma palavra ter a escrita de 2 formas e cm o msm significado?
      tem q ter + cuidado!

      jessica disse:
      20 abril, 2008 às 10:50 pm

      cara você bateu todos os professores de portuuês que tive parabéns!!!!

      rui disse:
      6 maio, 2008 às 12:51 am

      ótimo site
      sem palavras para descrever esse site
      resumindo:site ótimo

      carlos eduardo disse:
      7 maio, 2008 às 7:01 am

      cara gostei estou aprendendo muito com essas regras sou muito colado burrinho de mas
      mas gostei
      esta de parabens pq pra tira uma duvida minha é divicil ten que encina muitas vezes
      gostaria de aprender mas

      Paulo Rangel disse:
      11 maio, 2008 às 2:19 am

      me gusta mutho.
      gracias

      Marcos disse:
      12 maio, 2008 às 2:56 pm

      Show de bola eu estava precisando relembrar algumas coisas e esse site salvou minhas idéias…rs

      Roberta disse:
      19 maio, 2008 às 12:20 am

      Adoreiii o Site
      BJUS AMO

      Andresa Ylorrain disse:
      21 maio, 2008 às 5:43 pm

      Adorei este Site, pois me ajudou muito com minhas dificuldades na escrita…

      Valeu!!!

      Rosilene disse:
      25 maio, 2008 às 2:33 pm

      adorei esse site,por favor,vc podria mandar mais dessas regras pro mue email?desde já obrigada.

      MILENA disse:
      26 maio, 2008 às 5:27 pm

      PELO AMOR DE DEUS!É BOM + FALTA MUIITOOO PARA FICAR ÓTIMO PELO MENOS

      khaeycinae thayffy disse:
      26 maio, 2008 às 9:21 pm

      é eu goestei muito e me ajudará nas provas!!!!
      que continuem assim
      tirando duvidas!!
      bjussssss
      ate maaisssssssssssssssssssssssss

      kheyciane thayffy disse:
      26 maio, 2008 às 9:27 pm

      me tirou as duvidas
      e me fez relembrar umas paradas ai
      cuntinuem assim>>>>>>>
      bjus

      kheyciane thayffy disse:
      26 maio, 2008 às 9:28 pm

      gostei muito
      continuem
      assim
      bjusssss
      valeu pela relembrada!!!

      celso disse:
      27 maio, 2008 às 1:34 am

      gostei, porém conheço uma regra de s ou ss que não falha: DEPOIS DE QUALQUER VOGAL SE APLICA SS EX;PASSADO, CASSADO, PREMISSA, PROMESSA, ETC. SE APLICA S DEPOIS DE CONSOANTE EX; CONSOANTE, PRENSA, OFENSA, CANSADO, CODENSAR, BOLSA, BALSA, ETC.
      OBS. SÓ COM SOM DE S OK??????????????????????
      OUTRA: S OU Z? SEMPRE COM Z, QUANDO FOR VERBO: FEZ,EMBRIAGUEZ, ETC. COM S E SOM DE Z: FRANCES, ANTES, ETC.

      celso disse:
      27 maio, 2008 às 1:50 am

      PARA DUVIDAS DE X COM SOM DE S E X COM SOM DE Z:
      EXTRAVIAR, COM X E SOM DE S ANTES DE CONSOANTE.
      EXAGERO, COM X E SOM DE Z JUNTO COM UMA VOGAL.

      lara disse:
      28 maio, 2008 às 6:32 pm

      esse site é muitoooo show, amei ;D~

      Liria disse:
      30 maio, 2008 às 5:53 pm

      Perfeito esse site!
      Precisamos de sites assim com conteúdos bem explicativos.
      Tirei bastante dúvidas.

      renata amaral disse:
      5 junho, 2008 às 12:22 am

      gostei muito deste site…
      ele t~em tudo o que eu precisei
      tirei todas as minhas dúvidas….

      vinicius severo disse:
      6 junho, 2008 às 5:26 pm

      muito bom mesmo (y) bY:C3YB0

      ric disse:
      9 junho, 2008 às 5:51 am

      nota 10

      Karoline disse:
      11 junho, 2008 às 12:09 am

      VOU PARTICIPAR DO SOLETRANDO 2009 FAZER O TESTE E TODO DIA IREI VIR A ESSE SITE PARA APRENDAR CADA VEZ MAIS

      OBG

      Elizete, solteira, S.J.M. disse:
      14 junho, 2008 às 6:57 pm

      Amei o site e gostaria de mais novidades.
      Estou estudando para um concurso e tiro muito proveito desse site.
      bjos!!

      Agatta eblack disse:
      15 junho, 2008 às 11:46 pm

      Adorei esse site,é muito bom mesmo,nele encontrei tudo que precisava,muito bom,nota 10!!!

      jessica disse:
      18 junho, 2008 às 5:32 pm

      MUITO BOM ESSE SITE.
      ADOREI.
      TINHA TUDO O QUE EU QUERIA.
      TIREI TODAS AS DUVIDAS QUE EU TINHA.

      maria cecilia disse:
      19 junho, 2008 às 9:58 pm

      MUITO BOM ESSE SITE.
      ADOREI.
      TINHA TUDO O QUE EU QUERIA.
      TIREI TODAS AS DUVIDAS QUE EU TINHA.

      Dávila disse:
      23 junho, 2008 às 11:55 am

      O site está de parabéns…ele fácil e prático!òtimo para pessoas sem tempo para pesquizar…excelente…

      gabi disse:
      24 junho, 2008 às 2:19 pm

      adorei esse site é tudo de bom !!!

      mariana disse:
      25 junho, 2008 às 12:57 pm

      goste muito desse site

      luiz disse:
      2 julho, 2008 às 12:52 pm

      pó gostei d+
      me fez lembra o que eu já tinha esquecido.
      mais tem muita pouca coisa,teria que ter mais.
      tá bom o pouco com isso e muito e o muito sem isso e nada

      luiz cabrito disse:
      2 julho, 2008 às 12:59 pm

      cara esse site e de mais!!!!!!!!!!
      ñ poderia ter outro há ñ ser esse

      eduardo disse:
      3 julho, 2008 às 11:12 pm

      gostei muito dessas dicas
      mas tenho uma dúvida
      “os postos de gasolina foram cassados“
      cassados vem de cassar mas como termina em r nao deveria usar ç
      espero antecioso por um resposta
      meu e-mail é eduardo_hlg@hotmail.com

      andressa disse:
      8 julho, 2008 às 5:15 pm

      adoro este site

      Rose Paula disse:
      11 julho, 2008 às 2:25 pm

      Olá, adorei o site.
      Parabéns.
      Continuem assim.

      renatinha disse:
      14 julho, 2008 às 11:45 am

      como se escreve : sesão ou seção?

      francieli disse:
      19 julho, 2008 às 4:35 pm

      Excelente esse site muito interessante

      bia carla dos santos araujo disse:
      21 julho, 2008 às 6:59 pm

      preciso dessa pesquisa por favor me ajudem tabeijao

      te dolooooo

      ivan oliveira disse:
      25 julho, 2008 às 5:27 pm

      era isso mesmo que eu tava procurando……..
      adorei.

      natanael disse:
      31 julho, 2008 às 4:10 pm

      queria saber como usar as letras s,ss,c,z,ç

      Joaoly disse:
      3 agosto, 2008 às 1:41 am

      Caracaaa era o que eu procurava
      parabens!!!!

      NILTON disse:
      4 agosto, 2008 às 11:21 pm

      ADOREI ESTE SITE, SE POSSÍVEL GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA EM MEU EMAIL.

      marcela anyelle disse:
      5 agosto, 2008 às 7:06 pm

      Adorei este site pois hoje é um dia muito especial tenho uma prova de português na qual cairão emprego de ss,c,ç entre outros e estava achando que ia me dar mal mais ahei este site e acho que vou me dar bem…Parabéns

      Álvaro Augusto disse:
      14 agosto, 2008 às 3:39 pm

      Parabéns
      Este site é ótimo…

      GABRIELA BONIM disse:
      15 agosto, 2008 às 12:06 am

      Eu estou precisando de umas ajudinhas assim, é porque eu estou tentando ajudar minha prima que ela tem bastante erro ortografico, mas não estou achandoo nada…

      quem quiser me ajudar adiciona esse e-mail que eu uso de msn também.

      euteamo_amordaminha@hotmail.com

      Seria bom a ajuda de um(a) professor(a).
      OBRIGADA

      NATHALA disse:
      19 agosto, 2008 às 6:06 pm

      ESTOU COM DIFICULDADE E ACECEI ESSE SAITE E CONSEGUI

      APRENDER MAIS

      BEIXOS NATHALIA

      QUEM GOSTOU ENTRE NO MEU MSN

      tatammsantos_8@hotmail.com

      jessica disse:
      21 agosto, 2008 às 2:29 pm

      Amei, eu e minha amiga nascemos de novo!!!
      tipo, agente nem sabia esCrever “pesquisa”.. rsrsr juravamos que era com “Z”…
      e ela esta cursando RELAÇÕES INTERNACIONAIS…
      aonde esse mundo vai parar,péssimos proficionais!! descupa amiga…

      bjus

      Suelen disse:
      24 agosto, 2008 às 1:20 pm

      adorei esse site.
      sera q voce poderia me tira uma duvida?

      Por que em alguns momentos o S tem som de Z?

      Obrigada!!

      Adonias disse:
      24 agosto, 2008 às 4:14 pm

      gostei muito deste site,é muito interessante!

      havner disse:
      24 agosto, 2008 às 6:57 pm

      só ficou faltando o do ss

      de resto excelente

      havner disse:
      24 agosto, 2008 às 7:39 pm

      a nao eu achei agora!! nota 10

      Ana Lucia disse:
      26 agosto, 2008 às 4:41 pm

      Gostaria de agradecer a ajuda pois serviu para o meu servoçop ja que acabei de entrar e havia me esquecido.

      muitissimo obrigada!

      Daniel disse:
      26 agosto, 2008 às 7:06 pm

      Bão também

      Marih Muniz disse:
      26 agosto, 2008 às 10:08 pm

      parabéns pelo site, ele é ótimo e creio que vai me ajudar muito que vou passar no teste do soletrando…

      carol disse:
      28 agosto, 2008 às 12:18 am

      eu amei o site esse foi o melhor site q eu achei e consertesa eu vou passa no soletrando da minha escola

      jessyca disse:
      1 setembro, 2008 às 8:18 pm

      Adorei!
      me ensinouuu muitoooO
      foi o melhor site que achei!
      big-beijossssss!

      carol disse:
      22 setembro, 2008 às 11:40 pm

      adorei!
      mais vc poderia me explicar mais detalhadamante…

      Ailuxha disse:
      23 setembro, 2008 às 12:46 am

      amei o aSSunto me aJudou muito, incluSive eu vou fazer uma prova amanha com CerteZa vou tirar um 10….valeu continuem aSSim e o noSSo futuro eStá noS eSperando…..bjuxxxx……

      LUCAS disse:
      23 setembro, 2008 às 11:14 pm

      LOKO

      julia disse:
      25 setembro, 2008 às 1:45 pm

      eu adorei esse saite apesar de não ter xcom som dez é meu dever de casa

      alex disse:
      26 setembro, 2008 às 7:20 pm

      Muito bom esse site…. sempre tive problemas com s,ss,ç,x,ch,z gostaria de mais exemplos com palavras com ss e s.

      ótimo site, meus parabéns!!!!

      Maísa disse:
      1 outubro, 2008 às 12:16 pm

      Puts, esse site salvou a minha pele, de uma professora q iria me matar se eu não fizesse esse trabalho.
      Gostei muito desse site.

      Glauber disse:
      6 outubro, 2008 às 7:58 pm

      Mui legal e muito prático…
      Goatei!

      daniele disse:
      11 outubro, 2008 às 5:52 pm

      Olha!
      Poderiam fazer mais sites desses com outros massetes de outras regras…
      E para quem fez esse site, parabéns!ficou ótimo!

      ariel disse:
      17 outubro, 2008 às 7:52 pm

      eu adorei a pagina

      kelly disse:
      18 outubro, 2008 às 12:50 pm

      Eu adorei esse site,pq ele me ajudou muitO.
      bjuss parabéns!!

      renan disse:
      20 outubro, 2008 às 8:39 pm

      Olha!
      Poderiam fazer mais sites desses com outros massetes de outras regras…
      E para quem fez esse site, parabéns!ficou ótimo!

      andressa disse:
      21 outubro, 2008 às 9:02 pm

      adorei essa pagina vai me ajudar a passar nas provas

      Gabriel disse:
      28 outubro, 2008 às 1:25 am

      Muito útil, aprendi bastante com esse site.
      Vlw Awe galera! Uhul !
      Nos encontramos no GB.

      Gabriel ; ) disse:
      28 outubro, 2008 às 1:32 am

      Pra que aprender sobre
      S,SS,c,ç,x,z ! se eu vou
      Ser JOGADO DE FUTEBOL

      Caio disse:
      4 novembro, 2008 às 5:53 pm

      nossa muito obrigado tava prescisando para a prova do colegio militar.. nossa ajudou bastande galera..

      >:) thx.

      flávia e krine disse:
      6 novembro, 2008 às 5:54 pm

      precisamos de ajuda para usar a lingua ss ç

      franciely e jhiulie disse:
      6 novembro, 2008 às 5:57 pm

      eu gostei muitos das regras do se do z

      DAVIDSON disse:
      6 novembro, 2008 às 6:03 pm

      PARABENS PELO SITE, ASSIM AS PESSOAS PODE APRENDER SEM SER NA ESCOLA E SIM EM OUTRAS FONTES. MIRANDA,06/11/08,BETIM.

      Le disse:
      9 novembro, 2008 às 1:19 am

      ADOREI ESTE SITE NOS AJUDOU MUITO A SOLUCIONAR
      AS NOSSAS DÚVIDAS

      lillian disse:
      9 novembro, 2008 às 8:12 pm

      parabens eu tirei todas as minhas duvidas nesse site

      stephanie disse:
      9 novembro, 2008 às 8:27 pm

      parabés!!!!!!!!!!
      atrave´s deste site eu tirei minhas duvidas

      mariana cardoso da silva disse:
      10 novembro, 2008 às 6:07 pm

      muito bom adorei

      Fernando disse:
      15 novembro, 2008 às 9:27 pm

      legal gostei muito tb da pra escrarecer nossas duvidas ja que nossa lingua portuguesa é tão compricada

      luiz disse:
      16 novembro, 2008 às 8:04 pm

      Muito bom
      Me ajudou bastante

      cida de moraes vieira disse:
      19 novembro, 2008 às 9:56 am

      Achei o site um delicia, mas gostaria de saber qual a regra para o uso de L ou U, por exemplo;

      Gilmar ou Giumar
      Frauda ou Fralda

      Aguardo uma resposta.,

      Abraços

      Edson disse:
      20 novembro, 2008 às 4:49 pm

      Muito boa esta pagina! Muito obrigado pela postagem destas regras gramaticais.

      leandro silveira disse:
      21 novembro, 2008 às 7:00 pm

      gostei muito!
      eu estava com dificuldades em minha escola sobre esse conteudo!
      tirei 9,75 na prova!
      valeu!

      larissa disse:
      29 novembro, 2008 às 10:09 pm

      adorei!
      essas regras mi ajudaram muito no lado da minha ortografia!

      wesley disse:
      1 dezembro, 2008 às 11:08 am

      Essa página é the best
      parabéns pela criaçaõ, é de muita serventia p/ nós
      estudantes…

      edina kelly disse:
      1 dezembro, 2008 às 12:44 pm

      Muito bom desse sit gostei muito e achei o q eu queria

      Carmen Lopes disse:
      1 dezembro, 2008 às 7:14 pm

      Otimo! Encontrei o que procurava!

      Magali Moreira Pinto Ramallho disse:
      16 dezembro, 2008 às 3:08 pm

      Voltei a estudar no ano de 2004, e terminei o ensino médio agora em 2008, e as dúvidas dos empregos correto s, ss,ç,z eram muito grandes não tive respostas possitivas antes,embora tenha buscado.
      Mantenham sempre em dia essa ajuda direta pois será tão util a outros,TENHO 48 ANOS E DIGO AS PESSOAS DE MINHA IDADE QUE NÃO ESTUDARAM, VOLTEM QUE SEMPRE ENCONTRÃO CAMINHOS PARA TIRAREM AS DÚVIDADAS.

      Fellipe disse:
      20 dezembro, 2008 às 3:14 pm

      Muito bom! =D
      É de fácil compreensão.

      Edmilson B chaves disse:
      6 janeiro, 2009 às 1:03 am

      Foi para mim de grande utilidade o conteudo explicativo em relação ao tema que eu buscava
      minhas dúvidas foram solucionadas.
      Fico muito grato, espero contar com a ajuda de vocês sempre que precisar.
      Abraços e agradecimentos.

      Ass. Edmilson
      05/01/2009

      emanuel disse:
      26 janeiro, 2009 às 12:03 pm

      Bom, pelo visto fui o único que não conseguiu entender as regras.

      Alguém pode me ajudar?

      Vejam:

      Grupo 01
      e) Usa-se ç em palavras derivadas de verbos dos quais se retira a desinência R:
      reeducar = reeducação

      Grupo 02

      a) Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em NDER ou NDIR:
      pretender = pretensão, pretensa, pretensioso

      Como vocês conseguem separar essas duas regras se a segunda contém a primeira?

      Fabia disse:
      26 janeiro, 2009 às 1:34 pm

      Amei o conteúdo do site, muito importante para o aprendizado. Sou professora e vou usar com meus alunos bjs……..

      Carlos disse:
      26 janeiro, 2009 às 10:19 pm

      Olá!

      GOstaria de saber qual regra do uso do s que se emprega na palavra fresa.

      Junio Gama disse:
      4 fevereiro, 2009 às 2:42 pm

      Sobre S, SS, Ç.

      Para “S”

      Palavras que tenham nd, rt, rg em sua palavra de origem:

      nd—- ascensão( vem de ascender) que tem nd.
      rt—- pertubasão ( vem de pertubar) que tem rt.
      rg—- submersão( vem de submergir) que tem rg.

      Para “SS”

      Palavras que tenham ced, gred, prim, itir, met em sua palavra de origem:( é fazer a mesma coisa que no “S”) substitui pela paravra de origem).

      Para “Ç”

      O que não se encaixar nas regras anteriores é Ç.

      EX: Atenção(vem de atentar). Repare que não se aplica nenhuma regra.

      MSN juniokrioca@hotmail.com

      Laryssa Moraes disse:
      5 fevereiro, 2009 às 1:26 pm

      Gostei!!!!!!!!xD*****

      Rodrigo disse:
      6 fevereiro, 2009 às 6:47 pm

      Site mto bom^^
      achei oq procurava e é de facil entendimento.

      obg!!!

      Att

      paulo disse:
      10 fevereiro, 2009 às 1:09 am

      gostei muito deste site, achei a resposta certa muito obrigado

      silmara santiago ramires disse:
      11 fevereiro, 2009 às 4:38 am

      eu nuca pensei que poderia encontrar um saite tao importante de portugues muito bom,maravilhoso… estuda eu e minha filha

      Paulo henrique Martins disse:
      15 fevereiro, 2009 às 12:43 pm

      Estas regras são muito legal adorei

      Maylson Justino disse:
      20 fevereiro, 2009 às 9:03 pm

      Gostei muito, consequi tirar muitas dúvidas frequentes nas minhas redações!!!!!!!!!!!!!

      recomendo a todos

      aucimar disse:
      24 fevereiro, 2009 às 7:56 pm

      muito legal este sait,este nogocio de ss,s,x,ch,é bem complicado,mas estudando a gente aprende. criciuma sc.

      joao disse:
      27 fevereiro, 2009 às 7:26 pm

      muito bom,meus parabens!!!

      kawa disse:
      1 março, 2009 às 1:33 pm

      gostei muito… tirei quase todas minha duvidas!!!agora é só aplicalas corretamente na minha ortografia..

      Gabyy disse:
      5 março, 2009 às 6:09 pm

      ADOREI, estava muito precisando para minha prova de redação! MUITO OBRIGADA! (:

      Marciel disse:
      13 março, 2009 às 3:31 pm

      Ae amigo ta de parabens mesmo em todas as entrevista que eu ia sempre mas sempre cai isto.. como faz tempo que sai da escola…. Fico meio desatualizado.. Mas obrigado……

      mary disse:
      13 março, 2009 às 4:43 pm

      adorei me ajudou muito
      obrigada pelas informações

      evellyn disse:
      13 março, 2009 às 10:07 pm

      muito bom….excelente e de fácil entendimento

      Pablo Macêdo disse:
      20 março, 2009 às 11:50 am

      Muito bom o site, fácil compreensão e sintético!
      excelente para tirar dúvidas frequentes!

      vitoria disse:
      23 março, 2009 às 1:20 am

      muito bom ta uma maravilha….

      magno disse:
      26 março, 2009 às 7:08 pm

      valeu mesmo

      esclaresceu pra caramba

      Carla disse:
      29 março, 2009 às 12:10 am

      Muito bom, simples e objetivo.
      Vou indicar para todos os pais, que como eu estão com seus filhos em fase de aprendizagem.

      erick disse:
      31 março, 2009 às 7:46 pm

      eu adorei esse site to fazendo uma pesquisa e vai ser otimo vou tomar um grande 10!!!
      espero…

      clarisse disse:
      31 março, 2009 às 9:04 pm

      que site é muito interesante vou mostrar para minhas amigas que estão fazendo o mesmo trabalho que o meu legal mesmo esse site muito maneiro vou voltar mais vezes obrigada para quem fez esse site xauuu vou copiar no meu cartaz bks xau

      rubeilton disse:
      2 abril, 2009 às 12:36 pm

      É eu gostei muito desse sait também,
      onde eu tinha mais duvidas era entre s,ç,ss,s,c,
      mais agora ainda tenho um pouco de duvida, mas com algumas
      estudadas a mais eu tenho certeza q elas acabaram,
      vlw,vlw abraços,continuem assim…

      Laine disse:
      9 abril, 2009 às 11:17 pm

      Adorei .. Vcs estão de Parabéns ..

      carla disse:
      13 abril, 2009 às 10:34 pm

      esse site é genial! vcs podiam me dar 1ma cópia dele!
      obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
      kissessssssssssssssssssss
      carlaaaaaaaaaaaaaaa
      oiiiiiiiiiiiiii
      rsssssssssssssssss
      !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

      lara disse:
      19 abril, 2009 às 11:21 pm

      gostei achei o que estava procurando

      Alan disse:
      21 abril, 2009 às 2:39 pm

      muito bom, mas eu também quero saber quando usar “c” (de Carlos) e quando usar “ch” (de chá)…

      Por me respondam rápido

      nathalia disse:
      4 maio, 2009 às 4:15 pm

      esse sitre é otimo
      encontrei oq precisava
      agora so fasso pesquisas aqui

      obg!!!!

      vlw

      sandra disse:
      5 maio, 2009 às 6:35 pm

      ótimo este site, comparado a um que vi anteriormente, esse dá de 1000…sem mentiras, muito bom, continuem assim, saber ler e escrever corretamente que nem eu, é mara….esplendorosamente bom…eu sou uma pessoa que não erra no português, se tivesse um soletrando no caldeirão do hulck, para minha idade(20), eu ganharia em cheio….

      laurinha disse:
      7 maio, 2009 às 10:40 pm

      obrigado gostei muito desse site
      achei o q estava procurando e tirei minhas duvidas😉 !!

      Wuíliton disse:
      13 junho, 2009 às 8:49 pm

      Parabéns. Muito bom.
      Só uns recadinhos para alguns comentaristas :
      Códio e Bruna – Vocês erraram de Site. Este é sério.
      Ronaldo – Não vi “Sate” nenhum
      Janaina – Deve ser a mesma dúvida que você “tei”
      Alcy – Por quê?
      Gente! Pessoas sérias elaboradoras desse Site merecem nosso reconhecimento e gratidão e, Janaina, o nível médio é um só e cada um com suas qualidades e dificuldades buscando apreender. Desculpe minha inritação e franqueza. E no mais, outros que tentaram ridicularizar o trabalho, existem diversões para futilidades em outros campos. Não atrapalhem pessoas empenhadas e de espírito mais nobres.
      Grande abraço a todos(inclusive aos citados)

    Deixe uma resposta

