Denotação X Conotação

Postado em

Na linguagem coloquial, ou seja, na linguagem do dia-a-dia, usamos as palavras conforme as situações que nos são apresentadas. Por exemplo, quando alguém diz a frase “Isso é um castelo de areia”, pode atribuir a ela sentido denotativo ou conotativo. Denotativamente, significa “construção feita na areia da praia em forma de castelo”; conotativamente, “ocorrência incerta, sem solidez”.

Denotação: É o uso do signo em seu sentido real.

Conotação: É o uso do signo em sentido figurado, simbólico.

Signo

Para que seja cumprida a função social da linguagem no processo de comunicação, há necessidade de que as palavras tenham um significado, ou seja, que cada palavra represente um conceito. Essa combinação de conceito e palavra é chamada de signo. O signo lingüístico une um elemento concreto, material, perceptível (um som ou letras impressas) chamado significante, a um elemento inteligível (o conceito) ou imagem mental, chamado significado. Por exemplo, a “abóbora” é o significante – sozinha ela nada representa; com os olhos, o nariz e a boca, ela passa a ter o significado do Dia das Bruxas, do Halloween.

Signo = significante + significado.

Significado = idéia ou conceito (inteligível)

37 comentários em “Denotação X Conotação

    samia disse:
    6 março, 2007 às 2:16 pm

    ESSE TESTO MOSTRA UMA DUVIDA DE MTOS E ELE MOSTROU DE FORMA ELABORADA E SIMPLES PARA FACILITAR NOSSO ENTENDIMENTO

    OBRIGADA

    ADOREI!

    monica disse:
    7 março, 2007 às 3:47 pm

    muito bom
    gostei muito
    me ajudou muito no trabalho do colégio
    brigado

    thiago disse:
    21 março, 2007 às 11:43 pm

    muito bom
    gostei muito
    me ajudou a fazer
    meu trabalho da minha escola
    obrigado!

    Carolina disse:
    28 março, 2007 às 6:22 pm

    O texto é bem interessante, sim. E a explicação está boa.

    Só há um problema…os signos não são apenas lingüísticos.
    Ele podem ser signos vocais (como a tonalidade da voz), signos olfativos (como o cheiro de um perfume).
    Mas imagino que o foco principal deste site seja apenas a comunicação verbal.

    aida 32 disse:
    10 abril, 2007 às 6:01 pm

    Muito 10 mesmo esse blog.

    KESSIA disse:
    10 abril, 2007 às 6:06 pm
    KESSIA disse:
    10 abril, 2007 às 6:07 pm
    raiza e amanda disse:
    10 abril, 2007 às 6:15 pm

    gostamos muito!!! adoramos saber esse assunto…………

    raiza e amanda disse:
    10 abril, 2007 às 6:17 pm

    tirei dez na prova de portugues por causa desse assunto! magnifico!!!!

    raiza e amanda disse:
    10 abril, 2007 às 6:19 pm

    eu amo esse email toda vez q vamos no computador da nossa casa,entramos nesse email .

    ana paula disse:
    14 abril, 2007 às 3:48 pm

    Adorei muito esse assunto
    e tirei a minha duvida na escola.

    Antonia Jordania disse:
    16 abril, 2007 às 7:32 pm

    gostei muito me ajudou bastante nos meus trabalhos e na minha prova de literatura, e mt bem explicado.

    Henrique Camargo disse:
    18 abril, 2007 às 11:58 pm

    Nossa,adorei muito esse blog
    mto bom,me ajudou bastante com o trabalho de portugues
    vlw

    flw

    Agatha disse:
    22 abril, 2007 às 7:32 pm

    Muito bom esse site!
    eu gostei muito!
    me ajudou bastante!
    continuem assim,publicando coisas interessantes que vocês vao longe!
    bjao

    nat disse:
    5 junho, 2007 às 5:57 pm

    naum explica direito!
    eu acho q deveria explicar melhor!

    André disse:
    14 junho, 2007 às 8:57 pm

    Espero que este trecho me ajude na prova de português amanha na facul… Um obrigado antecipado, ok?

    Karla Daniela disse:
    11 julho, 2007 às 2:25 pm

    Gostei do material .Estamos estudando esse conteúdo no 1º ano de Letras aqui na UFMT enriqueceu o meu trabalho.

    sergio fernandes disse:
    12 setembro, 2007 às 12:50 am

    foi muito bom pesquisar aqui me ajudou muito no trabalho de protuguês

    aline disse:
    27 novembro, 2007 às 5:19 pm

    Ameiiii…..me ajudou muito no trabalho de compensacção….. obrigada…

    Mayanne disse:
    10 janeiro, 2008 às 10:22 pm

    Gostei,foi mto importante para mim;mtas dúvidas foram esclarecidas……obrigada

    jamile disse:
    19 fevereiro, 2008 às 9:48 pm

    Eu adorei ler e aprender sobre esse assunto ,agora ficou mais fácil entender denotação e conotação .

    Raphael disse:
    27 março, 2008 às 6:21 pm

    vlew isso me ajudo muinto a entender a materia de prova…

    Laura disse:
    10 abril, 2008 às 8:33 pm

    Ajudou muito, obrigada ;D

    viviane disse:
    4 maio, 2008 às 1:55 am

    EXcelente!!! Agora sim consegui entender o que é signo. Parabéns!

    neco disse:
    2 junho, 2008 às 12:40 pm

    gostei muito desa pagina
    me ajudou no meu
    trabalho de escola…

    Cinthioa Cardoso disse:
    14 junho, 2008 às 6:43 pm

    Gostei muito, pois me ajudou a fazer o trabalho de português!!

    a teh+

    Cinthioa Cardoso disse:
    14 junho, 2008 às 6:45 pm

    Ha já ia me esquecendo!!!!!!!!!

    Obrigadu!!!

    Sou Cinthia de Ibiúna!!

    beijos

    jessica disse:
    9 julho, 2008 às 10:34 pm

    obigada eu tenho uma prova agora ja tenho ideia o que seja denotaçao e conotaçao

    Lucas CBA disse:
    5 agosto, 2008 às 5:02 pm

    O GOSTEI BASTANTE DE TEXTO..EXPLICO BEM..OBRIGADO

    Tânia Tavares disse:
    5 setembro, 2008 às 7:23 pm

    Ola boa tarde.

    Obrigada,espero tirar um 10 hoje na Prova.

    Vou deixar um Exemplo que fiz:

    Denotação:Brilho das estrelas

    Conotação:Você é como uma estrela,brilha todoas os dias.

    andressa ferreira frado disse:
    10 novembro, 2008 às 9:45 pm

    gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    muchooooooooooooooooooooooooo!

    Jeaninne Santana disse:
    1 dezembro, 2008 às 9:58 pm

    Amei!!! Vo tirar 10 na prova hj =x

    Alex Peralta disse:
    5 fevereiro, 2009 às 1:04 pm

    Tá bom mesmo, sucinto e eficiente!

    BLacK STaR disse:
    11 fevereiro, 2009 às 10:39 pm

    vlw vc me ajudou a interpretar e fazer questoes sobre denotacao e conotacao vlw msm😄

    LEGAL disse:
    15 fevereiro, 2009 às 8:05 am

    SEM COMPARAÇÕES COM A WIKIPEDIA

    LÁ ELES COLOCAM VARIAS LINHAS E NÃO DIZEM NADA

    AQUI, APENAS UMA FRASE E VC´S DISSERAM TUDO

    PARABENS

    Sarah disse:
    24 março, 2009 às 12:03 pm

    Hello!

    Esse texto é dez!
    Me ajudou mtu no colégio.
    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Mauric disse:
    14 abril, 2009 às 7:08 pm

    super interessante e legal

Deixe um comentário

